MENU

21/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 21/09/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrgues


    

Expotuor – Tucumã e Ourilândia - PA

A Expotuor, a Feira Agropecuária de Tucumã e Ourilândia, no Pará, foi realizada com sucesso de 14 a 17 de setembro.
No sábado, dia 10 de setembro, houve uma grande cavalgada pelas ruas de Tucumã, com a presença dos dirigentes do sindicato rural, produtores rurais e de cavaleiros e amazonas do município, da vizinha cidade de Ourilândia e região.
A Expotuor foi aberta oficialmente na quarta-feira, dia 14 de setembro, na mesma noite da abertura do rodeio da Companhia de Rodeio Os Indomáveis, que teve o comando do experiente locutor Piracicabano.
O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural, Francival Cassiano e a esposa Valéria; do vice-presidente do sindicato, Divino Galvão e esposa; do prefeito de Tucumã, Dr. Celso Lopes; do prefeito de Ourilândia, Dr. Júlio César Dairel; diretores do sindicato, representantes da Companhia Os Indomáveis, os donos das boiadas, patrocinadores; a rainha e as princesas da Feira e os corajosos cowboys do Pará, Goiás, Tocantins e Maranhão.
O presidente do Sindicato Rural, Francival Cassiano, agradeceu o apoio das prefeituras de Tucumã e Ourilândia, dos patrocinadores e do público em geral.
O vice-presidente do Sindicato, Divino Galvão, também agradeceu a presença de todos e o apoio das prefeituras municipais das duas cidades e dos patrocinadores.
O prefeito de Ourilândia, Dr. Júlio César Dairel, e o prefeito de Tucumã, Dr. Celso Lopes, parabenizaram o sindicato rural pela realização da Expotuor e desejaram boa feira a todos.
Em seguida, houve apresentação de Muares e Equinos e, depois, com a participação do comentarista Jonh Moraes e do locutor Nilson Rodrigues, começaram as disputas do rodeio em touros, que chegam a pesar até uma tonelada cada.

 

Prova de Marcha de Muares

Na quinta-feira (15) à tarde foi realizada a Prova de Marcha de Muares dentro da programação da Expotuor.
As provas de Marcha de Muares vêm crescendo a cada dia no Pará, especialmente no sul e sudeste do estado. E hoje as provas já fazem parte da programação da maioria das feiras agropecuárias.
Na Expotuor de Tucumã e Ourilândia os destaques foram os muares do Haras Santos Reis, de Rio Maria, no Pará. A apresentação foi do locutor Welves Gomes e os comentários do jovem juiz João Vitor. O juiz testa o rendimento, a formação, a conformação do animal, a maciez, entre outros itens do animal para depois anunciar a nota de cada.

 

Campeões

Cavalo Marcha Picada
  • Campeão: Banzo do Timbó
  • Proprietário: Weliton Timbó
  • Apresentador: Gravata
  • Redenção, Pará.

Égua marcha picada
  • Campeã: Janaína da Cavalgada
  • Proprietário: Roberto Paulinelli
  • Apresentador: Marquin
  • Rio Maria, no Pará.

Cavalo marcha batida
  • Campeão: Porche das Caraíbas
  • Proprietário: Onício Laureano
  • Apresentador: Marquin
  • Xinguara, Pará.
  • Pau D’arco, Pará.

Burro
  • Campeão: Triunfo Santos Reis
  • Proprietário: Roberto Paulinelli
  • Apresentador: Marcio
  • De Rio Maria, Pará.

Mula Iniciante
  • Campeã: Novela Santos Reis
  • Proprietário: Roberto Paulinelli
  • Apresentador: Marcio
  • Rio Maria, Pará

Mula Adulta
  • Campeã: Jandaia Santos Reis
  • Proprietário: Roberto Paulinelli
  • Apresentador: Murilo
  • Rio Maria, Pará

O presidente do Sindicato Rural, Francival Cassiano, diretores e pecuaristas e o público em geral elogiaram a Prova de Marcha de Muares realizada na Expotuor.
 

Aplicar Drones

No sábado pela manhã, a empresa Aplicar Drones, fez demonstração do uso de drones nas lavouras para produtores rurais da região, com a presença do prefeito de Ourilândia, Dr. Júlio César, e do presidente do Sindicato Rural de Tucumã e Ourilândia, Francival Cassiano. O diretor da Aplicar Drones, Diego Peterlli, explicou detalhes sobre o funcionamento dos drones e destacou sua importância para o homem do campo. A Aplicar Drones fez também demonstrações no período da noite para as pessoas que visitaram o estende da empresa durante a Expotuor.
 

