MENU

24/11/2022 às 00h00min - Atualizada em 24/11/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 7ª Expocanaã

Após mais de dois anos por causa da pandemia da covid-19, Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, voltou a promover sua feira agropecuária.
A Expocanaã foi aberta dia 1º e prosseguiu até o dia 15 de novembro, sendo encerrada com um grande show de Gustavo Lima. A Feira foi realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Canaã dos Carajás, o Sicampo, com o apoio da prefeitura municipal, entidades e o comércio local. E muitas famílias compareceram à Feira Agropecuária todos os dias.  Foi a primeira vez que o evento ocorreu no espaço do Bairro Ouro Preto, dentro da cidade.

Extensa programação

As programações, tanto de palestras quanto de shows, foram extensas. E a presença das principais empresas do agronegócio e concessionárias de veículos também.
Houve apresentação da cantora gospel Gabriela Rocha e do Padre Fábio de Melo.
No sábado, dia 5, houve grande cavalgada pelas ruas de Canaã, com a presença do presidente do Sicampo, Gilvan da Van, do pecuarista Roberto Paulinelli, do Frigorífico Rio Maria, diretores do sindicato e cavaleiros e amazonas. A cavalgada foi finalizada com show da dupla Gino e Geno.
Dia 6, houve palestra com o tema “Como acabar com a cólica nos seus haras”. E palestra sobre “A preparação e instalação de cerca elétrica na propriedade”.

Nativa Carbono

E a Nativa Carbono, de Paragominas, também no Pará, apresentou uma palestra sobre Crédito de Carbono com o engenheiro agrônomo Vinícius Paulinelli e com a advogada Catarine Britto.
Dia 7 houve mais palestra, desta vez sobre “Mineração e Silagem”.
Dia 8, ocorreu a solenidade de certificação de produtores selecionados no Procampo, o programa rural desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural da prefeitura de Canaã. E o Procampo será tema de uma reportagem especial nos próximos programas, com destaque para a Fazendinha instalada na Expocanaã. Houve ainda palestra sobre “O cuidado com o rebanho leiteiro”.
Dia 10 de novembro, houve palestra sobre “Os Segredos de Reprodução de Equinos” e sobre “Regularização Fundiária”.
E ainda a realização do primeiro dia de “Prova de Três Tambores”, com a participação de competidores de várias cidades do Pará, incluindo Parauapebas, Marabá e Xinguara.

Cuiabano Lima

À noite, o experiente locutor Cuibano Lima comandou a abertura oficial do rodeio da Companhia Italo Todde. A cerimônia contou com a presença da prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha e o esposo Eugênio; do presidente do Sicampo, Gilvan da Van e esposa; do vice-presidente, Dennis Washington e esposa; do secretário de Agricultura, Junior Garra e esposa; diretores do sindicato; representantes das tropas de touros e de cavalos; da Companhia Italo Todde de rodeio; da segunda princesa da Expocanaã, Pâmela Cristina, e da primeira princesa, Heller Feller, e da rainha da feira, Kellen Vitória, entre outros convidados. E, claro, os competidores em touros e cavalos, as verdadeiras estrelas do rodeio e os divertidos salva-vidas. O Hino Nacional foi executado por Gabriel Viola em sua magistral viola. Teve o momento de oração e agradecimento a Deus e à Nossa Senhora Aparecida.
O locutor Cuibano Lima parabenizou o presidente do Sicampo, Gilvan da Van, que por sua vez agradeceu o apoio da prefeitura, dos empresários locais, e do público presente.
A prefeita de Canaã, Josemira Gadelha, parabenizou a diretoria do Sicampo pela realização da Expocanaã e desejou boas festas a todos.
Houve muita queima de fogos, incluindo uma bela cascata de luzes.
Após o ritual de abertura, começa o rodeio em touros e em cavalos.
Na noite do mesmo dia, após o rodeio, houve show com Wesley Safadão.

