MENU

19/10/2022 às 00h00min - Atualizada em 19/10/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 Três Tambores

O esporte equestre dos Três Tambores tem crescido bastante na região Norte, especialmente no Pará, onde tem até um campeonato estadual, mas que reúne competidores do Maranhão, inclusive de Imperatriz, e do Tocantins.
De 14 a 16 de outubro foi realizada a 4ª Etapa do Campeonato Paraense de Três Tambores em Paragominas.
A prova de tambor é disputada, por crianças, jovens e adultos, e vence quem fizer o melhor tempo montado à cavalo ou égua, passando por três tambores numa ampla arena de terra batida, sem derrubar um dos tambores.

Crianças

Tem competidores da categoria Baby que precisam da ajuda do papai, ou melhor, do colo do pai, ou do apoio do treinador.
Há aqueles que ainda são garotos, mas já demonstram talento para os Três Tambores como é o caso do Luiz Fernando Gonçalves Barros de Oliveira, de apenas 5 anos de idade, que começou a praticar o esporte há menos de seis meses. No podium para receber o troféu de primeiro lugar na categoria Baby, ele já faz até pose.....o menino tem futuro. Também pudera, o treinador é o experiente Ninil, do Rancho JR de Parauapebas (PA).
A Amanda Cecília, de apenas 8 anos, também de Parauapebas, participa há dois anos das provas de Três Tambores e vem conquistando cada vez mais os melhores tempos e demonstra muito talento também. O treinador dela também é o Ninil do Rancho JR.

Disputas

Na sexta-feira no final da tarde e à noite, foram disputadas provas de duas categorias: Teste Horse e Aberta Livre.
O Teste Horse foi vencido pelo experiente Danny Márcio Cornélio, do Haras São Francisco, de Acará, na chamada alça viária de Belém, montando a égua Chamillionaire. Ele hoje é o melhor competidor do Pará e um dos melhores do Norte e Nordeste, sem dúvida.
Depois da conquista, com o tempo de 16.948, ele fez outro excelente tempo: 16985 e levou também o primeiro lugar na categoria Aberta Livre.
Após o Galope da Vitória, Danny Márcio disse ao Conexão Rural que “as conquistas são resultados de muita dedicação, amor pelo que faz e confiança em Deus”.

Sábado

No sábado de manhã até noite houve mais disputadas.
  • Cristiano Camargo, do Haras São José, de Castanhal, foi o campeão com 17.453, montando Spoletta TA Fame.
  • Cavalo Iniciante quem ganhou foi Gilberto Sampaio, de Araguaína (TO), com RCH Dolly Fast, com o tempo de24.078.
  • Potro do Futuro: Danny Márcio foi o vencedor mais uma vez montando Dashita One Two TSP.
  • Categoria Jovem A, a vencedora foi Alice da Costa Santos, do Haras São José, de Castanhal, montando El Lider Shady IM, com o tempo de 18.003.
  • Categoria Jovem B, quem ganhou foi Geovanna Viana Peniago Peixoto, montando Desginer Shady, com 17.623.
  • Categoria Jovem C o vencedor foi Daniel Viana Peniago Peixoto, com Designer Shady, com o tempo de 17.624.
  • Matheus Bringel, do Haras São Francisco, de Acará (PA) venceu a categoria Amador, montando Anabella Failas LBP, com 18.056.
  • Categoria Kids Giovana Gil Vaz de Sousa conquistou o primeiro lugar, montando Dark Storm, com 19.325.
  • Profissional Ligt o vencedor foi Gilberto Sampaio, montando The Lights GUN QR, com o tempo de 17.646
  • Principiante A,d a vencedora foi Alice da Costa, do Haras São José, de Castanhal, com El Lider Shady com 18.085.
  • Principiante B quem ganhou foi Gabriel Vasconcelos Pereira, com Lady Mla Shady, com 17.763.
  • Categoria Principiante C, Arthur Alexandre de Sousa Martins ganhou montando Gallop Wood, com o tempo de 17.329.
  • Quellen Oliveira ganhou na categoria Amador Principiante com Bella Dunit Fire, fazendo o tempo de 17. 952.
  • Na categoria Feminino, Gabriela da Mata, de Paragominas, venceu com o tempo de17.656 montando Crazy Ta Fame.
  • Amador Master, o vencedor foi Fernando Paina, montando Point Fifty, com 20.456.

