MENU

08/11/2022 às 00h00min - Atualizada em 08/11/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Prova

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – foi tema de questões de simulado escolar e uma redação da Unidade Integrada Virgílio Franco, na cidade de Estreito, município cortado pela linha férrea da companhia. Ao todo, 20 alunos do 7º ano participaram do concurso, entre eles os 10 melhores de cada turma da instituição de ensino.

Próxima

O fato de a escola estar localizada nas proximidades da ferrovia levou o professor Leonardo Mercedes a escolher essa abordagem no teste, como mais uma forma de orientar alunos e a população para a importância de seguir as orientações de segurança na interação com a linha férrea. Na opinião do professor, esse tipo de atividade é importante pelo caráter informativo e por contribuir para a fixação do conteúdo trabalhado em sala de aula a partir de uma realidade vivenciada por eles.

Queimação

Aliados do governador Flávio Dino (PSB) têm apontado incômodo do ex-governador e senador eleito pelo Maranhão com a série de notícias envolvendo seu nome em algum ministério do governo Lula (PT). Na última semana o socialista já foi especulado nos ministérios da Justiça, Segurança Pública, além de Cidades e Integração Nacional – estes que sequer existem na atual composição da Esplanada.
Uma indicação para o STF também já chegou a ser noticiada.

Redução de frequência 

Conhecidos pelo uso das redes sociais como principal meio de comunicação, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus três filhos políticos —Flávio, Carlos e Eduardo— reduziram a frequência de postagens nas plataformas digitais desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, no último dia 30. A média de publicações por dia, no Facebook, é 14 vezes menor que a registrada durante a campanha eleitoral, de acordo com levantamento feito pelo Jornal O Globo com base na plataforma de monitoramento de redes da Meta CrowdTangle.

Facebook

Os dados consideram apenas o Facebook, mas os conteúdos compartilhados pela família Bolsonaro costumam ser os mesmos em todas as redes. Nos cinco dias seguintes ao segundo turno, o clã fez apenas nove postagens no Facebook, se considerados os perfis de Bolsonaro e dos filhos, o que significa uma média de menos de duas publicações por dia. Entre 4 de agosto e o domingo do segundo turno, os perfis do atual presidente e dos filhos fizeram, em média, 26 postagens por dia somados. 

Campeã

A atleta Rayssa Leal, 14, é a nova campeã mundial de skate da Street League. A ‘Fadinha’, como é carinhosamente chamada, chegou ao Super Crown, nome da final da SLS, como favorita e fez valer cada minuto. 

Faleceu

Guilherme de Pádua, o ex-ator e pastor que matou Daniella Perez em 1992, morreu na noite deste domingo (6), aos 53 anos, após sofrer uma parada cardíaca, de acordo com o pastor Márcio Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha. Localizada em Belo Horizonte, cidade natal de Pádua, a congregação foi quem acolheu o ex-ator após sua saída da prisão e o ordenou pastor em 2017. A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da Igreja Batista de Lagoinha.

Altivez

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador pelo Rio Grande do Sul, comentou os atos que se espalham pelo país em protesto contra a vitória do ex-presidente Lula (PT) no segundo turno da eleição. Citando Winston Churchill, ele disse que os bolsonaristas precisam ter “altivez” para aceitar a derrota, que os protestos são pacíficos e que um golpe militar, como pedem vários dos manifestantes, colocaria o Brasil “numa situação difícil perante a comunidade internacional”. Para Mourão, a vitória de Lula começou em março de 2021, quando o petista teve suas condenações anuladas pelo STF.

Presidência

O deputado Antônio Pereira está iniciando os primeiros diálogos com seus colegas parlamentares visando a eleição da mesa diretora da assembleia. Mesmo sabendo que a briga é de gente grande, ele vai entrar, pois no frigir dos ovos ganha cargo na mesa o que já será uma vitória para ele.
Link
Leia Também »
Comentários »