MENU

08/11/2022 às 09h46min - Atualizada em 08/11/2022 às 09h46min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere manter-se no anonimato.

GB Edições

  

Morangos em Calda é uma sobremesa simples, mas que faz bonito à mesa. Sirva acompanhado de creme tipo Chantilly.

Ingredientes: 400gramas de morangos inteiros, sem das folhas e lavados; 2 xícaras (chá) de açúcar; 500 ml de água; canela em pau a gosto. Preparo: Em uma panela de tamanho médico, coloque a água, o açúcar e a canela. Quando começar a ferver, adicione os morangos e quando a água começar a tingir de vermelho, retire as frutas e reserve. É importante não deixar os morangos murcharem. Ferva a água com açúcar e a canela até ficar ponto de calda. Despeje a calda quente sobre os morangos reservados. Espere esfriar e leve a geladeira. Sirva gelado.
 

A geleia é uma maneira usada na culinária para o aproveitamento e conservação de frutas. Experimente preparar Geleia de Morango caseira.

Ingredientes: 340 gramas de morangos; 130 gramas de açúcar; 5 ml de suco de limão. Preparo: Em uma panela, coloque os morangos limpos e sem os cabinhos. Amasse grosseiramente com um garfo, adicione o açúcar e deixe descansando por 10 minutos.
Jogue o suco de limão e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando. A espuminha rosada que se formar pode ser retirada se você preferir, isso vai evitar que a geleia fique turva. Depois de 20 minutos de fervura, a geleia deve estar espessa. Passe a espátula no meio dela, se abrir um canal que não se fecha, pode tirar do fogo. É uma delícia.
 

Trouxinhas de Goiabada

Ingredientes: 1 xícara (chá) de óleo; 1 xícara (chá) de maisena; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 3 ovos; 1 colher de fermento em pó. Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e amasse até conseguir que fique bem homogêneo. Abra a massa numa superfície polvilhada e corte em pedaços não muito grandes. Coloque um pedacinho de goiabada em cada um deles e feche de modo a formar uma trouxinha. Leve para assar em forno pré-aquecido, até ficar dourado. Antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro. Dica: Se quiser, use maçãs picadas e misturadas com canela em pó para rechear as trouxinhas. 
 

Pavê de Frango

Ingredientes: Meio quilo de peito de frango sem osso; 2 tomates, sem peles e sem sementes; sal e pimenta-do-reino a gosto; meia cebola grande; 1 maço de cheiro-verde; 1 dente de alho; meia xícara (chá) de azeitonas picadas; 2 colheres (sopa) de óleo; 2 latas de milho verde; 2 colheres (sopa) de margarina; 1 cebola ralada; 1 colher (sopa) de salsa picadinha; 300 gramas de queijo tipo Muçarela; queijo tipo Parmesão ralado a gosto. Molho Branco: 3 xícaras (chá) de leite; 3 colheres (sopa) de maisena; 1 gema; 1 lata de creme de leite; 1 colher (sopa) de queijo tipo Parmesão ralado; sal e pimenta-do-reino a gosto. Preparo: Bata no liquidificador os tomates, a cebola, o cheiro-verde, o alho, sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve o frango ao fogo nas 2 colheres de óleo, frite um pouco e acrescente os temperos batidos. Deixe cozinhar até que a carne fique macia, acrescentando água sempre que necessário. Desfie o frango e junte as azeitonas picadas; reserve. Prepare o Molho Branco: Bata no liquidificador os três primeiros ingredientes, leve ao fogo, mexendo sempre até ferver e engrossar. Retire do fogo, acrescente o creme de leite, o queijo ralado, o sal e a pimenta-do-reino a gosto, misturando tudo muito bem. À parte, refogue a cebola ralada com a margarina, adicione o milho verde bem escorrido, sal e pimenta-do-reino a gosto e a salsa picadinha. Deixe ferver por 5 minutos. Monte o pavê: Numa fôrma refratária grande, untada com manteiga, coloque camadas de molho branco, frango desfiado misturado com azeitonas, milho verde refogado, fatias de queijo tipo Muçarela polvilhadas com bastante parmesão ralado. Repita a operação e leve ao forno bem quente até os queijos derreterem. Sirva quente, acompanhado de arroz branco.
 

Sobremesa Festiva

Ingredientes: 2 envelopes de gelatina sem sabor; 1 xícara (chá) de água fria; 2 xícaras (chá) de água fervente; ¾ xícara (chá) de Karo; 1 xícara (chá) de vinho branco licoroso; 2 maçãs; 1 pera; 2 pêssegos; 2 bananas. Preparo: Amoleça a gelatina na água fria por 10 minutos. Dissolva na água fervente, acrescente o Karo e o vinho licoroso. Coloque a gelatina dissolvida numa saladeira funda de vidro, adicione as frutas descascadas e picadas não muito miúdas. Misture bem. Leve à geladeira até o dia seguinte.

 
Leia Também »
Comentários »