MENU

31/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 31/08/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Formação

Professores e Gestores da Regional de Educação de Imperatriz participam de formação para uso e avaliação de dados do SEAMA. O SEAMA é uma importante avaliação diagnostica feita nas principais etapas escolares, nas disciplinas de Português e Matemática.

Seama

Entre os dias 29 e 30 de agosto, a Unidade Regional de Educação de Imperatriz UREI realizou junto com equipe técnica da SEDUC – MA um Curso de Formação para Apropriação e o Uso dos Resultados das avaliações do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA) voltado aos Professores de Língua Portuguesa e Matemática e Gestores Escolares.

Professores

O evento teve como público professores (as) e gestores(as) escolares que ávidos em compreender os dados da prova SEAMA, atenderam ao convite da URE de Imperatriz.

Corredores

Reconhecido como um dos mais importantes corredores para escoamento da produção do agronegócio brasileiro em direção aos portos do sistema norte, o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), controlado pela VLI – companhia que opera portos, ferrovias e terminais – registrou aumento no volume de cargas transportadas no primeiro semestre de 2022. A companhia movimentou 6,6 milhões de toneladas, crescimento de 7% na comparação com o mesmo ciclo em 2021. No período, as operações da VLI na FNS geraram lucro líquido de R$ 278 milhões, ante R$ 186,1 milhões registrados no primeiro semestre do último ano – um aumento de 49%. Os números excluem as movimentações da companhia na Estrada de Ferro Carajás, na qual a VLI opera por direito de passagem para acesso ao sistema portuário do Maranhão.

Palestra

O projeto “Cidadania e Leitura” promoveu a palestra “A importância da leitura e da biblioteca na construção da cidadania”, nesta terça-feira (30), às 18h, na sede da Biblioteca Comunitária Elisangela Cardoso (rua 18, quadra 31, casa 10, Vila Embratel). O evento faz parte de uma das etapas do projeto, a formação de mediadores, que antecede a inauguração prevista para dia 19 de setembro. Essa biblioteca, batizada em homenagem à saudosa pedagoga e ativista social Elisangela Cardoso, é a terceira instalada pelo projeto na área Itaqui-Bacanga.

Biblioteca

A palestra foi ministrada pela professora Leoneide Maria Brito Martins, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), aos mediadores, pais e professores que apoiarão a Biblioteca.

Licença

RESOLUÇÃO 326/2022 - LICENCIAMENTO DO PRESIDENTE pastor Cavalcante. A Comadesma torna pública, por meio desta resolução de nº 326/2022 o LICENCIAMENTO do Pastor José Alves Cavalcante, do cargo de Presidente desta convenção, pelo prazo de 60 dias, entre 29 de agosto e 29 de outubro do presente ano. Com a licença do Pastor Cavalcante, o Pastor Raul Cavalcante Batista, 1º Vice-Presidente da Comadesma, assume o cargo de Pastor Presidente pelo referido período, nos termos do artigo 39 e parágrafo único do estatuto.

Sonho

Apaixonada por literatura desde criança, Brie Araújo, de 24 anos, realiza o sonho de lançar o seu primeiro livro. Brie se inscreveu para a chamada de originais da editora TAUP e foi selecionada dentre outros 150 projetos para ter seu livro publicado através de financiamento coletivo online. Agora, “Astros que viajam por planetas poucos fraseados” está em fase de pré-venda e o link da campanha para apoiar a publicação pode ser acessado nos perfis da jovem escritora. Ao comprar o livro, você já contribuirá.

Enfermagem

Cursando Enfermagem na Universidade Federal do Maranhão, Brie Araújo começou a escrever os primeiros textos do livro durante o período da pandemia, quando houve pausa nas atividades acadêmicas. Além do isolamento social, a autora teve que enfrentar o luto pela perda de sua bisavó, Dona Célia Magalhães, que inspirou um dos poemas presentes na obra.
Link
Leia Também »
Comentários »