MENU

27/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 27/08/2022 às 00h00min

Inovações que mudam a vida dos pacientes

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão


  
Tecnologias inovadoras chegam para revolucionar nossa vida.

Médicos e outros profissionais de saúde, constantemente, atualizam-se acompanhando a evolução das tecnologias.

Grandes progressos da humanidade foram conseguidos em tempos de grandes crises, como as grandes guerras.

Vivemos um grande e imensa crise, a epidemia do SARS-COV-2 com mais de um milhão de mortos no último ano, e jamais saberemos o número exato de mortos desse flagelo de Deus.

A transformação digital do planeta, com o uso de tecnologia cada vez mais intricada no dia a dia, impacta em todas as áreas do saber e práticas humanas, a medicina, assim como todos os aspectos da vida em sociedade é diretamente influenciada por esses fatores.

A telemedicina, o prontuário eletrônico, cirurgia robótica e as nanopartículas estão entre as novidades registradas na área de saúde.

Esses avanços tecnológicos elevaram a prática e a médica a patamares inéditos em nossa história.

Inicialmente a telemedicina, prática autorizada em caráter excepcional pelo Conselho Federal de Medicina devido à pandemia por COVID-19, permitiu o diagnóstico, prevenção, tratamento e monitoramento de pacientes e doença à distância. Possibilitou superarmos barreiras geográficas para o atendimento, reduzindo, também, custos e agilizando os processos de atendimento médico.

Outra ferramenta tecnológica, associada à telemedicina, integrando em um só lugar os dados clínicos e cadastrais do paciente, permitindo à equipe médica o compartilhamento e análise, sem risco de perda de informações ou de interpretações errôneas. Proporciona maior produtividade e ajuda na composição de diagnósticos mais precisos. 

A cirurgia robótica já é uma realidade avançada no Brasil e no estado do Maranhão. São processos menos invasivos, com maior precisão, menos agressivos com um robô sob controle do cirurgião em uma plataforma robótica.

O médico é quem toma as decisões e controla o robô. A visão 3D simula o cirurgião no interior do paciente. Os braços mecânicos, firmes e estáveis do robô permitem acesso a partes delicadas do organismo, proporcionando dissecções cirúrgicas com maior precisão, mais delicadas e áreas de grande risco com diminuição dos danos colaterais, e com um índice elevado de assertividade.

 

E as nanopartículas e a nanomedicina

Inicialmente, um nanômetro é uma unidade de comprimento do sistema métrico correspondente a 10-9 metro (0,000.000.001 metro, um bilionésimo de metro ou um milésimo de milímetro. Tem como símbolo nm.

Uma nanopartícula situa-se entre 1 e 100 nanômetros, ou seja, em escala atômica ou molecular.

Essa tecnologia é utilizada em implantes, marca passos, nano robôs, válvulas cardíacas e medicamentos aumentando a biodisponibilidade e a farmacocinética melhorando o uso das drogas.

Diversos desses equipamentos já são utilizados atualmente.

Ainda temos progressos notáveis em células tronco. Progresso excepcional. Uma célula pode dar origem a qualquer uma. Ainda em pesquisa, mas de perspectiva futura incomensurável. No campo da ficção poderíamos, por exemplo, criar órgãos para transplantes.
A oncoterapia progredindo no tratamento dos diversos tipos de tumores, usando os dados agora disponíveis e confiáveis nas plataformas eletrônicas, o uso da nanotecnologia na produção de medicamentos.

Fico pensando como mentes brilhantes como Leonardo da Vinci, Barão de Mauá, D Pedro II diriam ao se depararem com o atual progresso da ciência.

A medicina mudou muito e para muito melhor nos últimos cinquenta anos.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »