MENU

10/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 10/09/2022 às 00h00min

O faz de conta da política...

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

  
No Brasil da propaganda política, nada é por acaso.

Candidato e/ou candidatos, que se apresentam sem “sobrenome” ..., mas de linguagem viciada, disparatada para chama a atenção do eleitor sem compromisso e com gesto de anarquia.

A prova disto são as sugestivas alcunhas robustecidas de “prolóquios” populares para completar o tamanho da vulgaridade de uma campanha eleitoral.  

Veja bem: a estratégia tem a finalidade de disseminar esses adágios puramente como se a política fosse um picadeiro de divertimento popular diante de um cenário representativo preocupante.  

Se perguntarem qual é a função da Política?

Não saberão responder... são adequados de acordo os empurrões de partidos interessados em fazer número de figurantes do que qualidade e superar mais do que à vontade de trabalhar dignamente. 

Jamais irão dizer que a política tendo como benefícios comuns e recuos necessários para o entendimento. Nesse naipe são completamente leigos.

Agora, faça uma filtragem desses nomes lançados como candidatos nesta contenda partidária com o intento de ser eleito deputado estadual... por enquanto, neste pleito.

Peço seu voto...
DOIDÃO... (fig.) se comporta de forma transloucado, imprudente, que não liga para aquilo que faz e fala;

Peço seu voto...
BOGA...(fig.) se não votar, vá tomar no boga! Alguns mal-educados sigam uns aos outros dizendo essa esdruxula verborragia;

Peço seu voto...
BACURAU... (fig.) nome comum de várias aves noturnas, como a rasga-mortalha, agourenta toda;

Peço seu voto...
CAPETA... (fig.) provavelmente associado ao diabo; tinhoso, ardiloso;

Peço seu voto...
BARRIGA CHEIA... (fig.) no coloquial ter mais olho que barriga… companhia desfeita;

Peço seu voto...
DINDIN... (fig.) instrumento de pagamento usado nas negociatas e transações escusas;

Peço seu voto...
CANETA AZUL… (fig.) transformismo circense com a intenção de formatar seu próprio desenho animado e folclórico no plenário do legislativo caso chegue lá;

Esses são os perfis de alguns pretensos candidatos aos cargos eletivos para a Assembleia Legislativa Estadual do Maranhão... excelentes para formar uma comissão de ÉTICA, se eleitos forem.

Pois é. A falta de concepção é uma misericórdia que destrói... até quando vai permanecer esse processo pelo qual se tornará diferente deste modelo político sem futuro?
(...) “Toda mudança começa com a elaboração e direcionamento de nossos pensamentos” ... eles são os instrumentos de construção e definição de tudo que vamos tecendo à nossa frente.

É! Como disse um velho pensador...
“Quem defende uma política sem alternância só deseja poder, capaz de apenas usufruir e não contribuir”. 

Infelizmente, essas práticas odiosas continuam... legislando em causa própria… em detrimento a todos os eleitores brasileiros.

Não há nenhuma situação que não se possa mudar... basta, somente, ter vontade política.

 
Que Deus ilumine as mentes retrógradas.
Link
Leia Também »
Comentários »