MENU

27/12/2022 às 00h00min - Atualizada em 27/12/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Reforçar

Após a descoberta de uma bomba armada perto do aeroporto de Brasília, o futuro ministro da Justiça, senador eleito Flávio Dino, anunciou que todos os procedimentos sobre a posse do presidente eleito Lula serão reavaliados. “Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá”. No Twitter, comentou que “os graves acontecimentos de ontem (sábado) em Brasília comprovam que os tais acampamentos ‘patriotas’ viraram incubadoras de terroristas. Medidas estão sendo tomadas e serão ampliadas, com a velocidade possível”. Ainda segundo ele, “o armamentismo gera outras degenerações. Superá-lo é uma prioridade”. O futuro ministro da Justiça revelou que a polícia apura quem teria financiado as armas compradas pelo bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa. Foi preso acusado de tentar explodir a bomba próximo ao aeroporto de Brasília. Ele é um empresário de Xinguara, no Pará, e foi para Brasília logo após o resultado das eleições.

Equipe 

Com exceção do secretário Nacional de Políticas Penais, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já anunciou todos os nomes que vão compor o Ministério. A professora doutora Martha Rodrigues de Assis Machado foi indicada para a Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas; o deputado federal Tadeu Alencar assumirá a Secretaria Nacional de Segurança Pública; a Secretaria Nacional de Assuntos Legislativos terá o deputado federal Elias Vaz; o secretário de Acesso à Justiças será Marivaldo Pereira; Roseli Faria, Diretora de Promoção de Direitos; Jonata Galvão, Diretor de Acesso à Justiça e Mediação de Conflitos: Antônio Fernando Oliveira, diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF); a jornalista Lorena Ribeiro assumirá a Secretaria de Comunicação Social e Rafaela Vidigal, também jornalista, será chefe de gabinete do  ministro. Flávio Dino havia anunciado o coronel Nivaldo César Restivo para a Secretaria de Assuntos Penais, mas depois de manifestações contrárias, recuou.  

IPVA

Ontem, o Governo do Maranhão divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2023. Quem optar em pagar antecipado em cota única, até 28 de fevereiro, terá desconto de 15%. O IPVA pode ser parcelado em três vezes, com parcelas não menores que R$ 100.

Longe 

Conforme vem sendo noticiado, o presidente Jair Bolsonaro deverá viajar amanhã, 28, para os Estados Unidos, onde ficaria dois meses. Assim, está descartada, definitivamente, a possibilidade de ele passar a faixa ao presidente eleito Lula, cumprindo o que vinha prometendo. 

Prazo

As eleitoras e eleitores obrigados a votar e que não compareceram às urnas no segundo turno das Eleições 2022 nem justificaram a ausência no dia do pleito têm até 9 de janeiro de 2023 para apresentar a justificativa (60 dias após o pleito). Esta data e outras importantes estão disponíveis no calendário eleitoral, publicado no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem não justificar a ausência nas Eleições 2022 pagará multa referente a cada turno, se for o caso, entre o mínimo de 3% e o máximo de 10% do valor utilizado como base de cálculo – o equivalente a R$ 35,13. O valor ainda poderá ser multiplicado por dez em razão da situação econômica do eleitor.  E quem não estiver regular com a Justiça Eleitoral não conseguirá, por exemplo, tirar ou renovar passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras consequências. O cidadão que não votar em três eleições consecutivas, não justificar nem quitar a multa devida terá a inscrição cancelada. A regra não se aplica a eleitores com voto facultativo.

Covid

Boletim divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) registra 15 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Dois leitos de UTI e 8 leitos clínicos estão ocupados. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia já foram registradas 11.028 mortes no estado. Os casos de Covid são 487.403.
Link
Leia Também »
Comentários »