MENU

24/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 24/09/2022 às 00h00min

SAL

Texto de artigo do Dr. Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM.

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
O primeiro motivo é que reduzir o consumo de sal diminui a pressão sanguínea em hipertensos, além de fazer parte da prevenção de pressão alta.

Ademais, reduzir o sal (sódio) também pode ajudar a prevenir o acúmulo de fluidos nas pernas ou no abdômen, ou seja, diminuir a queixa de inchaços.

Outro motivo é que pessoas com insuficiência renal crônica e insuficiência cardíaca precisam controlar a ingestão de sódio (sal) para prevenir a sobrecarga de volume que, por sua vez, aumenta a pressão sanguínea e causa edema (inchações) e falta de ar.

Quando a ingestão de sódio cai de 4.000 mg (40 g) para 2.000 mg (20 g) por dia, por exemplo, a pressão arterial cai em uma proporção de 2 a 3 mmHg. Um saquinho de sal daqueles de restaurante tem aproximadamente 1,0 g.

Essa redução pode ser de até 10 mmHg em alguns anos e, assim, pode diminuir substancialmente o risco de uma pessoa desenvolver doença cardíaca no futuro.

 

Benefícios de uma dieta com pouco sal!

Além de reduzir a pressão sanguínea, uma ingestão de sódio mais baixa pode reforçar a efetividade de medicamentos anti-hipertensivos. A ingestão de menos sódio também é associada com outros benefícios para a saúde, o que inclui: a redução dos riscos de morte por AVC, melhor controle da insuficiência cardíaca e a redução dos riscos de desenvolver cálculos renais e osteoporose.

As principais fontes de sódio em uma dieta são os alimentos processados, as comidas preparadas em restaurantes e o sal que adicionamos.

Os principais incluem: marmitas congeladas, comidas em lata, sopas e alimentos em conserva, lanches com frios e embutidos, queijos, condimentos, molhos em geral, molhos para saladas, pães, alguns cereais

O sódio encontrado em comida processada corresponde a aproximadamente 80% da ingestão diária de uma pessoa.

Quem tem pressão alta deveriam consumir menos de 2,3 g de sódio por dia. Ademais, pessoas com outras condições podem receber a orientação de ter um consumo ainda menor, com cerca de 1,5 g a 1,8 g/dia.

Só que a realidade é outra. A maioria das pessoas adicionam mais sal a comida por um hábito as vezes reflexamente, sem pensar. 

Parece ser difícil cortar a quantidade de sódio que você ingere em sua dieta, porém a maioria das pessoas sentem que seu paladar se ajusta rapidamente aos níveis mais baixos de sal.

Isso ocorre porque o gosto do sal é adquirido e se adapta.

Assim sendo, é só aguardar seu paladar se readaptar, o que ocorre em um período de 10 a 14 dias se a pessoa se comprometer com uma dieta hipossódica.

Ervas frescas, temperos picantes sem sódio e vinagre com sabor são alternativos saborosos que compensam a ausência de sal na comida.

 

Sugestões para dieta

  • Saiba que você poderá sentir o gosto da comida diminuir no começo, mas outros sabores agradáveis surgirão em duas semanas.
  • Considere cortar ainda mais o sódio de suas refeições para ser mais permissivo nos lanches.
  • Evite usar o saleiro de mesa e reduza ou elimine o uso de sal quando cozinhar. Procure por produtos com baixo teor de sódio.
  • Vem aí novos tipos de rótulos alimentares que ajudarão esse controle
 
Vamos viver mais!
 
Link
Leia Também »
Comentários »