MENU

02/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 02/09/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Mulheres

No seminário que comemorou um ano da lei de combate à violência política contra a mulher, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) afirmou esperar a eleição de, no mínimo, 25% de mulheres para a Câmara dos Deputados para a próxima legislatura. Conforme a Agência Câmara, hoje as deputadas ocupam 15% das cadeiras. “Tenho certeza de que nós vamos ampliar a participação das mulheres na Câmara federal e quem sabe a gente chegue a 25% ou 30% nesta legislatura, porque as ferramentas para isso estão sendo dadas, que são o tempo de televisão e rádio, ocupação dos espaços dentro das executivas dos partidos e também o financiamento, que é inegável que ajuda na campanha das mulheres”, disse Carmem Zanotto. Segundo a parlamentar, quando o financiamento era privado os recursos destinados às candidatas não passava de 5% ou 10% do total. Já o analista legislativo João Carlos Costa chamou a atenção para o aumento do número de candidaturas femininas para a Câmara dos Deputados neste ano. Conforme ele, o percentual de mulheres candidatas ao cargo passou de 31,6% para 34,5%. Ele levanta a hipótese de que isso seja influenciado pela reforma eleitoral aprovada pelo Congresso no ano passado, que adotou novas regras para incentivar a eleição de mulheres e negros para a Câmara dos Deputados.

Mais um

O juiz eleitoral André Bogéa Santos pediu vista do processo contra o PL de Miranda do Norte, que teria usado candidaturas femininas “laranjas” nas eleições para vereador, em 2020. Mas já existem cinco votos pela manutenção da decisão de 1º grau, da juíza Jaqueline Rodrigues da Cunha. Com a cassação da chapa, o partido perderia seis vereadores. Na semana passada foram cassadas as chapas do PP de Caxias e do MDB de Lago do Junco. Cada partido perdeu dois vereadores.

Fora

O senador Weverton Rocha (PDT), que sonhava com o apoio de Luís Inácio Lula da Silva (PT) na sua campanha para o governo do Estado, está fora da agenda do ex-presidente, que nesta sexta-feira estará em São Luís para participar de um ato na Praça Maria Aragão com o governador Carlos Brandão (PSB) e o candidato a senador Flávio Dino (PSB). Ontem, em entrevista à Rádio Mirante AM, Weverton disse que não recebeu nenhum contato de Lula.

Nas ruas

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) surpreendeu ao “sair da toca”. Candidata a deputada federal, ela participou de uma caminhada na cidade de Timon, na tarde desta quarta-feira. Presente o candidato a deputado estadual Coronel Schnneyder (MDB). Roseana foi acompanhada por uma multidão.

Entenda

Na semana passada o estádio Frei Epifânio da Abadia não passou na vistoria do Corpo de Bombeiros e foi interditado, mesmo sendo retirados os entulhos da cobertura que desabou. Além do desabamento, também foi detectado um problema na arquibancada que fica para o lado da rua Gonçalves Dias. Se a interdição é por questão de segurança, por que continuam funcionando órgãos públicos no estádio? Existem a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Junta Militar, a Liga Imperatrizense de Futebol (LIF) e outros. Inclusive uma família mora lá. 

Números da pandemia

Boletim divulgado na tarde de ontem, quinta-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), registra 70 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. O boletim do dia anterior registrou 89 casos. Todos os leitos de UTI continuam desocupados. Os leitos clínicos também estão desocupados. Um óbito foi registrado na cidade de São Luís. Já ocorreram 10.987 mortes no estado.
Link
Leia Também »
Comentários »