MENU

18/09/2022 às 11h59min - Atualizada em 18/09/2022 às 11h59min

Casa em Primeiro Lugar

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON assina a coluna CASA EM PRIMEIRO LUGAR no Caderno de Domingo, publicação do Jornal O PROGRESSO, desde 2003.

GB Edições

   

Salada queimada

A salada dura vários dias na geladeira e é uma delícia. Espete pimentões verdes e vermelhos com um garfo e queime-os em cima do fogo. Vá colocando os pimentões num saco de papel e feche para abafá-los. Tire toda a pele, pique e tempere como salada, à seu gosto. 

Santo remédio

Quando queimar a boca com alguma comida ou bebida, bata uma clara em neve, pegue uma colherada e coloque na boca (não precisa engolir). O alívio é rápido e inacreditável. 

Farinha de rosca

Há quem diga que farinha de rosca de pão ralado é bem mais saborosa. E ainda, para ralar o pão com mais facilidade, congele o pão. Retire do freezer e rale imediatamente.

Fritura sem cheio

Para se livrar do desagradável cheiro de fritura na cozinha, é só colocar um ramo de salsinha no óleo e fazer a fritura normalmente. Fica sem nenhum cheiro.

Fora amarelado

Aquela blusa de seda branca amarelou? É simples. Deixe a blusa de molho no leite desnatado por uma hora. Em seguida, enxágue numa mistura de 25 ml de água oxigenada para cada litro de água. Enxágue outra vez em água limpa. Seque na sombra.

Dica

As roupas brancas que são poucos usadas devem ser envolvidas em papel de seda azul, ou tecido, para não amarelarem.

Truque

Evite guardar as roupas de lã em saquinhos plásticos, porque as fibras precisam respirar. O modo correto de guardá-las é em sacos feitos com tecido bem fininho de algodão.

Maionese mais saborosa

Experimente fazer a maionese com azeite de oliva e no final bater alguns ramos de salsinha. Pode ser usado no tempero de saladas, ou então acrescente sal e pimenta e sirva como acompanhamento de torradas. Lembrando que não se deve guardar maionese, principalmente aquela feita em casa. Bata a quantidade que será consumida na hora.

Outra receita

Para dar sabor especial saladas de legumes, tempere a maionese (caseira ou não) com alho socado, sal e pimenta. Numa travessa, disponha legumes cozidos:  abobrinha, couve-flor, batatas, cenoura, beterraba, ovos, azeitonas e pimentão. Sirva o molho de maionese à parte. Não guarde sobras de molho de maionese. Faça a quantidade que será consumida.

Comida animal

É cada vez mais comum os alimentos para cães ou gatos em latinhas. Se o animal não consome todo o produto de uma só vez, a sobra que será utilizada na outra refeição deve ser guardada na geladeira. Há quem não goste desta prática, no entanto estes alimentos são produzidos dentro de normas de higiene específicas e podem perfeitamente conviver com os nossos alimentos do dia a dia. Vale lembrar, que não devem ser guardados na própria lata. Se achar desagradável colocar estes alimentos nos recipientes usados na cozinha, separe um pote com tampa somente para este fim. Evite dar "alimento velho" para o cão ou gato. Leia atentamente as instruções de armazenagem contidas nas embalagens. Comida animal estragada faz um mal danado aos bichinhos.

Fresquinha de novo

Se as batatas estiverem murchas, descasque-as e coloque-as em água fria. Ficarão consistentes novamente.    

Água fria

Enquanto descasca as batatas, coloque-as em água fria, assim não ficarão escuras.

Reciclagem

Casca de batata refogadas ou frita é uma delícia. Lave bem as batatas antes de descascá-las. Frite tempero e refogue as cascas normalmente ou então frite em óleo quente. Frite bem crocante, escorra em papel absorvente, acrescente sal e sirva a seguir.
Leia Também »
Comentários »