MENU

30/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 30/08/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Inspeção

Equipe técnica da Polícia Federal terminou a em todas as etapas do sistema eletrônico de votação, nos respectivos componentes internos e no software da urna eletrônica. O trabalho, que começou na segunda-feira (22) e se estendeu por toda a semana, foi realizado na Sala Multiúso, no subsolo do edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), preparada especialmente para o ciclo de inspeções das Eleições 2022. A Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE (STI/TSE) acompanhou os peritos e forneceu informações e esclarecimentos sobre a segurança do processo eleitoral. O modelo UE2020, versão mais atual da urna, foi amplamente estudado pelos especialistas da PF. Universidades de renome nacional, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), já entregaram ao TSE as conclusões dos estudos aprofundados que realizaram em todo o sistema eleitoral que será usado nas Eleições 2022. Vinculada ao Ministério da Justiça, a Polícia Federal é uma das diversas entidades habilitadas por resolução a acompanhar o desenvolvimento e a fiscalizar os sistemas eleitorais do país. As inspeções também podem ser realizadas por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Polícia Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas e de universidades, entre outras instituições.
 

Adesão 

No meio da semana passada foram postadas nas redes sociais imagens do prefeito de Governador Edison Lobão, Geraldo Braga, com o deputado federal Hildo Rocha. Mas já na sexta-feira, 26, o prefeito coordenou um ato político com a presença não de Hildo, mas do candidato Clayton Noleto. Além de Braga, também estava o vice-prefeito Flávio Soares.  
 

E…

Já em Estreito, o prefeito Leo Cunha bateu martelo em torno do nome do deputado federal Hildo Rocha, ele que demonstrava ter opção pelo deputado federal Márcio Jerry. Ao justificar seu apoio ao parlamentar do MDB, Leo disse: “Hildo, o povo de Estreito reconhece o seu trabalho e reconhece todos aqueles que nos ajudam, pois o prefeito Leo Cunha está, a cada dia, transformando a cidade de Estreito junto com vocês”. Para estadual, Leo apoia o deputado Antonio Pereira, que está em busca do sexto mandato consecutivo.
 

Na disputa

A primeira-dama de Buriticupu, Edna Silva, é candidata a deputada estadual pelo Patriotas. Na pré-campanha, o prefeito João Carlos havia lançado o nome do pai, Chico Malta. Mas por questão de saúde, Malta foi substituído por Edna, que é forte concorrente a uma das 42 cadeiras do Palácio Manuel Beckman. Em Buriticupu, é recorrente prefeito eleger familiar. Antonio Primo elegeu a esposa, Francisca Primo. Depois, José Gomes também elegeu a esposa, Betel Gomes.
 

Deferimento

Já estão com pedidos de registro de candidaturas deferidos os candidatos a governador Carlos Brandão (PSB), Edivaldo Holanda Júnior (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Hertz Dias, Simplício Araújo (Solidariedade) e Weverton Rocha (PDT). Falta ser deferido do candidato Lahesio Bonfim (PSC). O professor Joas Moraes (DC) teve a candidatura impugnada pela Procuradoria Eleitoral, mas aguarda julgamento pela Justiça Eleitoral. 
 

 Números da pandemia

Boletim divulgado na tarde de ontem, segunda-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), registra 27 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Vale destacar que os dados dos finais de semana são acumulados e divulgados no primeiro dia útil da semana. Todos os leitos de UTI continuam desocupados. Os leitos clínicos também estão desocupados. Um óbito foi registrado na cidade de Raposa. Já ocorreram 10.985 mortes no estado.
Link
Leia Também »
Comentários »