MENU

01/12/2022 às 00h00min - Atualizada em 01/12/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

Phibro Saúde Animal, Biogénesis Bagó e Minerva Foods anunciam os vencedores
do Programa de Eficiência de Carcaça (PEC) em 2022

Com a finalização de mais uma edição do Programa de Eficiência de Carcaça (PEC), a Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, em conjunto com Biogénesis Bagó e Phibro Saúde Animal, anuncia os vencedores da quarta edição do projeto.
A iniciativa tem o objetivo de fomentar as boas práticas da pecuária brasileira, por meio da disseminação de informação e apoio aos produtores para atingir níveis elevados de eficiência. Entre os quesitos, estão os parâmetros de avaliação do acabamento de gordura, maturidade, peso ao abate, pH da carne, padronização e uniformidade do lote.
Em 2022, o programa contou com 1.314 inscrições de pecuaristas parceiros da Minerva Foods, que enviaram os seus lotes para as unidades de Araguaína/TO, Janaúba/MG, José Bonifácio/SP, Mirassol D’Oeste/MT e Palmeiras de Goiás/GO. A iniciativa promoveu a avaliação de 349.683 animais, totalizando mais de 926.961 mil bovinos ao longo das quatro edições do evento.
“A implementação do PEC tem gerado bons resultados a cada ano, com o engajamento dos produtores na implementação de um conjunto de boas práticas na criação e tecnificação no campo, que contribuem para alcançar mais eficiência e qualidade. Essa iniciativa permite agregar valor à cadeia como um todo, contribuindo para atender as exigências de diferentes mercados”, destaca Fabiano Tito Rosa, Diretor de Originação e Eficiência Operacional da Minerva Foods.
Ao longo do programa, as equipes multidisciplinares formadas por profissionais das três empresas intensificaram as visitas presenciais às fazendas, com apresentação dos romaneios e discussões sobre aspectos da nutrição, manejo e sanidade dos animais. "Com os avanços conquistados, nossa expectativa é promover o crescimento do programa, para levar conhecimento a um número cada vez maior de pecuaristas. Analisando os números desta edição, observamos que estamos avançando neste objetivo”, reforça Fabiano.
Entre os vencedores por região tem representante de Araguaína (TO) e das cidades de Janaúba (MG), José Bonifácio (SP), Mirassol D‘Oeste (MT), e Palmeiras de Goiás (GO).

 

Araguaína/TO

OURO: Arnardino dos Santos Gabriel — Fazenda SelmaPRATA: Marco Aurélio Teixeira Sampaio — Fazenda Mata do MiranteBronze: Daniel Glat — Fazenda Boa Sorte. (Com informações de Rafael Iglesias, da Texto Comunicação Corporativa de SP).
 

Programa de melhoramento genético de sementes eleva
qualidade e rentabilidade do sorgo, indicam especialistas

O cultivo do sorgo vem crescendo no Brasil. De 2020 para 2021, por exemplo, a área plantada saltou de 880.309 hectares para 899.607 hectares, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Esses 19.298 hectares a mais contribuíram para a produção chegar a 2,5 milhões de toneladas, com valor básico da produção de R$ 2,6 bilhões. 
“O sorgo tem se destacado como opção sem glúten para a nutrição animal e humana, pois é importante fonte de fibras. Além disso, pode complementar o milho. A cultura destaca-se como alternativa para o pós-cultivo de soja e milho na safra de inverno, já que é mais tolerante ao clima seco e adverso dessa época do ano”, informa o engenheiro agrônomo Pedro Lima, especialista em marketing da Advanta Seeds. 
Mundialmente, o sorgo é o quinto cereal mais plantado. De acordo com Lima, há muito potencial para crescimento do cultivo. Por isso, o investimento no melhoramento genético do sorgo é fundamental para conseguir adaptação de manejo e ambientes para otimizar a produtividade, e qualidade do grão e a lucratividade aos agricultores. 
“Um exemplo de melhoramento genético do sorgo é a criação, por meio de mutagênese, da tecnologia ‘igrowth’, que proporciona tolerância da cultura do sorgo a herbicidas compostos pelo princípio ativo imidazolinona, bastante utilizado e eficaz contra plantas daninhas em pré e pós-emergência da cultura”, explica Pedro Lima.  (Com informações de Rafael Iglesias, da Texto Comunicação Corporativa de São Paulo).

 

Programa Ciclobom ultrapassa a meta
de 1 milhão de copos reciclados

A BO Packaging Brasil, maior produtora de copos e potes de América Latina, lançou, em 2019, o primeiro programa de logística reversa para copos de papel do Brasil como parte de seus objetivos de sustentabilidade. Chamado Ciclobom, em apenas três anos o programa tem desviado do aterro mais de 1 milhão de copos de papel, e tem se posicionado como uma referência em projetos colaborativos, conseguindo unir os distintos atores da cadeia em prol de dar circularidade aos seus produtos. É assim que a iniciativa tem conseguido congregar os principais produtores de papel, como a Suzano, e as maiores redes de alimentação, como o Burger King, além da Green Mining, pioneira em logística reversa inteligente.
O projeto é realizado com a implantação de coletores, identificados com a marca Ciclobom, em pontos de alto consumo, como cafeterias e restaurantes. Assim, os clientes podem descartar os copos de papel após o consumo e fazer parte ativa do ciclo sustentável. Após esse descarte, a Green Mining faz a conexão das lojas com o HUB de concentração por meio da coleta e rastreabilidade do material, que é pesado e registrado em sua plataforma baseada em tecnologia blockchain. Todas as embalagens pós-consumo são encaminhadas para a reciclagem e convertidas em novas matérias-primas. (Com informações de Fernanda Beatriz e Fernanda Elen, da ML&A Comunicações – SP).

 

Resultados de pesquisa inédita com produtores de soja no Brasil 
e nos EUA serão apresentados em webinar da Rede AgroJor

Estudo inédito realizado no Brasil e nos Estados Unidos identificou os canais de comunicação mais influentes na tomada de decisão sobre a adoção de tecnologias digitais na agricultura. Promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade de Illinois, a pesquisa ouviu 461 produtores de soja em cinco Estados Brasileiros e 340 produtores de soja em nove estados americanos – que representam 75% da produção de soja em cada país.
Os resultados da pesquisa serão apresentados no dia 7 de dezembro, às 11h, no Canal do YouTube da Rede Brasil de Jornalistas Agro (Agrojor) - https://www.youtube.com/@redebrasildejornalistasagr9587, pela jornalista Joana Colussi, pós-doutoranda em Economia Agrícola da Universidade de Illinois, vice-presidente internacional da Rede AgroJor, e uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo.
Mais informações sobre a Rede AgroJor: https://www.redeagrojor.com.br/
(Com informações de Mariele Previdi, da Attuale Comunicação – SP).
Link
Leia Também »
Comentários »