MENU

30/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 30/09/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Segurança e transparência 

Ontem o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu com convidados internacionais que participam das missões de observação eleitoral. Ele destacou que “a Justiça Eleitoral garantirá que o exercício da democracia seja realizado de maneira segura, transparente e confiável. A democracia brasileira vive o maior período de estabilidade. As eleições no país são limpas, seguras e transparentes”. Segundo Alexandre de Moraes, as eleições deste ano simbolizam o respeito à democracia como único regime político onde todo poder emana do povo e deve ser exercido pelo bem do povo, para garantir o crescimento e fortalecimento da República brasileira. “A democracia é uma construção coletiva daqueles que acreditam na liberdade, daqueles que acreditam na paz, na dignidade, na redução da fome, na prevalência da educação e na garantia da saúde de todas as brasileiras e de todos os brasileiros”. O presidente do TSE reforçou que, graças à tecnologia confiável e segura, a urna eletrônica sempre foi e continuará sendo motivo de orgulho nacional. “No domingo tenho absoluta certeza que teremos a festa democracia, de todos os brasileiros e de todas as brasileiras, com paz, segurança, harmonia, respeito, liberdade, consciência e responsabilidade”.
 

Tranquilidade

Durante o evento “Diálogo com a Imprensa”, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargadora Angela Salazar, agradeceu a presença dos profissionais e demonstrou sua satisfação em presenciar o interesse da imprensa pelo processo eleitoral, afirmando que a Justiça Eleitoral está encarando as eleições com muita tranquilidade, na expectativa apenas de que a festa da democracia refletirá, como de praxe, a vontade do eleitor manifestada nas urnas.
 

Chance

Caso o partido alcance o quociente eleitoral, a candidata a deputada estadual Janaina Ramos teria grandes chances de se eleger. No Maranhão, o quociente está em torno de 80 mil votos. Esposa do prefeito Assis Ramos, Janaina é filiada ao Republicanos e apontada como concorrente mais forte dentro da sigla. Caso eleita, Imperatriz teria a primeira mulher como representante na Assembleia Legislativa. É aguardar.
 

Apoio

O prefeito de Buritirana, Tony Brandão, está apoiando a reeleição do deputado federal Hildo Rocha (MDB). E também a reeleição do deputado estadual Antônio Pereira (PSB). O ex-prefeito, Vagtônio Brandão, também apoia os dois deputados, que participaram de uma grande caminhada em Buritirana. 
 

Votação em 2018

Na eleição de 2018, Imperatriz teve 8 candidatos a deputado federal. Novamente Ildon Marques foi o mais votado no município, com 23.294 votos (18,42%), seguido de Davi Alves Silva Jr, 17.257 (13,65%); Sebastião Madeira, 15.848 (12,53%); Daniel Fiim, 12.923 (10,22%); Josivaldo JP, 10.415 (8,24%); Antonio Torres, 3.407 (2,69%); Esmerahdson de Pinho, 2.693 (2,13%); e Dra. Graça, 2.240 (1,77%). Nenhum candidato foi eleito, a exemplo da eleição anterior.  Este ano, Imperatriz tem 13 candidatos a deputado federal. É torcer para que agora consiga ter pelo menos um eleito para a Câmara Federal. 
 

Paz nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes que integram a série A do Campeonato Brasileiro, promove nesta sexta-feira (30), às 9h30, um “tuitaço” pela #PazNasEleições. O público-alvo são as pessoas envolvidas com o esporte e os torcedores dos times. A ação mobiliza o futebol brasileiro e faz parte da campanha  Paz nas Eleições, lançada na última semana. O foco da iniciativa, que compara a eleição com a competição em campo, é estimular o eleitorado a votar com liberdade e respeito, a fim de que a violência fique de fora da disputa eleitoral. Conforme a campanha, essas duas festas populares devem ser pacíficas.
Link
Leia Também »
Comentários »