MENU

12/11/2022 às 00h00min - Atualizada em 12/11/2022 às 00h00min

ABDON MURAD

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

    
Deixou-nos no dia 05 de novembro de 2022 o nosso amigo, o nosso colega Abdon Murad Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Maranhão.

Estamos órfãos. A classe médica perde um dos seus grandes defensores.

Eu perdi um irmão, um amigo.

Ficou a tristeza.

Mas ficam as boas lembranças de vencermos as grandes dificuldades que junto passamos.

Fica o legado exemplar de luta e perseverança, características marcantes de sua personalidade.

Abdon José Murad Neto, graduado em Medicina em 1978 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, Residência Médica em Cirurgia Geral, foi Professor de Clínica Cirúrgica, Médico do Ministério da Saúde, Provedor e integrante do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia do Maranhão, em São Luís.

Desde 1988 participava do Conselho Regional de Medicina do Estado do Maranhão, onde exercia seu quinto mandato consecutivo.

No Conselho Federal de Medicina (CFM), foi conselheiro efetivo nas gestões 1999-2004, 2004-2009, 2009-2015, 2015-2019 e estava em seu quinto mandato, 2019 a findar em 2024. Seu quinto mandato consecutivo. Foi 3º Vice- Presidente e exerceu diversos cargos na autarquia, tendo sido o criador e coordenador da comissão Pró-SUS do CFM, da qual participava.

Três vezes Presidente da Associação Médica do Maranhão e membro da Academia de Medicina do Maranhão, ocupou o cargo de Secretário adjunto de Saúde e por duas vezes foi o titular da pasta.

Vereador pelo município de São Luís, por um mandato.

Deixa a esposa Áurea, médica e três filhos, Alex, Abdon Jr. e Raquel, além de inúmeros parentes, amigos e admiradores.

Neste cinzento mês de novembro, melancólico, nos despedimos de nosso Norte por 23 anos, no CRM MA.

Tenho muito orgulho de ter testemunhado e participado de vários momentos com ele. Suas decisões sempre se orientaram pela justiça e integridade.

Obrigado Abdon! Exemplo de simplicidade e retidão, pautou sua trajetória em defesa da classe médica, da medicina do Maranhão e do Brasil.

Descanse amigo, você combateu o bom combate!

Vá para o silêncio, com muita calma e paz.

Espere por nós!

Muita tristeza e saudades.

Seu amigo e admirador

                                           Nailton Lyra.
Link
Leia Também »
Comentários »