MENU

14/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 14/09/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Agronegócio

Hoje, nossa coluna é totalmente dedicada à Feira Agropecuária de Xinguara, a FAX 2022, realizada de 3 a 11 de setembro. Xinguara, no sul do Pará, é considerada a capital do Boi Gordo.
 

Cavalgada

O Sindicato dos Produtores Rurais de Xinguara (SPRX) realizou no sábado, dia 3 de setembro,  a tradicional Cavalgada Ruralista, uma das maiores do sul e sudeste do Pará, dentro da programação oficial da Feira Agropecuária da cidade (FAX), que foi aberta no sábado mesmo e prosseguiu até domingo, 11 de setembro.
Depois da cavalgada, aconteceu a também tradicional Queima do Alho, com muita costela de boi, carne de porco e peixe, reunindo famílias de produtores rurais e de tropeiros, apaixonados pela autêntica comida caipira. Na oportunidade,  pecuaristas  da região foram homenageados pelo Sindicato Rural.

 

Israel & Rodolfo

E à noite, houve mega show com Israel & Rodolfo. Pessoas de Xinguara e de municípios vizinhos compareceram ao Parque de Exposições para assistir ao show desta excelente dupla goiana.
 

Grupo Rio Vermelho

No domingo, dia 4, foi realizado o importante Leilão do Grupo Rio Vermelho, com a presença da família Quagliato e de pecuaristas de Xinguara e região.
Na segunda-feira ocorreu o Leilão Comercial – JA Leilões & Sindicato Rural.
Dia 7 de setembro, quarta-feira, ocorreram provas de Marcha de Muares.
As provas aconteceram na Pista de Marcha de Muares Comendador Fernando Luiz Quagliato, do Parque de Exposições Orlando Quagliato, sob o comando locutor goiano Welves Gomes.
Pela manhã, na categoria Cavalo Marcha Picada o campeão foi o cavalo Junco da Escadinha, do Haras Santos Reis, de Rio Maria, no Pará, que teve como apresentador o cavaleiro Marquin.    
Categoria Égua Marcha Batida, a campeã foi Ubatuba Porteira, com o cavaleiro Guilherme.
Categoria Mula Jovem: campeã ‘Província Santos Reis, com o cavaleiro Marcelo Pereira.
Égua Marcha Picada, Janaína da Cavalgada, com Marquin.

 

Agradecimentos

Enquanto isso, o pessoal trabalhava firme na chamada Queima do Alho, que é o preparo do famoso arroz carreteiro, que foi servido com muito carinho para todos os presentes
No começo da tarde do dia 7 de setembro, quarta-feira, houve uma rápida cerimônia  de abertura oficial da Prova de Marcha de Muares, com a presença do presidente do Sindicato Rural, Joel Lobato, diretores do sindicato e pecuaristas da região. O pecuarista Roberto Paulinelli também agradeceu a presença de todos e destacou seu amor pelos muares.

 

Vencedores

Na categoria Mula Iniciante, a vencedora foi Novela Santos Reis, com o Márcio.
Categoria Cavalo Marcha Batida:
Primeiro lugar: Porche das Caraibas; com Marquin.
Categoria Égua Marcha Picada:
Primeiro lugar; Janaína da Cavalgada, com Marquin.
E fechando as provas de Muares com a categoria Mula Adulta, a vencedora foi Jandaia Santos Reis, com cavaleiro Murilo.
O pecuarista Roberto Paulinelli, do Haras Santos Reis, comentou sobre as vitórias conquistadas. “Estes resultados são frutos de muita dedicação há muitos anos aos muares”, disse ele.

 

Comitivas

Na quinta-feira à noite foram premiadas as comitivas vencedoras da cavalgada realizada dia 3 de setembro pelas principais ruas de Xinguara. A grande vencedora foi a comitiva Rio Vermelho, coordenada pelo pecuarista Beto Hernandes.
 

Abertura do Rodeio

Em seguida, foi realizada a abertura oficial do rodeio profissional da Companhia Ítalo Todde da 23ª FAX, com todo o ritual comandado pelo experiente locutor Ricardo Gomes, incluindo a presença da rainha e das princesas da FAX e homenagem à Deus e à Nossa Senhora Aparecida.
O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural, Joel Lobato, diretores do SRX, autoridades e um grande público. E o Hino Nacional executado na viola por Gabriel Viola.
O presidente Joel Lobato agradeceu o apoio do governo do Estado do Pará, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAEPA), da prefeitura municipal, da diretoria e do público presente ao evento.
Na sexta-feira, dia 9 de setembro, houve Prova de Laço, recorde de inscrições.
Foram mais de seiscentas inscrições para a inauguração em grande estilo da Pista de Laço Sebastião Peres Campelo do Parque de Exposições Orlando Quagliato. Foram entregues R$ 30 mil em prêmios para os vencedores.
1º Lugar aberto  - cabeceiro: Arthur Negrão – Pezeiro: Daniel Jussara – Prêmio: 10.000,00
Os organizadores da Prova de Laço em Dupla, João Paulo Rosso, e Rafael Crivelil, fizeram uma avaliação positiva da competição e agradeceram o apoio do presidente do Sindicato Rural de Xinguara, Joel Lobato, da diretoria e de todos que prestigiaram o evento durante esta sexta-feira.

 

Prova de Três Tambores

Já no sábado, penúltimo dia da FAX, com a participação de representantes do Pará, Maranhão e Tocantins, foi realizada a 2ª Prova de Três Tambores em Xinguara e a primeira na nova Pista de Laço Sebastião Peres Campelo do Parque de Exposições Orlando Quagliato. O evento reuniu 56 animais, 40 competidores e quase R$ 10 mil em prêmios.
O Teste Horse foi vencido por Adriano da Silva Costa, com Monaliza Ta Fame VZ, com o tempo de 19.089, que conquistou também o 1º Lugar na categoria Aberta, montando Cream Ta Fame – 18.481
O segundo lugar ficou com Rogério Sousa Rios, montando Helenista Apollo RT, com 19.303, e o terceiro lugar quem conquistou foi Humberto dos Santos Oliveira, montando Bonne Red, com 19.521.
Categoria Mirim:
1º Lugar: Liz Paulinelli Carucio, montando Lisa Holy Bee LCB, com 19.314;
Categoria Jovem Unificada
1º Lugar: Arthur Alexandre de Souza Martins – Gallop Wood, com 19.065
Categoria Aberta Livre
1º Lugar: Adriano da Silva Costa – Cream Ta Fame – 18.481
Categoria Baby
1º Lugar: Isabela Paulinelli Carucio – Safira Santos Reis – 22.362
Categoria Júnior
1º Lugar: Maria Clara Paulinelli Untura – Madona Santos Reis – 19.930
Categoria Feminino
1º Lugar: Bruna Paulinelli – Sugar Craker – 19.035
A Renata Country, de Marabá, também marcou presença na FAX 2022. A diretora da empresa, Renata Bandeira, participa das provas de Tambor.

 

Leilão Cabo Verde

No domingo, encerrando a programação de leilões da FAX 2022 em Xinguara, foi realizado na Tatersal Joel Lobato o Leilão Top das Raças Tabapuã e Girolando da Fazenda Santa Lúcia, do Grupo Cabo Verde
O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural, Dr. Joel Lobato, dos pecuaristas Roque Quagliato, Antônio Tetê e TA da Casa da Roça, entre outros pecuaristas de Xinguara e região.
O leilão, comandado pelo experiente leiloeiro Diego Castro, foi realizado numa parceria do Grupo Cabo Verde com a André Teodoro Leilões. O diretor do Grupo Cabo Verde, Murilo Coelho, agradeceu a presença dos pecuaristas e amigos e desejou bons negócios a todos.

 

Grande final do Rodeio

A final do rodeio da Companhia Ítalo Todde foi realizada domingo, dia 11 de setembro, com a presença do prefeito de Xinguara, Dr. Moacir, do presidente do Sindicato Rural, Joel Lobato, do diretor de Rodeio da FAX, João Paulo Rosso, diretores, representantes da Companhia Ítalo Todde, os donos das boiadas, dos 12 cowboys classificados e da rainha e das princesas da Feira.  A disputa foi bastante acirrada.
O campeão foi Raílson Douglas, de Araguatins, no Tocantins, que recebeu o prêmio das mãos do presidente do Sindicato Rural de Xinguara, Joel Lobato e depois falou sobre a conquista.
Em segundo lugar ficou Gleisson Aranha, de Tucuruí, e em terceiro lugar Carlos Alexandre, de Itupiranga, no Pará.

 

Artistas

Entre os artistas que se apresentaram na FAX em Xinguara estavam: Edivan Viola e banda (de Xinguara); Murilo Huff, Débora e Gerúsia, João Gomes, a dupla mineira Ícaro e Gilmar, Wagner Diniz e a dupla Paulo e Natan. A FAX foi encerrada no domingo à noite com o show de Carol Alves.
A cobertura da FAX 2022 teve o patrocínio do Sindicato Rural de Xinguara, Neres Hotel, Frigorífico Rio Maria, Petro Comaxin, e Agripeças – Marabá, Xinguara e Castanhal.
Agradecemos ao presidente do SRX, Dr. Joel Lobato, e a todos os patrocinadores pelo o apoio para que o Conexão Rural fizesse a cobertura total desta importante Feira Agropecuária.
Link
Leia Também »
Comentários »