MENU

31/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 31/08/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

EXPOTUC escolhe a Rainha e a Miss Simpatia 2022
E realiza grande cavalgada no sábado pelas ruas de Tucuruí

O baile para a escolha da Rainha e da Miss Simpatia Expotuc 2022 foi realizado na noite de sexta-feira (26) na área da churrascaria do Sindicato dos Produtores Rurais de Tucuruí (PA), com a presença maciça de associados da entidade, autoridades, familiares e amigos das candidatas.  Já tradicional na cidade, o baile antecede a abertura oficial da Feira Agropecuária, que neste ano ocorrerá de hoje, de 31 de agosto, a domingo, 4 de setembro.
O evento foi aberto com as saudações do vice-prefeito de Tucuruí, Jairo Holanda, e do presidente do Sindicato dos Produtores Rural do município, Roberto Barbosa. Eles agradeceram o apoio do prefeito da cidade, Alexandre Siqueira, que não pôde comparecer ao baile devido à compromisso em Belém, da diretoria do sindicato, do público presente e dos patrocinadores. Disseram que era uma honra contar com a presença de todos depois de 2 anos sem a realização da Expotuc, por causa da pandemia da Covid-19.
Houve apresentação da talentosa Camila Berranteira, destaque nacional como tocadora de berrante.
Em seguida começou o evento principal da noite, ou seja, a escolha da Rainha e da Miss Simpatia da Expotuc 2022. Primeiro, as dez candidatas se apresentaram em grupo com muito charme e simpatia. Depois, elas se apresentaram em duplas e, por último, individualmente, para que os jurados pudessem concluir seus votos com segurança e tranquilidade. Após os desfiles, os jurados se reuniram numa sala do salão para a soma dos votos. Enquanto os jurados somavam os votos, Daniel do Acordeon animava a festa e colocava muitos casais para dançar, forró, xote e baião.

Eleitas

A bailarina Suzzane Castro, 18 anos, natural de Tucuruí e patrocinada pelo Sicoob foi eleita a Rainha Expotuc 2022. No questionário que respondeu para o Sindicato Rural, informou que ama esportes e sua paixão é o futebol.
Suzzane adora fazenda desde criança e revelou que foi criada no meio rural.  Ao ser entrevistada pelo programa Conexão Rural, Suzzane Castro afirmou que estava “muito feliz por sua eleição e se dedicará de corpo e alma como Rainha da Expotuc”.
E a goiana Amanda Lima, radicada em Tucuruí, foi eleita Miss Simpatia da Expotuc 2022. Ela tem 20 anos de idade, é blogueira e é patrocinada pelo Sindicorte.
Amanda disse ao Conexão Rural que sempre foi ligada ao campo, adora cavalos e estava muito feliz com a conquista. “Esta conquista foi a realização de um sonho e dedico à minha avó Socorro, que está no Céu”, declarou.
As demais candidatas que participaram da disputa também foram bastante elogiadas pela beleza e simpatia pelo público presente. São elas: Andréia Aquino, Ana Priscila, Danny Serrão, Evelyn Silva, Izadora Veiga, Maria Fernanda, Mariana Martins e Kellen Paiva.
“Deu tudo certo. Promovemos o melhor baile para a escolha da Rainha Expotuc da história de Tucuruí. Muita gente e uma grande festa. E eu fiz questão que todos os jurados fossem de fora e nenhum de Tucuruí. Os jurados escolhidos são pessoas que realmente entendem de festa country.  E que nem um parente, até terceiro grau, participasse do concurso da Rainha e da Miss Simpatia”, afirmou o presidente do SPRT, Roberto Barbosa.
A coordenadora do Baile da Rainha foi a esposa do presidente Roberto, dona Maria do Socorro. “Estou muito feliz, apesar que tivemos algumas pequenas falhas. Mas deu tudo certo e esses erros corrigiremos na festa do ano que vem. Os jurados fizeram suas escolhas com independência e a festa foi maravilhosa”, declarou.

Jurados

A Comissão Julgadora para a escolha da Rainha e da Miss Simpatia foi formada pelas seguintes pessoas de diversos municípios paraenses:
  • Mayrla Andrade Ferreira, artista da cena, professora, pesquisadora e doutora em Educação.
  • Caroline Gonçalves Barbosa, procuradora.
  • Zandro Clay Marques Gurjão, estilista, figurinista e preparador de misses.
  • Lindemberg Monteiro dos Santos, pesquisador e diretor artístico.
  • José Carlos de Abreu, empresário na área country.
  • Após o anúncio das vencedoras a festa prosseguiu até de madrugada ao som de Daniel do Acordeon.