Expositores

Empresas dos mais diversos segmentos do agronegócio participaram da Expotuor em Tucumã: maquinários agrícolas, energia solar, concessionárias de veículos, instituições bancárias, produto agropecuários, madeiras e até talentosos artesãos da Associação Aldeia Cultural de Ourilândia. Os expositores ouvidos pelo programa Conexão Rural, entre os quais Glauber Lacerda, da Raça Agropecuária (Tucumã), Márcio Borges, da Marcovel, Lima, da Agripeças (Marabá, Xinguara e Castanhal), Fábio Campos, representante Comercial da Zebu – Troncos e Balanças, e Rafael Mady, do Sicredi, parabenizaram a diretoria do Sindicato Rural de Tucumã e Ourilândia pela realização da Expotuor e ficaram satisfeitos com os resultados de negócios concretizados ao longo da feira.
O estante destaque da Expotuor 2022 foi da Associação Aldeia Cultura de Ourilândia, no Pará, que apresentou os trabalhos em artesanato de vários artistas da cidade. O presidente da entidade, Glaelson Vieira, também elogiou a organização da feira.
O pessoal da Apae de Ourilândia serviu uma deliciosa garapa durante a Expotuor e o presidente da entidade, João Batista, estava satisfeito com a participação na Feira Agropecuária.
O público marcou presença todas as noites da Expotuor, especialmente em dias de shows. A Praça de Alimentação estava sempre bem movimentada e (o pessoal do espetinho também faturou um dinheiro extra.
O deputado federal Joaquim Passarinho, acompanhado do presidente do Sindicato Rural, Francival Cassiano, visitou os estandes da Expotuor 2022.

 

Leilão Agropecuária Orio

No sábado, no espaço Tucumã Leilões, ocorreu o leilão da Agropecuária Orio e convidados, que tem 35 anos de experiência promovendo leilões no Pará. Foram oferecidos 80 Touros Nelore P.O.; 10 Touros Nelore Mocho P.O. e 10 Novilhas Tabapuã P.O., além de animais de corte.
 

Final do rodeio

No sábado à noite, foi realizada a grande final do rodeio da Companhia Os Indomáveis. No ritual de abertura, o locutor Piracicabano pediu paz no mundo
Após todo o ritual tradicional de abertura do rodeio, com a presença de autoridades, representantes da Companhia de Rodeio Os Indomáveis, diretoria do sindicato rural, rainha e princesa da feira, e muita queima de fogos, finalmente entraram na arena os peões semifinalistas. Dos 15 participantes ficaram apenas cinco para a disputa final.
Mais uma vez o público prestigiou o rodeio da Companhia Os Indomáveis e a final foi emocionante e bastante acirrada.
O campeão do rodeio foi Leandro Martins, de Colinas (TO), que levou uma Moto Honda CG FAN 160.
O segundo lugar ficou com Gleison Aranha, de Tucuruí (PA), que também ganhou uma Moto Honda CG FAN 160, e o terceiro colocado foi Gersione Ramos, de Redenção (PA), que levou como prêmio uma Moto Honda POP.
O presidente do Sindicato Rural, Francival Cassiano, fez uma avaliação positiva da Expotour.  “100% positiva. Deu tudo certo e só temos é que agradecer o apoio das prefeituras de Tucumã e Ourilândia, dos patrocinadores e do público em geral que compareceu à feira durante a Expotuor”, afirmou Francival.
O rodeio foi comandado pelo experiente locutor Piracicabano, que está perto de completar a narração de MIL rodeios pelo o Brasil. Ele mais de 35 anos de atividade em rodeios.
Parabéns, meu amigo Piracicabano. Você realmente é um grande locutor de rodeios. Sucesso aí em Santa Helena de Goiás, em mais um rodeio. E até breve.
Parabéns também aos locutores Luciano Goiano (um dos diretores da Companhia Os Indomáveis); Jonh Moraes (comentarista), Nilson Rodrigues e Welves Alves, narrador de rodeio, de e especialista em Prova de Marcha de Muares e Prova de Laço.

 

Shows

Entre os shows da programação musical da Expotuor estavam a experiente dupla Rio Negro e Solimões, Wagner Diniz, a dupla Vitor e Luan e a cantora Manu Batidão, que fez o encerramento da Expotuor no sábado à noite.
A cobertura da Expotuor teve o patrocínio do Sindicato Rural de Tucumã e Ourilândia, Frigorífico Rio Maria, Aplicar Drones, Raça Agropecuária (Tucumã), e Agripeças – Marabá, Xinguara e Castanhal.
A Expotuor de Tucumã e Ourilândia é destaque do Conexão Rural do próximo fim de semana.
E hoje, 21 de setembro, é o Dia da Árvore. Preserve as árvores. Elas fazem parte da nossa vida.
Leia Também »
Comentários »