MENU

24/12/2022 às 00h00min - Atualizada em 24/12/2022 às 00h00min

DPOC

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
Na madrugada do dia 21/12//22 o ator/humorista Pedro Paulo Rangel morreu devido a DPOC, manchete em todos os jornais.
O que é DPOC?

DPOC significa doença pulmonar obstrutiva crônica.

A DPOC é uma redução persistente do fluxo de ar, vai piorando com o tempo pode levar a uma morte angustiante, sufocamento por falta de oxigênio.

Desenvolve-se a partir de quadros persistentes de bronquite onde existe produção constante de muco e inflamação nas vias aéreas e principalmente do enfisema pulmonar, caso do ator, onde existe destruição alveolar, estruturas responsáveis pelo fluxo de ar nos pulmões ande ocorre à troca gasosa, oxigênio pó gás carbônico.

A principal causa da DPOC é o fumo, ou seja, o fumante ativo e também, o passivo. Ocorre em outro tipo de exposição como em carvoarias, em fornos a lenha, enfim onde existe muita exposição à fumaça.

Se você é fumante sua chance de desenvolver a DPOC é de mais de 90 %. Progride de forma silenciosa e 80 % dos portadores da patologia não sabem que estão doentes.

Importante! NÃO HÁ CURA PARA A DPOC! Morrem cerca de três milhões de pessoas em decorrência da doença.

Sintomas

A DPOC evolui de forma silente e não é diagnosticada, principalmente porque seu grande portador, o fumante, não vai ao médico porque está tossindo ou tem alguma dificuldade respiratória. Com isso evolui de forma silenciosa e vai começar a se tornar visível a partir dos 40 / 50 anos.

O principal sintoma é a dificuldade para respirar (dispneia), a tosse crônica e a expectoração com excesso de muco.

Tem piora progressiva com o tempo e atividades simples como subir uma escada ou mesmo carregar uma mala torna-se extremamente difíceis.

A dificuldade para respirar é progressiva até aparecer, inclusive, com o paciente em repouso.

Obviamente os fumantes são os de maior risco para a DPOC, mas outros fatores incluem a poluição elevada derivada de combustíveis, (atenção com cozinhas), exposição a vapores que provocam irritação como gases, produtos químicos, poeira. Infecções recorrentes respiratórias na infância (bronquites).

É uma doença incurável, mas, EVITÁVEL!

Deixar de fumar e /ou reduzir a exposição à poluição seja interior, exterior ou químico são medidas profiláticas.

 A DPOC pode ser detectada também pela espirometria, o “teste do sopro” onde a pessoa assopra em um aparelho que mede a quantidade de ar inspirado, expirado e sua capacidade de fazê-lo em um tempo.

O tratamento é realizado com medicamentos, médicas comportamentais e fisioterapia respiratória.

O paciente pode ficar dependente de Oxigênio, existem programas no SUS de fornecimento contínuo.

COMO EVITAR? PARE DE FUMAR E, ATENÇÃO, O CHAMADO CIGARRO ELETRÔNICO TAMBÉM CAUSA DPOC.

FELIZ NATAL A TODOS!
Link
Leia Também »
Comentários »