MENU

08/10/2022 às 19h36min - Atualizada em 08/10/2022 às 19h36min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere se manter no anonimato. Siga-o, prepare suas receitas e...

GB Edições
Da Redação

O doce é típico da cozinha portuguesa, mas já faz parte da nossa mesa. E a receita não tem nenhuma complicação. Experimente o Pastel de Nata!

Ingredientes: 150 g de massa folhada congelada. Recheio Mais Cremoso:  9 gemas; 9 colheres (sopa) de açúcar; 1/2 litro de creme de leite fresco; Recheio Mais Firme: 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite; 2 xícaras (chá) de açúcar; 8 gemas; 1 ovo; açúcar de confeiteiro e canela em pó a gosto. Modo de preparo: Descongele a massa folhada à temperatura ambiente de acordo com as instruções da embalagem e reserve. Recheio Mais Cremoso: peneire as gemas numa tigela refratária, junte o açúcar e o creme de leite e bata até obter uma mistura homogênea. Em seguida, leve ao fogo em banho-maria e cozinhe, mexendo sem parar, até obter um creme encorpado. Retire do fogo e deixe esfriar. Abra a massa numa superfície lisa com um cilindro até formar um retângulo de 30 cm x 40 cm, de espessura bem fina. Com um cortador circular de 7 cm de diâmetro, corte 6 círculos. Disponha os círculos em 6 fôrmas para empada com a capacidade para 150 ml cada uma. Aperte bem com as pontas dos dedos, retire o excesso, disponha em uma assadeira de 23 cm x 33 cm e distribua o creme sem encher até a borda. Leve ao forno por 45 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada e o recheio um pouco firme. Retire do forno. Sirva os pastéis ainda quentes e, se preferir, polvilhe açúcar e canela em pó. Se você quiser optar por um Recheio Mais Firme: dissolva a farinha em 1/2 xícara (chá) de leite e junte o leite restante. Misture bem e leve ao fogo baixo até ferver. Retire do fogo e reserve. Em outra panela, misture o açúcar e 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo, sem mexer, até obter ponto de fio fraco. Retire do fogo. Despeje aos poucos batendo sempre, a calda de açúcar no leite. Misture bem e deixe amornar por 15 minutos. Reserve. Enquanto isso, peneire sobre uma tigela as gemas e o ovo. Bata com um batedor manual até obter um creme esbranquiçado. Despeje, sem parar de mexer, o creme de ovos sobre a mistura reservada. Bata bem até obter um creme homogêneo. Ligue o forno à temperatura alta. Abra a massa numa superfície lisa com um cilindro até formar um retângulo de 30cm X 40cm, de espessura bem fina. Com um cortador circular de 7 cm de diâmetro, corte a massa em 6 círculos. Disponha-os em 6 fôrmas para empada com capacidade para 150 ml cada uma. Aperte bem com as pontas dos dedos e retire o excesso. Coloque as fôrmas em uma assadeira de 23 cm X 33 cm e distribua o creme até encher a borda. Leve ao forno por 40 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada e o creme ligeiramente escurecido. Retire do forno e sirva os pastéis ainda quentes. Se preferir, polvilhe açúcar confeiteiro e canela em pó.
 

É praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha provado o Beijinho de Coco. O doce é tradicionalíssimo das festas de aniversário

Ingredientes: 395 gramas de leite condensado; 150 gramas de coco ralado; 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina sem sal. Modo de Preparo: Numa panela, misture o leite condensado, a margarina e o coco ralado. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até aparecer o fundo da panela. Coloque numa travessa levemente untada e espere esfriar até que consiga fazer bolinha do tamanho desejado. Passe os “beijinhos” no coco ralado, ou no açúcar cristal, e disponha em forminhas de papel. Dica: O Beijinho de Coco é poderoso aliado na decoração de festas. Experimente passar os docinhos em açúcar cristal colorido.
 

Biscoitos de Mel

Ingredientes: 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 colher (café) de canela em pó; 1 colher (café) de cravo em pó; 1 colher (café) de noz moscada; 4 colheres (sopa) de margarina; ¾ de xícara (chá) de açúcar; ½ xícara (chá) de mel; farinha até o ponto, até que a massa fique firme sem grudar nas mãos, mais ou menos 600 gramas; 2 ovos. Modo de preparo: Abrir a massa fina e recortar os biscoitos usando forminhas próprias ou simplesmente cortar em quadradinhos.  Assar em forno médio em fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo.
 

Bolacha gostosa

Ingredientes: Meia xícara de manteiga; 1 colher (sopa) de leite; 15 gramas de sal de amoníaco; 1 quilo de farinha de trigo; ½ quilo de açúcar; 4 ovos. Modo de preparo: Juntar a farinha de trigo e o açúcar. Adicionar em seguida os ovos, a manteiga e por último, o sal de amoníaco, dissolvido na colher de leite. Depois de amassar tudo muito bem, estender a massa com um rolo, cortando-a com a boca de um cálice ou de um copo. Levar ao forno quente para assar.

Link
Leia Também »
Comentários »