Cerimônia

Ainda no sábado à noite houve uma rápida cerimônia de abertura da 4ª Etapa do Campeonato Paraense de Três Tambores, em Paragominas, com a presença de competidores do Pará, Maranhão e Tocantins.
A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Maxyeli Scaramussa Bergamin; o diretor do sindicato rural e da Prova, Murilo Zancaner, e o presidente da Associação de Tambor e Baliza do Pará, Breno Henry Santos, agradeceram a presença de todos os participantes, o apoio das equipes da organização e colaboradores e desejaram sucesso aos competidores.
Houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e louvor à Deus, em um momento de oração emocionante, sob o comando do locutor Renato Cuiabá.

Tira Teima

No domingo, com inúmeros competidores, houve a disputa da famosa categoria Tira Teima, onde todos participam. O grande campeão foi Danny Márcio Cornélio, do Haras São Francisco, em Acará, Pará, com o tempo gravado de 17 segundos.
E a premiação dos vencedores é sempre uma festa dos campeões e seus familiares. O Tambor une mais as famílias e estimula as crianças em todas suas atividades, especialmente escolar. Show. Parabéns aos organizadores da Prova de Tambor em Paragominas.

Patrocínio

A cobertura da Prova de Três Tambores teve o patrocínio do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas; A&L Rancho de Parauapebas; Renata Country Imports, Avenida Castelo Branco, 1873, Bairro Cidade Nova, em Marabá, sempre oferecendo muitos produtos para quem participa de provas equestres; Darlan Oliveira, Fazenda Boi Gordo, em Canaã dos Carajás (PA); Roberto Basílio, da Fazenda Salua, em Marabá, e Associação de Tambor e Baliza do Pará – ATBPA.

Feira Agropecuária de Canaã

Após quase três anos, por causa da pandemia da covid 19, a 7ª Exposição Agropecuária de Canaã dos Carajás, no Pará, será realizada de 1º a 13 de novembro. O evento é promovido pelo Sindicato Rural do município, o Sicampo, com o apoio da prefeitura municipal, do governo do estado e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (FAEPA), além de empresas e entidades parceiras.
A programação da feira é uma das maiores já vista nos últimos anos na região e inclui shows, palestras, leilões, marcha de muares e muito mais.

O Sicampo divulgou a programação de shows:
  • A ExpoCanaã será aberta dia 1º de novembro com mega show de Gustavo Lima,
  • Dia 3, show evangélico com Gabriela Rocha.
  • Dia 4 de novembro, show católico com o padre Fábio de Melo.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Gilvanda Van, “o Sicampo realizará também uma grande cavalgada ruralista dia 5 de novembro, que sairá da zona rural e terminará passando pelas principais ruas de Canaã, e finalizando com show da dupla Gino e Geno”.
A festa não para por aí.  O tradicional rodeio será aberto na noite do dia 10 de novembro e depois haverá mega show com Wesley Safadão.
E encerrando a programação musical da ExpoCanaã, dia 12 de novembro, outro grande show com um dos mais importantes artistas do Nordeste, hoje sucesso no Brasil, Dorgival Dantas.

Maciel Melo e Erasmo Dibel no Conexão Rural

O cantor imperatrizense Erasmo Dibel, que participou do Salão do Livro de Imperatriz, é um dos destaques musicais do Conexão Rural do próximo fim de semana. O outro destaque é cantor e compositor pernambucano Maciel Melo, autor de Caboclo Sonhador e tantos outros sucessos nas vozes de Elba Ramalho, Fagner e Flávio José, só para citar alguns cantores.  Ele também participou do Salão do Livro de Imperatriz e fez show dia 13 de outubro.
O Salimp teve início dia 8 de outubro e foi encerrado dia 16 de outubro, domingo. A promoção foi da Academia Imperatrizense de Letras.
Parabéns aos amigos Zeca Tocantins, Núbia, Domingos César e a diretoria do AIL por esta maravilhosa festa literária e uma programação musical magnífica.
Link
Leia Também »
Comentários »