MENU

26/11/2022 às 00h00min - Atualizada em 26/11/2022 às 00h00min

Bomba, Tô Fora!

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

  
Esse tema é um assunto importante em relatar, o uso de esteroides anabolizantes virou um grande problema de saúde pública, os casos de complicações são cada vez mais frequentemente relatados.
 
O uso disseminado dessas substâncias, esteroides anabolizantes e similares dentro e fora dos esportes de elite, especialmente por jovens com interesse em melhorar sua aparência e o condicionamento físicos e tornou um grande problema social e de saúde pública.
 
São hormônios que propiciam o aumento os músculos e aumento a força e a energia.
 
Podem causar muitos efeitos colaterais, incluindo efeitos psicológicos (alterações do humor, comportamento agressivo, irritabilidade) e físicos (acne, efeitos masculinizantes nas mulheres, aumento do volume das mamas em homens, encolhimento dos testículos e redução do número de espermatozoides).
 
O aumento da mama (ginecomastia) nos homens e os efeitos masculinizantes nas mulheres podem ser irreversíveis. 
 
A virilização nas mulheres (efeitos masculinizantes) incluem calvície, excesso de pelos corporais, aumento do clitóris, voz grossa, diminuição das mamas e atrofia do epitélio vaginal
 
Aumenta a acne em ambos os sexos, pode aumentar a libido ou diminuir (menos comum), nos jovens interferir no desenvolvimento dos ossos dos braços e pernas.
 
O uso prolongado pode provocar a produção excessiva de glóbulos vermelhos pelo organismo e alterações nos níveis de gorduras (lipídeos no sangue. Os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol ruim, aumentam e os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o colesterol bom, diminuem. Complicações cardiovasculares graves, incluindo hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e coágulos sanguíneos são efeitos relatados relacionados ao uso de esteroides anabolizantes.
 
Diagnóstico é feito pelo exame de urina podendo ficar detectável por cerca de seis meses.
 

Quais são essas drogas – consideradas bombas?

Esteroides anabolizantes derivados sintéticos da testosterona.
 
Hormônio do crescimento (GH) que aumenta o risco de diabetes, crescimento de pés, mãos, queixo e fronte, aumenta risco de câncer, osteoartrose e dores musculares e ósseas
 
Insulina que aumenta massa muscular com riscos de aumento de massa gorda, hipoglicemia, fraqueza, tontura, tremedeiras, convulsos, descerebração e morte.
 

Tratamento Interromper o uso dos esteroides

O tratamento principal é a interrupção do uso. Embora a dependência física não ocorra, a dependência psicológica, principalmente em fisiculturistas competitivos, pode existir. Talvez seja necessário realizar cirurgia para corrigir a ginecomastia (o aumento do tecido mamário em homens).
 

Prevenção

Adolescentes e jovens adultos deverão ser instruídos sobre os riscos do uso de esteroides, começando no ensino médio. Além disso, programas que ensinam maneiras alternativas e saudáveis de aumentar o tamanho do músculo e de melhorar o rendimento podem ser úteis. Esses programas enfatizam a boa nutrição e técnicas de treinamento com pesos.
 
Acompanhem publicações através de bombatofora.com.br
Link
Leia Também »
Comentários »