MENU

01/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 01/10/2020 às 00h00min

Bastidores


Fiquem “veacos”
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou ontem uma parceria com o Facebook Brasil e o WhatsApp Inc. para combater a desinformação e abusos durante as eleições 2020.  O acordo faz parte de uma série de medidas tomadas pelo tribunal para incentivar a circulação de informações oficiais sobre o processo eleitoral. As plataformas ofereceram produtos e serviços, sem custo aos cofres públicos. Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, as plataformas devem fazer valer suas regras de conteúdo para evitar o uso abusivo dos serviços, o que é ainda mais importante em períodos eleitorais. “Agradeço o espírito de cooperação e enfatizo a importância dessa parceria para o TSE, para a democracia brasileira e para o país de uma maneira geral”, disse o ministro, ao fazer referência à revolução digital e ao espaço que as plataformas ocupam na vida das pessoas. Ele lembrou que, infelizmente, esses meios são utilizados com maus propósitos para obter vantagem ilícita, para difamar pessoas, desconstruir componentes essenciais da democracia que é a informação verdadeira. O presidente do TSE ainda afirmou que a grande vantagem dessa parceria é tentativa de eliminar a circulação de notícias falsas, enfrentar os comportamentos inautênticos coordenados, uso indevido de robôs, impulsionamentos ilegais e uso de perfis falsos que espalham notícias deliberadamente falsas.

Confirmado
Confirmando o que a coluna noticiou, ontem a ASCOM anunciou a saída de Josivaldo dos Santos Melo, o JP, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Não informou, entretanto, o motivo. Mas sabe-se que foi político. JP deixou o cargo para aderir à campanha do candidato Sebastião Madeira (PSDB). Ele é suplente do deputado federal Eduardo Braide, candidato a prefeito de São Luís e com chances de ganhar. Em Imperatriz, o PMN, pelo qual Braide se elegeu, apoia Madeira. Para o seu partido não ingressar na justiça alegando infidelidade partidária, pulou para o ninho tucano. 

E…
O substituto de Josivaldo JP na Secretaria de Desenvolvimento Econômica é o bacharel em Direito e pastor Wilson Alves Moreira Filho. Ele vinha respondendo pela Assessoria de Projetos Especiais, cargo que agora passa a ser ocupado por Wildeanderson Veras Rodrigues, bacharel em Administração de Empresas e empresário do ramo de medicamentos. Na Assessoria de Comunicação foi efetivado o jornalista Josué Moura. O titular, Sérgio Macedo, pediu exoneração para trabalhar na campanha eleitoral.
 
Incrível!
Como um candidato que é advogado pratica atos proibidos pela legislação eleitoral? Será não acreditar em punição ou vacilo mesmo? Porque não é possível que não entenda de lei. É o caso  do candidato a prefeito de São Luís pela coligação “Resgate o Amor pela Ilha”, advogado Duarte Júnior (Republicanos), que dirigiu o PROCON. Ele sofreu duas derrotas, ontem,  na Justiça Eleitoral. Na primeira, o juiz José Nilo Ribeiro Filho, da 2ª Zona Eleitoral, proibiu o republicano de continuar a distribuir camisetas a seus apoiadores em atos de campanha. E também determinou que o candidato forneça as notas fiscais de compra das camisetas já distribuídas durante ação de adesivação de veículos realizada na Praça Maria Aragão. Na segunda ação,  o juiz concedeu liminar contra Duarte após ele ser flagrado distribuindo material de campanha na área interna do prédio de Marcação de Consultas e Exames, um órgão público.  

Vergonhosa
O senador Confúcio Moura (MDB-RO) classificou como dramática e vergonhosa a situação do país quanto ao acesso dos estudantes à internet, considerada fundamental garantir educação aos mais pobres. As escolas brasileiras têm, em média, menos de um computador para cada quatro alunos de quinze anos. O país está em penúltimo lugar em um ranking de 78 países em uma análise dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgada Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE.
Link
CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Relacionadas »
Comentários »
Loading...