MENU

04/10/2022 às 00h00min - Atualizada em 04/10/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Quem ganhou e quem perdeu

Na verdade, na política não há vencido ou vencedores. Há aquele que articulou de forma errada sua estratégia eleitoral ou aqueles que dependiam de um parceiro bom de voto pra somar a legenda e puxá-lo.  De qualquer forma, só 18 vagas em Brasília e 42 em São Luís, e algum tinha que ficar de fora. O baque vem depois quando começa a fazer indagações, tipo onde foi que errou para não ser reeleito.  

Senador

A situação do senador Roberto Rocha foi complicada desde o início, quando demorou para decidir o que iria disputar. E quando decidiu, já havia sido iniciada a campanha e muitos líderes já tinham definido quem irai apoiar e para completar veio a doença do filho, que o fez se ausentar do estado para acompanhá-lo e sequer pôde votar nele mesmo. Ainda respirou com o apoio do grupo Unidos pelo Maranhão, mas aí já era tarde.

Surpresa

A grande surpresa foi o ex-prefeito Lahésio Bonfim, que devagarinho foi crescendo e na última semana conseguiu superar o senador Weverton Rocha, ficando em segundo lugar e por pouco não conseguia levar a disputa para o segundo turno. Plantou uma semente para daqui a quatro anos. 

Weverton

O senador Weverton Rocha peitou Flávio Dino e se lançou candidato e teve empolgação por todo o estado no início, pra depois começar a cair e ficar em terceiro. Vai juntar os cacos, voltar para Brasília, onde tem ainda quatro anos de mandato, e repensar o que fará após estes quatro anos.

Evangélicos

Na disputa entre os dois candidatos a deputado do meio evangélico, todos cantavam a bola só um deles será eleito, não há vagas para os dois e foi isso que ocorreu. JP foi eleito e o pastor José Cavalcante ficou de fora da lista dos 18.

Também

Outro caso em que um candidato soma votos para sua eleição, mas não o suficiente para puxar outro candidato do seu partido foi Roseana Sarney, que a previsão era de que ela iria somar mais de 100 mil votos e acabou ficando abaixo desse percentual, o que deixou Hildo Rocha fora mesmo somando mais de 80 mil votos. MDB elegeu somente Roseana. 

Dois

Duas bolas cantadas como certas: Rildo Amaral e Janaina Ramos. Os dois desde início da campanha sempre foram apontados como candidatos eleitos e entre tantos candidatos foram os dois eleitos de Imperatriz. 

Todos

Contra tudo e contra todos, tivemos no 1° turno de 2022 uma votação mais expressiva do que aquela que tivemos em 2018. Foram quase 2 milhões de votos a mais! Também elegemos as maiores bancadas da Câmara e do Senado, o que era a nossa maior prioridade neste primeiro momento.

Elegeu

Elegemos governadores no 1° turno em 8 estados e elegeremos nossos aliados em outros 8 estados neste 2° turno. Esta é a maior vitória dos patriotas na história do Brasil: 60% do território brasileiro será governado por quem defende nossos valores e luta por um país mais livre.

Mentira

Muita gente se deixou levar pelas mentiras propagadas pelos institutos de pesquisas, que saíram do 1° turno completamente desmoralizados. Erraram todas as previsões e já são os maiores derrotados desta eleição. Vencemos essa mentira e agora vamos vencer a eleição!
Link
Leia Também »
Comentários »