MENU

18/10/2022 às 00h00min - Atualizada em 18/10/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Reforço

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforçou número de ministros para examinar ações sobre propaganda no 2º turno. Medida foi tomada devido ao grande volume de representações que chegam ao Tribunal. A decisão foi publicada no Diário da Justiça eletrônico desta segunda-feira (17). A Portaria TSE nº 1007 nomeia a ministra substituta Isabel Gallotti como uma das responsáveis por analisar as representações e reclamações sobre propaganda eleitoral neste segundo turno das Eleições 2022. A norma também designa o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, para participar da distribuição destes processos. A medida foi necessária devido ao excepcional volume de processos sobre o assunto protocolado no TSE referentes à propaganda. A ministra Isabel Gallotti substitui o ministro Raul Araújo, que exercia temporariamente uma dessas funções. Raul Araújo era ministro substituto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas tomou posse como efetivo no TSE em 6 de setembro deste ano. O grupo de ministros responsáveis pela propaganda tem a seguinte formação: Carmen Lúcia (do Supremo Tribunal Federal); – Paulo de Tarso Sanseverino (do Superior Tribunal de Justiça); – Isabel Gallotti (do Superior Tribunal de Justiça); – Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro (juristas); – Alexandre de Moraes (presidente do TSE). Compete a esses ministros julgarem os processos sobre eventuais irregularidades cometidas nas campanhas para o cargo de presidente da República. A portaria estabelece, ainda, que as decisões concessivas ou não de liminares, em matéria de propaganda eleitoral, inclusive a análise de direito de resposta, serão imediatamente submetidas ao Plenário pela Presidência, inclusive por meio de sessão virtual.

Desceu do muro

O presidente do PSDB no Maranhão, empresário Inácio Melo, anunciou nas redes sociais apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele foi candidato a deputado estadual.
Usando boné de Lula, destacou que o “PSDB do Maranhão é Lula”. O ex-dirigente do partido, Sebastião Madeira, desde o primeiro turno que declarou apoio ao petista.  

Olha aí!

Notícia boa para o ex-secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto. Único eleito a deputado federal pelo PSB, o deputado estadual Duarte Júnior confirmou, ontem, em entrevista ao Imirante, que vai novamente disputar a Prefeitura de São Luís. No caso de vitória de Duarte, Clayton assumiria a vaga na Câmara dos Deputados, já que é o primeiro suplente do PSB. É aguardar.  

Campeão

Duarte Júnior foi o candidato a deputado federal mais votado em São Luís, no dia 2 de outubro. Ele obteve 76.264 votos - 13,12% dos válidos. Na eleição municipal de 2020, disputou o segundo turno com Eduardo Braide. O prefeito obteve 270.557 votos, contra 216.665 de Duarte.

Renovação

A Assembleia Legislativa do Maranhão teve uma renovação de 64,3% nas eleições 2022.  Dos 42 deputados, 27 não participarão da próxima legislatura. Entre eles está o deputado de Imperatriz Marco Aurélio (PSB). Nas eleições de 2018, a AL-MA teve renovação de 57,1%. Não foram reeleitos 24 parlamentares.   

E…

Vale lembrar que alguns deputados estaduais não disputaram a reeleição em 2022. Entre eles, Duarte Júnior e Pastor Cavalcante, que concorreram ao mandato de deputado federal.

Números 

Atualmente pouco se fala em Covid-19, mas casos da doença continuam sendo registrados. Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) nesta segunda-feira, foram registrados 67 novos casos da doença em Imperatriz. O boletim anterior registrou 35 casos. Os leitos de UTI e clínicos continuam todos desocupados. Não houve registro de óbito nos municípios maranhenses. 
Link
Leia Também »
Comentários »