MENU

03/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 03/09/2022 às 00h00min

Colesterol, mitos e verdades

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
A hipercolesterolemia, com é a denominação cientifica dessa ocorrência é uma doença silenciosa que pode causar diversos males ao sistema cardiovascular resultando principalmente em infarto ou acidente vascular encefálico. Manter uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas são as ações para diminuir os riscos das doenças cardiovasculares causadas por excesso de colesterol, existem muitas dúvidas sobre o assunto, confira (11) onze mitos e verdades sobre o tema.

1. Somente obesos tem colesterol alto. MITO, nem todas as pessoas com excesso de peso tem colesterol alto, magros podem ter conteúdo sanguíneo elevado. Não é fator determinante.

2. Óleo de coco diminui o colesterol e auxilia o emagrecimento. MITO, não há evidências cientificas nenhuma sobre este fato.

3. Alimentos ricos em fibras ajudam a combater o colesterol. VERDADE, as fibras solúveis e insolúveis são benéficas, as insolúveis reduzem o colesterol a nível intestinal, enquanto as solúveis geram substâncias que reduzem a síntese do colesterol.

4. Existem dois tipos de colesterol, o bom e o ruim. MEIA VERDADE, esta é, provavelmente, uma maneira não tão correta de explicar os males que o excesso de colesterol pode causar ao corpo. Colesterol é um tipo de gordura e possui estrutura química única. O uso dos termos RUIM e BOM refere-se ao tipo de proteína que está transportando o colesterol, se estamos falando do colesterol transportado pela LDL, usamos o termo ruim, pois essa favorece o acúmulo de colesterol no corpo e nas artérias. Ao contrário, se esse mesmo colesterol está sendo transportado pela HDL, chamamos de bom, pois essa lipoproteína trabalha removendo o excesso de colesterol do corpo, favorecendo sua excreção nas fezes.

5. Colesterol alto é fator de risco para outras doenças. VERDADE, o excesso de colesterol devido ao seu depósito em vasos pode ocorrer eventos isquêmicos.

6. Somente alimentos fritos aumentam o colesterol. MITO, sabemos que poucos alimentos aumento o colesterol, no Brasil as frituras caseiras usam óleo de soja, o mais acessível, com pouco efeito, não sendo tão deletério. A nível industrial e nos fast food usa-se a gordura trans que devem ser rigorosamente evitadas, ou seja, nem toda fritura irá elevar o colesterol.

7. É possível controlar o colesterol apenas com a alimentação, VERDADE, embora existam casos com a medicação indispensável, a maioria das dislipidemias é causada por estilo de vida inadequado. O uso diário de gorduras saudáveis, com azeite de oliva, óleos vegetais pouco processados peixes ricos em Ômega 3, carnes e aves com baixo teor de gorduras.

8. Colesterol alto é um fator genético VERDADE, a hipercolesterolemia genética existe, mas é a minoria dos casos, o histórico familiar e teste genéticos levam ao diagnóstico.

9. Exercícios físicos contribuem para manter o colesterol controlado. VERDADE, atividade física regular, de 3 a 5 vezes na semana, e com duração mínima de 40-50 minutos, favorece o aumento da HDL, auxilia na redução do colesterol, redução do peso e melhora a resistência à insulina, favorecendo todo o metabolismo corporal de gorduras.

10. Colesterol alto não gera sintomas no paciente. VERDADE, a hipercolesterolemia faz parte do grupo das chamadas “doenças silenciosas”, que não causam nenhum sintoma. Se por um lado isso evita o sofrimento do paciente, por outro, dificulta seu tratamento; faz com que ele não tenha uma percepção de que melhorar a alimentação, praticar exercícios regulares e fazer o uso correto de medicamentos no modifiquem as chances de ter um infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular encefálico.

11. Gordura trans pode aumentar o índice de colesterol circulante VERDADE, todos os alimentos que contêm gorduras trans devem ser evitados, contribuem para aumentar o colesterol. Infelizmente, a atual rotulagem brasileira permite que alimentos que contêm menos de 1% de gorduras trans por porção declarem no rótulo que são zero trans, fato que não é verdadeiro. Portanto, para evitar erros, recomendamos, sempre, reduzir e, se possível, evitar alimentos industrializados gordurosos.

Observar nossas normas comportamentais para vivermos mais.
__________________________________________________________________________________________
Texto publicado pelo Dr. Max Lima, Conselheiro Federal pelo estado do Mato Grosso, cardiologista e intensivista.
Link
Leia Também »
Comentários »