MENU

21/09/2022 às 16h14min - Atualizada em 21/09/2022 às 16h14min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Auditorias 

O Tribunal de Contas da União (TCU) tem realizado auditorias em todo o processo de votação brasileiro, seguindo rigorosamente os padrões internacionais expedidos pela Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai). Os auditores federais de controle externo que compõem as equipes são todos servidores concursados, estáveis e independentes. Essas auditorias não são apurações paralelas. Todas as etapas do trabalho têm ocorrido com total cooperação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma delas consiste em realizar testes amostrais em 4.161 urnas eletrônicas, em operação no dia da votação, para aferir a integridade dos boletins de urna (BUs). A integridade dos BUs é indispensável para a correta apuração dos votos depositados e a viabilização de recontagem e auditagem posterior.  A ação funcionará assim: vias impressas dos BUs serão recolhidas nas seções eleitorais pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que as encaminharão ao TSE. A Corte Eleitoral, por sua vez, as entregará ao TCU, para que seus auditores possam comparar a informação do documento físico com a disponibilizada pelo TSE na rede. O TCU dará ciência ao TSE da amostra selecionada após a conclusão dos procedimentos de totalização e recebimento dos respectivos dados. Com essa ação, o Tribunal atestará que a informação exposta ao público na seção eleitoral é a mesma totalizada pelo TSE e que compõe o resultado final da eleição. A Corte de Contas acompanhará o trabalho do TSE até a divulgação do resultado das eleições deste ano. A auditoria do trabalho da Justiça Eleitoral será feita com foco na transparência e na prestação de contas à sociedade. 
 

Disputa 

A 10 dias das eleições, pesquisa Ipec/TV Mirante mostra a disputa “cabeça a cabeça” entre os candidatos a governador Weverton Rocha (PDT) e Lahesio Bonfim (PSC), na briga por vaga a possível 2º turno. Weverton aparece com 20% e Bonfim com 16%, um empate técnico. Na liderança, o governador Carlos Brandão (PSB), com 41%. A pesquisa, contratada pela TV Mirante, tem o registro na Justiça Eleitoral com o número MA 04923/2022. O grau de confiança dos dados é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 800 eleitores maranhenses, entre os dias 14 e 19 de setembro. 
 

E…

A pesquisa Ipec/TV Mirante mostra os outros candidatos na seguinte situação: Edivaldo Holanda Júnior (PSD) – 7%; Enilton Rodrigues (PSOL) – 1%; Joas Moraes (DC) – 1%; Simplício Araújo (SD) – 1%; Frankle Costa (PCB) – 1%; Hertz Dias (PSTU) – não pontuou. Branco/Nulo: 5%. Não sabe/Não respondeu: 8%.  
 

Olha aí!

O ex-deputado estadual Manoel Ribeiro parece que ainda não está satisfeito por ter exercido seis mandatos e passado dez anos como presidente da Assembleia Legislativa. É que ele está tentando voltar à AL, após oito anos sem mandato. Disputa pelo MDB. Manoel Ribeiro é irmão do ex-deputado federal e atual prefeito de Arame, Pedro Fernandes, e tio do deputado federal Pedro Lucas. 
 

Piso

O relator do Orçamento Geral da União de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), afirmou que o Senado pode votar a liberação de até R$ 7 bilhões para estados e municípios pagarem o piso salarial da enfermagem. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, aguarda o aval do governo para a apreciação de outras propostas que preveem por exemplo a repatriação de bens no exterior para arcar com os custos do piso.
 

Campanha

Os candidatos a governador Carlos Brandão (PSB) e Weverton Rocha (PDT) intensificam as suas campanhas na região tocantina nesta reta final. Ontem, a caravana de Brandão “Juntos Para o Bem do Maranhão” esteve em Estreito, Porto Franco, Campestre do Maranhão, São João do Paraíso e São Francisco do Brejão. Na terça-feira, a caravana de Weverton Rocha esteve em Estreito, Porto Franco, Montes Altos, João Lisboa, Senador La Rocque e Amarante. 
Link
Leia Também »
Comentários »