MENU

18/12/2022 às 13h36min - Atualizada em 18/12/2022 às 13h36min

Casa em Primeiro Lugar

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON assina a coluna CASA EM PRIMEIRO LUGAR no Caderno de Domingo, publicação do Jornal O PROGRESSO, desde 2003.

GB Edições

Decifrando as cores dos alimentos

- Verde: pimentão, verduras em geral e ervas, como o manjericão, menta e cheiro verde - possuem clorofila que desintoxica as células e evita a formação de radicais livres, e vitamina A que tem efeito anticancerígeno e é benéfica para o cabelo e a pele.
- Branco: couve-flor, batata, cogumelo, banana e arroz – têm cálcio, vital na formação de ossos e dentes e que também mantém os batimentos cardíacos regulares, e potássio, fundamental para o sistema nervoso e para os músculos.
- Azulados e arroxeados: uva, ameixa, figo, beterraba e repolho-roxo – são ricos em ferro, que combate a anemia, e ácido elágico que evita o envelhecimento precoce e neutraliza as substâncias cancerígenas.
- Marrom: nozes, aveia, castanha e cereais integrais – possuem fibras que melhoram o funcionamento do intestino, vitaminas do complexo B que combatem a ansiedade e a depressão, e vitamina E, que previne o câncer e doenças cardiovasculares.
- Amarelo-alaranjado: mamão, cenoura, manga, abacaxi, damasco – ricos em vitamina B3, mantém o sistema nervoso saudável, e ácido dorogênico, que ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de mama.
- Vermelho: tomate, morango, melancia, caqui, framboesa, cereja – têm licopeno, um pigmento com ação antioxidante, e antocianina, outro pigmento que estimula a circulação sanguínea.
 

Fique atento aos detalhes

Quando for preparar os alimentos, fique atento a alguns detalhes. Procure substituir frituras por assados; prefira sempre alimentos livre de gorduras; dê preferência sempre às frutas e verduras; reduza as quantidades de óleo e sal durante a cocção; substitua óleo por azeite; inclua a linhaça e alimentos integrais na sua dieta; a soja é muito saudável. Use soja texturizada, é uma delícia.
 

Soja deliciosa

Use soja texturizada. Escolha o formato de sua preferência e hidrate o produto misturando uma xícara de soja texturizada com duas xícaras de água. Deixe de molho durante aproximadamente 15 minutos. Enquanto isso, prepare um refogado fritando alho socado e cebola picada; junte tomates picados e refogue até que os tomates se desmanchem. Acrescente um pouquinho de água, se necessário, junte sal a gosto. Esprema a soja texturizada numa peneira e junte o conteúdo ao refogado de tomate. Mexa bem e deixe cozinhar durante alguns minutos, juntando um pouquinho mais de água. Se quiser, acrescente cheiro-verde a gosto. 
 

Raízes

O cará e o inhame são raízes da mesma família da batata. Ricos em carboidratos; são fontes de energia e contém betacaroteno, vitamina C, que aumenta a imunidade, e vitaminas do complexo B que têm o efeito benéfico sobre o sistema nervoso. Vale a pena inserir no cardápio.
 

Refogado

Experimente preparar inhame ou cará refogados. Descasque e pique em pedacinhos, refogue com os temperos de sua preferência. Também podem ser usados no preparo de pães e outras massas.
 

Bem colorido

Alguns pigmentos existentes nos alimentos são saudáveis por isso faça seu cardápio bem colorido. Frutas, verduras e legumes contêm vitaminas, sais minerais e fitoquímicos, substâncias que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e até tumores. Por isso, a cada refeição misture pelo menos três grupos de cores e adicione carboidratos e proteínas.
 

Aproveitando tudo

Quando cozinhar legumes ou verduras, prefira sempre o sistema a vapor. Ficam bem mais saborosos e você ainda preserva os nutrientes.
 

Caminhar é tudo

É sabido que a caminhada é um dos melhores exercícios que existem. A prática fortalece o coração, alivia o estresse, aumenta a massa muscular e você ainda perde peso. O ideal é caminhar de três a cinco vezes por semana, de 5 a 10 quilômetros. No início, caminhe de acordo com o seu limite e vá aumentando as distâncias até atingir o desejado. Lembrando também que é preciso consultar o médico para verificar as condições físicas, antes de iniciar a prática. De modo geral, existem pouquíssimas contraindicações.
 
Leia Também »
Comentários »
OPROGRESSONET Publicidade 1200x90