MENU

24/12/2022 às 00h00min - Atualizada em 24/12/2022 às 00h00min

Linha de Fundo

DEMA DE OLIVEIRA

DEMA DE OLIVEIRA

DEMA DE OLIVEIRA é responsável pelas editorias de Polícia e Esportes

Natal

Hoje é véspera de Natal, data que iniciam as festas de referência da data. O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos, no dia 25 de dezembro. Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão “cidade natal” indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra “natal” significa “do nascimento”.
 

Origem do Natal

O Natal é a data em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Durante muitos anos após seu nascimento, essa comemoração era feita em dias diferentes, pois não se sabia a data exata de seu nascimento. Foi somente no século IV que se estabeleceu a comemoração do Natal no dia 25 de dezembro, pelo Papa Julius. Além da inexistência de documentos históricos que confirmem a data de nascimento de Cristo, uma das explicações para a escolha do dia 25 eram as festas pagãs que costumavam ser realizadas nesse dia. Essa era a data em que os romanos comemoravam o solstício de inverno. A celebração era uma homenagem ao Deus Sol (natalis invicti solis) e era o momento em que os romanos pediam por fartura. Anos mais tarde, o Deus Sol foi substituído por Mitra, um Deus da mitologia grega.
 

Soldados pararam a 1ª Guerra

Futebol não é apenas uma forma de competição. O esporte mais popular do planeta é também um instrumento de confraternização entre amigos e de aproximação entre inimigos, além de um escape poderoso para se esquecer os problemas e conflitos do dia a dia. A maior dentre todas as demonstrações dos poderes que uma bola rolando pelo chão possui aconteceu no Natal de 1914, quando tropas de Alemanha e Reino Unido, adversárias na Primeira Guerra Mundial, resolveram paralisar o conflito para jogar futebol. “O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de um jeito que poucas coisas conseguem”. Essa celebre frase é de Nelson Mandela.
 

Casados e solteiros

Normalmente nos finais de anos, sempre acontecem jogos entre casados e solteiros, como forma de confraternização entre as pessoas, depois de um ano de muito trabalho. E esse ano, não está sendo diferente, porque já aconteceram vários e ainda acontecerão neste fim de semana e na próxima, a última do ano. Vamos às peladas.
 

Futebol profissional

Depois da Copa do Mundo, e mesmo antes, vários clubes iniciaram suas atividades, visando a temporada de 2023. Entretanto, entre essa semana e a próxima, o futebol profissional para e só retorna após a virada do ano. As competições estão bem aí. Aqui no Nordeste por exemplo, dia 5 de janeiro, começa a Pré-Copa do Nordeste, o Cordino, por exemplo, joga contra o Vitória da Bahia em Salvador. O Moto também joga dia 5 contra o CRB, em Natal.
 

CURTINHAS

Desde a saída oficializada de Tite, da seleção brasileira, fica a grande expectativa sobre quem será o novo treinador do Brasil***Para muitos, é a grande oportunidade de CBF dar a chance para um estrangeiro. Guardiola, apontado como o melhor do mundo, está na boca de muitas pessoas***Na minha modesta opinião, se a CBF contratar um estrangeiro, não seria nem Ancelotti, Pellegrini ou Guardiola***Se for um estrangeiro, deverá ser Abel Ferreira ou Jorge Jesus***Mas acho que o técnico será brasileiro, Dorival, Mano dois da velha guarda ou Fernando Diniz, o homem do carrossel Tricolor***Na frase do futebol de hoje, temos: “Futebol é muito simples: quem tem a bola ataca; quem não tem defende. Neném Prancha***Pessoal, preste atenção, a coisa tá aumentando em Imperatriz, quando falo a coisa estou me referindo a Covid***Querem um conselho, voltem a usar máscaras***No mais, eu quero desejar a todos os nossos queridos leitores, um Natal de muita paz***Feliz Natal a todos!!!!!
Link
Leia Também »
Comentários »