MENU

09/11/2022 às 00h00min - Atualizada em 09/11/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

Prova de Marcha de Muares e
Equinos em Canaã dos Carajás

Realizada durante a 7ª Exposição Agropecuária de Canaã dos Carajás (PA), a Expocanaã, que começou dia primeiro de novembro e termina no domingo, dia 13, a Prova de Marcha de Muares e Equinos foi sucesso total. Os destaques foram os muares e equinos do Haras Santos Reis, do pecuarista e empresário Roberto Paulinelli, de Rio Maria, Pará. Confira a reportagem.
Antes da prova, no estande do Sindicato Rural, foi servido um farto almoço com muito churrasco preparado com muito carinho para competidores e convidados. Os amigos aproveitaram para colocar a prosa em dia.
A competição foi comandada pelo locutor goiano Welves Alves, e teve como o juiz o experiente Renato Cabral, de Brasília.

Categoria Égua Marcha Picada

A égua Janaína da Cavalgada do empresário e pecuarista Roberto Paulinelli, do Haras Santos Reis, de Rio Maria, que teve como apresentador o cavaleiro Marquim, foi a grande campeão na categoria Marcha Picada.
A reservada campeã foi Luana da Imperial, da Carajás Nutrição Animal, apresentador Mosquito. E o terceiro lugar ficou com a égua Lua JFS, do Haras Santos Reis, tendo como apresentador Marquim.
Entre outras categorias, o Haras Santos Reis ganhou também na categoria Mula Adulta, com a Jandaia Santos Reis, com o apresentador Murilo Pereira.
Parabéns ao pecuarista e empresário Roberto Paulinelli e toda a equipe do Haras Santos Reis, de Rio Maria, no Pará. Todos grandes profissionais que tratam os animais com muito carinho e dedicação. Daí os bons resultados nas provas de marcha de muares no Pará e em todo o Brasil. Show. A gente se encontra na última semana de janeiro em Iporá, Goiás, no Encontro Nacional de Muladeiros.

O Paradoxo Amazônico, do projeto Amazônia 2030,
foi tema do painel do Brazil Hub, nesta terça-feira

O Paradoxo Amazônico, estudo do projeto Amazônia 2030, que aponta oportunidades de desenvolvimento econômico nos históricos problemas da Amazônia Legal, foi um dos destaques do painel organizado pelo Brazil Climate Action Hub (Brazil Hub), nesta terça-feira (08.11), na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), sediada em Sharm El-Sheikh, no Egito.
 O painel contou com a participação de Ritaumaria Pereira, PhD, diretora-executiva do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon); Brenda Brito, mestre e doutora em Ciência do Direito pela Universidade Stanford (EUA) e pesquisadora Associada do Imazon; e Alexandre Mansur, jornalista especializado em sustentabilidade, diretor da Agência O Mundo Que Queremos.

Futuro sustentável

Publicado no mês de setembro, o estudo aponta que o processo de ocupação da Amazônia Legal hoje oferece as chaves para a construção de um futuro sustentável. Os autores defendem que o paradoxo é formado por três elementos-chave: a imensa área de floresta tropical de pé; o bônus demográfico que a região passa; e a enorme área descoberta e mal utilizada que ficou para trás.
“Que fique claro, não deveríamos ter deixado as coisas chegarem até aqui, mas estes fatores somados guardam as chaves para o futuro da Amazônia”, afirmou Alexandre Mansur. A floresta amazônica é estratégica no combate ao aquecimento global. A região possui uma enorme massa de trabalhadores que podem ser mais bem qualificados e capacitados para produzir riqueza. Também conta com uma grande área abandonada que pode ser utilizada para aumentar a produtividade da pecuária e da agricultura de baixo carbono, sem a necessidade de desmatar mais.
 O Brazil Hub é um espaço coordenado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto ClimaInfo e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), com apoio de diversas organizações. Em seus eventos, o Brazil Hub visa apresentar propostas para que o país realize a transição climática justa. O espaço também tem como objetivos desenvolver e dar escala a soluções para a crise climática a partir dos países do Sul Global. (Gustavo Nascimento – O Mundo que Queremos)

 
Confira os destaques do Conexão Rural do próximo fim de semana:

Em entrevista exclusiva, vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e candidato à presidente da ABCZ, Fabiano Mendonça, fala sobre suas metas à frente da entidade e sobre a pecuária brasileira e do Maranhão, Tocantins e Pará;
Diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Jeferson Pinto de Oliveira, destaca a importância da vacinação contra a Febre Aftosa;
Haras Santos Reis é o destaque da Prova de Marcha de Muares e Equinos realizada durante 7ª Expocanaã em Canaã dos Carajás - PA;
Na parte musical, teremos o sertanejo Jairan Oliveira, de Tucuruí (PA).
Link
Leia Também »
Comentários »