MENU

21/10/2022 às 00h00min - Atualizada em 21/10/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Ação

O PSDB, o PSB e o PSD entraram com ações na Justiça Eleitoral pedindo a cassação das chapas de três partidos na disputa por vagas na Assembleia Legislativa por conta de suposto não cumprimento da cota de gênero de 30%.O ponto em discussão é o artigo 10 da Lei nº 9.504/97.Segundo as legendas que protocolaram ações de investigação judicial eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, União Brasil, Pros e PSC não tinham 30% de mulheres entre seus candidatos. Eles alegam que as siglas acusadas tiveram candidaturas femininas indeferidas de mulheres indeferidas antes do pleito e, ou não fizeram as substituições das candidatas, ou não reduziram o número de homens na chapa proporcional, para manter o percentual.
 

Reeleição

O União Brasil reelegeu o deputado estadual Neto Evangelista, e o PSC reelegeu Wellington do Curso e elegeu Fernando Braide. Os processos foram distribuídos ao gabinete do corregedor eleitoral, desembargador José Luiz Almeida. No caso do União Brasil, PSDB, PSD e PSB alegam que uma candidatura fora indeferida devido a problemas de filiação partidária e que ela teria sido usada apenas para preencher a cota de gênero.
 

PSC

Sobre o PSC, apontam que o partido teve duas candidaturas de mulheres indeferidas. Já em relação ao Pros, que uma candidata desistiu da disputa. Se as ações forem julgadas procedentes, PSDB, PSD e PSB ganham uma vaga cada na Assembleia.
 

Sustentabilidade

Para fortalecer a conexão com todos os seus públicos de relacionamento, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – apresenta seu segundo Relatório de Sustentabilidade em conformidade com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O relatório anual da companhia reforça seu compromisso com a transparência da sua jornada de sustentabilidade.
 

 VLI

O documento compreende o período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021 e seu conteúdo completo pode ser conhecido em https://www.vli-logistica.com.br/esg/sustentabilidade-e-compromisso-esg/relatorio-2021/. O relatório trata de temas como governança corporativa, cultura e gestão de pessoas, desempenho econômico-financeiro, saúde e segurança, segurança operacional, transformação digital e inovação, premiações, indicadores socioambientais e de segurança.
 

Locomotivas

Cerca de 50 locomotivas da VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – que circulam no Corredor Centro-Norte do país agora contam a tecnologia Assistente de Condução. Isso significa que quando o trem atingir velocidade superior a 8 km/hora, o maquinista pode habilitar a condução semiautônoma, que tem como objetivo a busca do melhor desempenho de eficiência energética e, indiretamente, também contribui para a redução de emissão de CO2. A companhia estima a economia de combustível com o software em 3,5% neste corredor.
 

Federais

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitou tropas federais para reforçar a segurança do 2º turno nas eleições no Maranhão. Na Região Tocantina, os municípios de Governador Édson Lobão, Ribamar Fiquene, Porto Franco, Vila Nova dos Martírios, Montes Altos, Açailândia e Sítio Novo podem receber nos próximos dias grupos de militares que vão auxiliar na segurança no dia 30 de outubro.
 

Aprovado

Ao todo, são 86 municípios do Maranhão que poderão receber as tropas, a solicitação foi feita e provada pelo corregedor do TRE, o pedido foi encaminhado para o Governador, Carlos Brandão, e logo em seguida vai para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 

Medicina

O governador Carlos Brandão assinou termo autorizando a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A previsão é que o curso de Medicina inicie em 2024, com vestibular em 2023, com a oferta de 100 alunos por ano, em sua primeira turma. A graduação em Medicina nas universidades públicas estaduais já é oferecida na UEMA de Caxias; e na UEMASUL, em Imperatriz.
Link
Leia Também »
Comentários »