Cavalgada

No sábado (27), o Sindicato dos Produtores Rurais de Tucuruí promoveu uma grande cavalgada pelas ruas da cidade. Cavaleiros e amazonas se concentraram a partir das 14h em frente ao Cemitério Jardim da Saudade, no bairro Terra Prometida, e às 16h deixaram o local e percorreram algumas ruas, avenidas e bairros com suas tralhas coloridas e em comitivas uniformizadas. Houve participantes de 4 a 68 anos de idade, animados pelo experiente locutor Carlos Oliveira.
A cavalgada chegou ao final da tarde de sábado ao Parque de Exposições, sem nenhum incidente, e após análises de uma comissão experiente, formado por diretores do SPRT e pecuaristas de outros municípios, como Geraldo Capota, de Parauapebas (PA), foram anunciados os nomes dos vencedores:

Maior Comitiva:
Poeira da Estrada, com 85 integrantes.

Melhor Comitiva:
  • 1º Lugar: Comitiva Família Reis
  • 2º Lugar: Poeira da Estrada
  • 3º Lugar:  Nóis é Fogo e Não Apaga
Traia Folclórica (Conjunto):
  • 1º lugar: Reis Belchior (Comitiva Família Reis)                 
  • 2º Lugar: Peixinho (Comitiva Poeira da Estrada)
  • 3º Lugar:  Fredson Comitiva (Poeira da Estrada)
Traia Estradão:
  • 1º Lugar: Fábio (Comitiva Família Reis)
  • 2º Lugar: Diego Comitiva (Família Reis)
  • 3º Lugar: Carlinhos Baiano (Comitiva Poeira da Estrada)
Cavaleiro Ancião (Montado):
  • Reis Belchior (Comitiva Família Reis)
Cavaleiro Mirim (Montado):
  • Heitor (Comitiva Nóis é Fogo e Não Apaga) – 4 anos
Rainha da Cavalgada:
  • Eloísa (Comitiva Família Reis)

O Baile 

O Baile para a escolha da Rainha e da Miss Simpatia faz parte da programação da Expotuc 2022, que será aberta oficialmente quarta-feira, 31 de agosto, e prosseguirá até domingo, 4 de setembro.
A equipe do Conexão Rural está em Tucuruí a convite do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Roberto Barbosa, para fazer a cobertura da Expotuc 2022. Detalhes, em breve aqui na coluna, no site www.conexaoruralbrasil.com.br e no programa Conexão Rural na televisão.

Com fóruns sobre agricultura sustentável, GAAS dissemina tema
na pauta do agro. Saiba mais sobre cenário e perspectivas

O Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) traz para a pauta do agro os princípios e as bases dessa modalidade de agricultura, ao realizar o 4º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável e o 1º Fórum Internacional de Agricultura Sustentável. Os eventos ocorrem conjuntamente no Parque Granja do Torto, em Brasília, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, de forma exclusivamente presencial. As inscrições são pagas e devem ser feitas pelo site: https://gaasbrasil.com.br/eventos/.
Um dos principais atrativos da agricultura sustentável é a redução dos custos de produção, que pode chegar a 50% nos sistemas plenamente implementados. Apesar disso, o ritmo de adoção no País ainda é lento, avalia o primeiro-secretário do GASS, Eduardo Martins. “É uma modalidade de produção de alimentos que envolve outra maneira de produzir, com olhar, pensamentos e fundamentos diversos dos da agricultura convencional. Em razão desses aspectos, a adoção é lenta, embora as formas de fazer sejam acessíveis”, detalha.
Para Martins, na prática, a agricultura sustentável se traduz em aumentar a complexidade do sistema produtivo, com foco na diversidade dos insumos utilizados e na biodiversidade dentro e acima do solo. “É um processo que depende do conhecimento sobre como multiplicar esses fatores. Assim, a troca de experiências entre produtores e a formação de consultores ganham relevância para o aumento da adoção”, avalia. (Vincere Associados - Lydia Costa - Camila Gomes).

Confira os destaques do Conexão Rural do próximo fim de semana

  • ExpoGenética 2022 é realizada em Uberaba de 20 a 28 de agosto;
  • EXPOTUC escolhe a Rainha e a Miss Simpatia 2022 e realiza grande cavalgada pelas ruas de Tucuruí - PA;
  • Siproduz promove tradicional cavalgada em Parauapebas (PA) dentro da programação da Feira de Agronegócios, a FAP 2022;
  • Na parte musical, teremos Daniel do Acordeon,  Edivan Viola e Ilmário de Paula.
Link
Leia Também »
Comentários »