MENU

10/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 10/09/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Não ser eleito

O que fazer para não ser um bom candidato que não foi eleito? Eleição não é vestibular ou entrevista de emprego. Não adianta ter o melhor currículo, a melhor formação, saber mais que seu concorrente se isso não se traduzir em identificação e voto dos eleitores. Não adianta reclamar depois, dizer que o eleitor não sabe votar ou que a política não é justa. A eleição é justa sim. Ganha aquele que consegue alcançar mais e melhor o coração do eleitor.

Histórias

Por isso:  Não foque em mostrar onde e em que se formou para os eleitores. Mostre histórias pessoais inspiradoras suas ou de superação de pessoas que você ajudou na vida. Pare de representar em números aquilo que você fez. 1 milhão de atendimentos ou R$ 2 milhões em emendas NÃO. Mostre a história de como era antes de você, as dores, sofrimentos e o que mudou depois do seu trabalho.

Tema

Se for dar uma opinião sobre um tema relevante, parta do princípio de que você é totalmente contra ou totalmente a favor. Se for meio a favor ou meio contra, recorte a parte que é a favor ou contra e opine só sobre ela, de forma firme e sem meias palavras. Seja branco ou preto. Cinza jamais! Propostas em cards ou carrosséis são como maquetes. Não comovem nem convencem ninguém. Mostre exemplos reais de que suas ideias e propostas funcionam em outro lugar do Brasil e do mundo. Se for tão novo que não tiver igual, exemplifique com os problemas de hoje, com depoimentos de quem vive isso e como esses sofrimentos sumiriam com suas ações.

Logotipo

Pare de colocar seu logotipo e número em tudo que faz. Por vezes, nem seu rosto precisa estar em tudo. Não é você que vai ganhar a eleição. É a história que você vai contar e o quanto o eleitor vai encará-la como verdade. Emocione. Provoque amor, paixão, ódio e raiva. Esclarecer e “elevar o debate” é perder. E aí? Você tá fazendo campanha eleitoral ou estudando pro vestibular?

Candidato

Líder do Patriota da região e com sua candidatura a deputado estadual em crescente, o médico Lourival Lima acaba de ganhar mais um reforço. O candidato a governador do PSC, Lahesio Bonfim, declarou: “Dr. Lourival Lima é o meu candidato a Deputado Estadual”. Durante ato público ocorrido em Açailândia em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, Lahesio Bonfim declarou apoio à candidatura do Dr. Lourival Lima. 

Mundo

Rayssa Leal, skatista imperatrizense vice-campeã olímpica e medalhista de ouro nos X Games, estava em um evento na Nike World Headquarters, nos Estados Unidos. Nossa campeã posou ao lado do rapper Travis Scott, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno. Nas redes sociais outros atletas nacionais e internacionais interagiram com a skatista na foto publicada. Foto de milhões, né galera?

Renúncia

Frede Campos é mais um do PP que renuncia candidatura a deputado federal e complica a vida de Amanda Gentil. Que terá de se rebolar muito mais para atingir o coeficiente eleitoral para o partido eleger deputado e ela está entre eles.

Rally

O maior circuito de estrada do mundo passo por Imperatriz e seguiu para Paragominas e Salinas, onde terminará. Foram dois dias de intensa movimentação no parque de exposição. Rally dos Sertões movimentou cerca de R$ 1 milhão na economia da cidade. No Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva as equipes locais onde ficaram reunidos, são 50 motos, 100 utvs, 50 carros de competição, 80 carretas, 100 motorhomes, 200 caminhonetes e 70 caminhonetes da organização.
Link
Leia Também »
Comentários »