MENU

06/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 06/10/2020 às 00h00min

Bastidores

Olha aí!
Até esta quarta-feira (07), gestores municipais de todo o Maranhão receberão ofício circular do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Controladoria Geral da União (CGU-MA) e Ministério Público Estadual (MPE) solicitando informações sobre as medidas adotadas pelas administrações municipais para coibir o recebimento indevido do auxílio emergencial liberado pelo governo federal no contexto da pandemia do novo coronavírus. Os órgãos de controle querem saber se as administrações fizeram sua parte, adotando as medidas legais para coibir as fraudes no recebimento do auxílio por parte de servidores públicos. O Maranhão foi o estado com maior quantidade de servidores públicos que receberam o auxílio de forma irregular, em um total de 84 mil servidores, causando um prejuízo superior a R$ 60 milhões aos cofres públicos. As informações prestadas pelos gestores serão encaminhadas ao procurador-geral de Justiça, dando origem a ações estratégicas de acompanhamento dos processos abertos pelas administrações públicas para resolver o problema. A expectativa é de que todos os municípios apresentem alguma medida adotada. 

E…
O Ministério Público Eleitoral e a Controladoria-Geral da União no Maranhão discutem estratégias de atuação conjunta no combate ao abuso de poder econômico, político e compra de votos nas eleições de 2020. São tratados temas sobre a fiscalização e o acompanhamento dos recursos federais destinados às prefeituras municipais, como o Fundeb e, principalmente, os repasses para o combate à covid-19, para analisar se estão sendo desviados e utilizados nas eleições. Foi decidido que a CGU informará ao MP Eleitoral os recursos repassados para cada município do estado, que serão encaminhados aos promotores eleitorais. É arrocho!

Reação
“Essa conversa de que não posso ser candidato é antiga. Já faz três eleições que sou candidato e registrei minha candidatura. Numa delas assumi como deputado federal. Se eu não pudesse ser candidato, como eu assumiria o mandato de deputado federal?”. A declaração é do candidato a prefeito Ildon Marques (PP), diante da insistência de adversários de que ele é inelegível. A propósito, promotor eleitoral Sandro Bíscaro, da 33ª Zona Eleitoral, protocolou Ação de Impugnação de Registro de Candidatura do ex-prefeito.

Sem cartaz 
Um detalhe interessante observado na campanha eleitoral deste ano. Grande parte dos candidatos não fará cartazes para colar em casas e muros. Um custo a menos e uma poluição visual a menos. Os candidatos estão optando mais por adesivos e os chamados santinhos. A propaganda está forte nas redes sociais. 

Sessões
Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão reúnem-se por videoconferência (com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-MA do Youtube) para julgamentos de processos no mês de outubro 2020 nos dias 1º (15h), 2 (9h), 5 (15h), 6 (9h e 15h), 8 (15h), 13 (9h e 15h), 15 (15h), 16 (9h), 19 (15h), 20 (9h e 15h), 22 (15h) e 27 (15h). As pautas de julgamento ficam disponíveis na guia “serviços judiciais” do endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br.

Disparos
Denuncie suspeitas de disparo em massa. WhatsApp conduzirá uma apuração interna para verificar se as contas indicadas violaram as políticas do aplicativo e, se for o caso, bani-las. 

Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Relacionadas »
Comentários »
Loading...