Três Tambores

Na sexta-feira, dia 11 de novembro, houve a primeira prova de Três Tambores da Expocanaã. A primeira categoria disputada foi o tradicional Teste Horse, com a participação de competidores de várias idades. O vencedor foi Adriano da Silva Costa, montando Monalisa TA Fame VZ, com o tempo de 18.514. Em segundo lugar ficou Mariah Gil Macedo, (445) e em terceiro Lorena Figueiredo Resende.
Depois veio a categoria Aberta Livre. O vencedor foi Hiago Marcelo Ribeiro Costa, montando Roberto Leo Fame, com o tempo de 18.172.
Em segundo lugar a Letícia Bernadete, de Parauapebas, no Pará, que foi destaque da prova na Expocanaã, com o tempo de 18.221 e em terceiro lugar também Hiago Marcelo Ribeiro, com 18.346.
No sábado, foram realizadas várias categorias, começando com a Mirim, que teve como vencedor João Pedro Gonçalves Ribeiro, com 19.004, montando ST Bee Bee Dee.
Em segundo lugar, Liz Paulinelli Caruccio, montando Lisa Holy Bee LCB, com 19.092
Em terceiro lugar, Ana Larah Sousa Marcondes, com 20.021.
Na categoria Júnior a vencedora foi Camila Barcelos Andrade, montando Secret Sucesso, com 18.484.
Em segundo ficou João Pedro Gonçalves, que montou ST Bee Bee Dee, com 18.717. E Mariah Gil Macedo, com Bela Holy Bee LCB, com 18735, conquistou o terceiro lugar.
Na categoria Jovem, a campeão foi Letícia Bernadete, montando Bee Bee Fame HDC, com 18 segundos cravados. Em segundo veio Hiago Marcelo, com Roberta Leo Fame, 18.176. E em terceiro lugar, também Hiago Marcelo, montando Rafael Kink Fame, com 18.415.
A Letícia Bernadete ganhou também o primeiro lugar na categoria Feminino, com Bee Bee Fame, com 18.071. Marina Alencar, ficou com o segundo lugar, com point fifty, com o tempo de 18.237, que conquistou também o terceiro lugar, com Beleza Zorrera Fly WRA, com 18.443.
E a grande campeã da Prova da Expocanaã,  Letícia, foi campeã também na categoria Tira Teima, a principal da prova de Três Tambores, com 17.501, montando Bee Bee Fame HDC. Marina Alencar, com 17.803 ficou em segundo lugar, e Donizete dos Santos, em terceiro com 17.896.
A Letícia Bernadete, de Parauapebas, no Pará, tem 17 anos e começou a competir nas provas de Três Tambores aos 10 anos e já conquistou vários campeonatos paraenses e muitas provas.

Final do rodeio

No sábado, o ritual de abertura do rodeio foi comandado pelo grande locutor Marco Brasil.
No domingo, último dia do rodeio, o ritual de abertura foi comandado pelo também experiente locutor paulista Daniel Vicci, o Vinagrinho Inflamável.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Sicampo, Gilvan da Van, do vice-presidente, Dennis Washington; da diretoria do sindicato rural, das princesas da feira, dos representantes das tropas, do empresário Italo Todde, da Companhia Italo Todde; vereadores do município e dos corajosos competidores em touros e cavalos.
Todo o rodeio contou com a presença do comentarista internacional, Gerson TC.

Agradecimento

O presidente do Sicampo, Gilvan da Van, agradeceu a presença maciça do público em todos os dias do rodeio, o apoio da prefeitura de Canaã e dos empresários apoiadores da feira. E o vice-presidente Denis Washington também agradeceu a presença de todos, o empenho da diretoria do Sicampo e homenageou os pioneiros da cidade, incluindo seus pais.
O campeão do rodeio em Touro da Expocanaã 2022 foi Daniel Felix, de Novo Paraíso do Pará.
O campeão em cavalos foi o experiente paranaense Vilson Moraes, o Batata, atualmente morador de Palmas, que já conquistou vários primeiros lugares em centenas de rodeios pelo Brasil.


 

Conexão Rural

A cobertura da Expocanaã teve o patrocínio da prefeitura de Canaã dos Carajás, do Sicampo, do Frigorífico Rio Maria e do Haras Santos Reis, de Rio Maria, Pará.
Os bastidores da Expocanaã estarão neste fim de semana no Conexão Rural.
Link
Leia Também »
Comentários »