MENU

08/10/2020 às 08h53min - Atualizada em 08/10/2020 às 08h53min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

Gratinadas, as Batatas Assadas com Cogumelos e Queijo é um prato chique, mas muito fácil de ser preparado

Batatas Assadas com Cogumelos e Queijo – Ingredientes: 300 gramas de cogumelos tipo paris, shitake e shimeji fatiados grosseiramente; 2 colheres (sopa) de azeite; ¼ xícara (chá) de salsinha picada; 4 dentes de alho esmagados; 1 quilo de batatas; 300 gramas de queijo cremoso; sal, pimenta-do-reino e folhas de sálvia a gosto. Preparo: Descasque, corte as batatas em gomos grossos e faça pré-cozimento. Reserve. Numa frigideira, refogue os cogumelos temperados com azeite, sal, alho e sálvia. Devem ficar dourados por igual. Numa assadeira, coloque as batatas, tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino. Cubra com papel alumínio e coloque na parte mais baixa do forno. Asse durante aproximadamente 40 minutos, ou até que fiquem tostadas. Retire as batatas tostadas da assadeira e coloque-as num refratário e misture com os cogumelos refogados. Cubra com o queijo cremoso. Leve novamente ao forno quente, durante 3 minutos, para gratinar ligeiramente. Sirva a seguir.

 

Os Brioches estavam meio esquecidos, mas ainda são uma opção deliciosa e delicada no café da manhã ou na hora do lanche. Vai bem com acompanhamentos doces e salgados

Brioches – Ingredientes: 450 a 500g de farinha de trigo; 1/2 colher (sopa) de sopa de sal; 5 colheres (sopa) de açúcar; 15 gramas de fermento biológico seco; 6 ovos; 300 gramas de manteiga sem sal amolecida. Para pincelar: 1 ovo; 2 gemas; 1 pitada de sal. Preparo: Na tigela da batedeira, misture 450 gramas de farinha de trigo e os demais ingredientes secos. Junte os ovos. Bata em velocidade baixa até incorporar os ingredientes. A massa deverá ficar firme, se estiver mole, acrescente o restante da farinha. Continue batendo para sovar a massa, sempre raspando a lateral da batedeira, até obter uma massa elástica. Com a batedeira ligada em velocidade baixa, acrescente aos poucos a manteiga amolecida batendo sempre. Quando estiver homogênea e bem elástica, desligue a batedeira e deixe descansar em temperatura ambiente, coberta com um plástico, durante 2 horas. Vire a massa numa bancada, sem farinha, achate-a retirando o ar. Dobre a massa em três e depois em três novamente, no outro sentido. Forme uma bola, cubra com plástico e conserve em geladeira até o dia seguinte. No outro dia, retire da geladeira e com a massa gelada modele os brioches no tamanho de sua preferência. Deixe os brioches descansarem até dobrarem de volume. Pré-aqueça o forno 180º. Bata os ovos com as gemas e o sal. Pincele os brioches. Asse durante 20 a 25 minutos ou até os brioches ficarem dourados.

Polenta da Tonha

Ingredientes: Polenta: 2 litros de água; 400 gramas de fubá; 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina; sal a gosto. Misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Cozinhe mexendo sempre até ferver. Tampe parcialmente a panela e cozinhe durante 30 minutos, mexendo sempre. Coloque a polenta num refratário. Reserve. Molho: 2 cebolas médias picadas; 3 dentes de alho amassados; 2 colheres (sopa) de óleo; 150 gramas de toucinho defumado picado; 1 quilo de pernil de porco cortado em pedaços; 1 quilo de costela de boi cortada em pedaços; 500 gramas de linguiça calabresa fatiada; 2 xícaras (chá) de extrato de tomate; 1 lata de tomate pelado; sálvia e alecrim a gosto; sal e pimenta-do-reino a gosto. Preparo: Numa panela, frite a cebola e o alho no óleo, em fogo baixo. Junte o toucinho defumado, as carnes e a linguiça. Frite, virando sempre para que fique bem dourado. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte o extrato de tomate, os tomates pelados, a sálvia e o alecrim. Acrescente 1 xícara (chá) de água quente. Cozinhe com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Acrescente 2 xícaras (chá) de água quente, à medida que o molho secar e repita o processo até que as carnes estejam macias e o molho grosso. Sirva como acompanhamento da polenta. Acompanha queijo tipo Parmesão e Muçarela ralados.
 
Pasta de Ricota e Provolone
Ingredientes: 250 gramas de ricota; 1/3 xícara (chá) de maionese; 1 colher (sopa) de molho inglês; 250 gramas de queijo provolone ralado; 1 colher (chá) de cebolinha picada; sal e pimenta-do-reino a gosto. Preparo: Bata a ricota com a maionese, o molho inglês, a cebolinha o sal e a pimenta-do-reino. Junte o queijo provolone e misture bem. Sirva a seguir acompanhado de pães diversos ou biscoitos salgados. Também serve como acompanhamento de batatas cozidas em água e sal.

 Fotos: GB Imagem 

Link
Relacionadas »
Comentários »
Loading...