MENU

09/11/2022 às 00h00min - Atualizada em 09/11/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Positivo

Um movimento nascido 60 dias antes da eleição, formado por produtores, comerciantes, empresários e dirigentes de entidades empresariais, chamado de Unidos Pelo Maranhão, que teve como objetivo apoiar a eleição de Bolsonaro, Roberto Rocha e ainda candidatos a deputado alinhados a Bolsonaro, conseguiu o que se pode chamar de objetivo alcançado. Lahesio Bonfim ficou em segundo lugar, Bolsonaro venceu nos dois turnos em Imperatriz.

Semente

Foi plantada uma sementinha com vistas às próximas eleições, quando o grupo poderá na eleição de prefeito lançado por eles mesmos e do meio empresarial. Ainda é uma semente mais que poderá germinar em quatro anos ou três anos.

Educação

O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) convidou o suplente de deputado federal Gastão Vieira (PT), do Maranhão, para integrar a equipe de transição na área de Educação do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Haddad foi designado pelo presidente eleito, na semana passada, para arregimentar pessoal da área.

Edução II

Dos 51 integrantes da equipe de transição, algo em torno de oito a dez nomes devem ser da área de educação. O ex-prefeito de São Paulo teve uma primeira reunião com os possíveis indicados nesta terça-feira, em São Paulo, antes de oficializar a nomeação dos integrantes da equipe. Além de Gastão, participaram do encontro o educador Daniel Cara, filiado ao Psol, a presidente da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, e a socióloga Neca Setúbal, herdeira do Itaú.

Negociável

Partidos de centro já se mostram dispostos a negociar a adesão ao futuro governo, de olho na possibilidade de manter o controle sobre órgãos que concentram 250 cargos e um orçamento total de R$ 94,7 bilhões em 2023. Boa parte dessas legendas integra a base de apoio do presidente Jair Bolsonaro e foi agraciada com cadeiras importantes da máquina federal em troca do apoio que garantem nas votações no Congresso Nacional. Mesmo as siglas do Centrão — PP, Republicanos e PL, ao qual Bolsonaro está filiado — não descartam abrir diálogo com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Siva, na tentativa de selar a permanência de seus indicados em braços do Executivo. 

Grupo

Os três partidos formam um grupo conhecido pelo pragmatismo político e, embora hoje estejam com o atual titular do Palácio do Planalto, já integraram os governos petistas de Lula e Dilma Rousseff. Publicamente, no entanto, líderes de PL e Republicanos têm indicado que não devem aderir ao futuro governo, ao menos no primeiro momento. 

Ciclismo

Willas Benício Sales, de 13 anos, se classificou para o Campeonato Brasileiro de Ciclismo e está indo competir no Rio de Janeiro. O atleta é campeão imperatrizense, maranhense e representou o Maranhão nas competições do Nordeste. .

Quinta-feira

A primeira corrida de ciclismo que Willas vai enfrentar pelo Campeonato Brasileiro é na próxima quinta-feira (10). O atleta é o único maranhense na competição. 
Boa sorte, Willas.

Reflexão 

“Tenho desejo de realizar uma tarefa importante. Mas, meu primeiro dever é realizar humildes coisas, como se fossem grandes e nobres.” (Helen Keller, escritora americana, primeira pessoa cega e surda a conquistar o Bacharelado em Artes). A vida possui sua própria dinâmica, “step by step”, dia após dia. Sem valorizar etapas, o grande sonho poderá ser somente uma fantasia.  Vamos que vamos! Bom dia a todos! 
Link
Leia Também »
Comentários »