MENU

08/10/2022 às 00h00min - Atualizada em 08/10/2022 às 00h00min

TANTA LARANJA MADURA, TANTO LIMÃO PELO CHÃO

CLEMENTE VIEGAS

CLEMENTE VIEGAS

O Doutor CLEMENTE VIEGAS é advogado, jornalista, cronista e... interpreta e questiona o social.


  
A GRÉCIA ANTIGA já foi, historicamente, o berço de todos os deuses. Tinha o Zeus, o rei dos deuses e governante do Monte Olímpico; tinha a Héra – deusa do casamento e da família; Poseidon – deus dos mares e das águas; Atena – deusa da sabedoria, Dionísio, Deus do vinho e do teatro; Héstia, deusa do fogo E assim outros tantos. Na Mitologia Romana, Diana foi a deusa da caça e da lua.  No Brasil, por aqui, tem-se uma deusa no “Olimpo Eleitoreiro”. Chama-se JUSTIÇA ELEITORAL. E faz-se acima do bem e do mal.

Façamos agora um breve apanhado sobre as lamentações em TANTA LARANJA MADURA. TANTOS LIMÕES PELO CHÃO que são os votos perdidos na urna eleitoral, sejam em grandes ou pequenas quantidades. Mas enfim votos perdidos nas urnas eleitorais.

Começo com “Antônia Cariongo”...

...Cariongo é um codinome quilombola ou indígena, sei lá o quê. Candidata a Senadora pelo Maranhão, via PSOL/REDE.  Numa entrevista à Tv. Mirante, Cariongo, sentou-se escancarada, mostrando de graça, pernas desnudas e o seu fundilho. Um vexame para quem sente o vexame. E ela sorridente! Cariongo teve a (IN)expressiva votação de 34.294 votos. E haja limão pelo chão...

Mariana Carvalho do PSC...

...até que tem vontade de chegar lá, tanto assim que está em todas. Já foi pra vereadora e não deu. Pra deputado estadual e não deu. Para prefeito também não deu.  Agora, por último, foi para Deputado Federal. Teve a estrepitosa quantia de 46.955 votos. Uma montanha de... tantas laranjas maduras espalhadas pelo chão. Tadinha, né?! Com tantos limões pelo chão...

PROFESOR Marco Aurélio...

...para forçar a simpatia do governo e lambuzar-se nas gorduras do erário, tornou-se um COMUNISTA da noite parta o dia. É/rá o queridinho do peito do Flávio Dino neste Chão Tocantino. Candidato do colete do homem a prefeito em 2020, montou em cima de 32.853 votos e agora para continuar gozando seu ninho, tentou como deputado estadual 28.168 Uma decepção, mais uma vez. Ele que o diga. Teve só 28.168 votinhos. E haja laranjas derramadas pelo chão, tanto naquela outra como nessa última. Professor, só uma sugestão: Esse teu sorriso está se parecendo com o sorriso de ROBERTO ROCHA; “Postiço”. Na próxima vê se melhora esse “postiço”.

DOUTORA GRAÇA CARVALHO...

...Doutora Graça precisa entender só uma coisa: faz tempo que a fila andou. Jackson Lago já se foi e ela/Graça, não tem sequer simpatia do eleitorado local. Ainda assim, 1.176 votos! E haja laranjas maduras e tantos limões derramados pelo chão. Doutora Graça ou aciona o seu “desconfiômetro” ou vai continuar dando com os burros n’água. “Direito” seu.

POR FALAR NISSO...

...eu venho desconfiando de que a candidatura para Deputado Federal seja uma boa saída, como se quisessem copiar a JOSIVALDO JP que vem se revelando bom de voto. Negão já está no segundo mandato, de boa!  Olha que Moreira do Marwel, que não tem na testa o que o periquito roía, em 2018, obteve nada menos do que 397 sufrágios. E, diante do que considerou uma “expressiva votação”, saiu agradecendo a todo o mundo e seu Raimundo.

ANTÔNIO PEREIRA...

...Fazer política não é fazer zoada, nem desfraldar bandeira como fez Ribinha Cunha ou LAHÉSIO e outros por aí. Já com um “porrilhão” de mandatos como deputado estadual, nem se vê, nem se ouve falar no seu nome, qual um SARNEY FILHO em seus tempos sempre áureos. E inda que lhe digam que ele está mamando nas tetas do erário estadual, como um esquema na saúde e ele nem aí. todo tempo “nas cabeças”, sem ao menos dizer de onde vem nem para onde vai. Política é arte da malandragem. E essa de fazer zoada ou bandeiradas qual a Mariana, e Lahésio e um tal Ribinha Cunha com 37.935 votos, convenhamos que é muita laranja e muito limão dando caldo, dando sopa...

PASTOR PORTO...

...o Pastor Porto, por um tempo, falava com a empáfia de quem queria se mostrar como um herdeiro ou legatário do legado / Jackson Lago. Ao que se soube por aqui é que o dito cujo, nem teve lá essa expressão, nem prestígio nenhum como vice de Jackson Lago. Para estas eleições à deputado estadual, Porto obteve a mísera e inexpressiva e pífia, e lastimável vergonhosa e calamitosa e catastrófica e desprezível e humilhante e humilhada soma de 222 votinhos contados.  Tivesse, por exemplo o Elias do Boi ainda vivo e nessa disputa, teria dado de goleada no Pastor Porto. He haja essa pouca laranja e esses poucos limões espalhados pelo chão.

DOUTOR ALAIR...

...(ex-vereador, duas vezes) e Secretário de saúde, há que ter visto que na gamela do engenho, tem mel. Ao tentar alçar vôo mais alto (já que a onda agora é pra Deputado Federal) estrepou-se na sua ganância com seus míseros 3.397 votos. Mas, ainda assim, laranjas e limões espalhados pelo chão...

                                                                                                           Viegas interpreta e questiona o social.
Link
Leia Também »
Comentários »