MENU

23/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 23/08/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Inspeção da PF

Representantes da Polícia Federal (PF) iniciaram nesta segunda-feira, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e do sistema eletrônico de votação que serão utilizados nas Eleições 2022. Até sexta (26), os técnicos trabalharão na Sala Multiuso, no subsolo do edifício-sede do TSE, preparada pelo Tribunal especialmente para esse ciclo de inspeções, onde receberão informações e poderão esclarecer dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral diretamente com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE (STI/TSE). A abertura dos códigos-fontes é uma atividade obrigatória realizada antes de cada eleição, e é uma das ações iniciais do Ciclo de Transparência Eleitoral. Código-fonte é um conjunto de comandos e instruções, escritos em linguagem para computadores, que integram um programa capaz de acionar o funcionamento de equipamentos eletrônicos. Esse conjunto de linhas de programação pode ser inspecionado por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas, da Polícia Federal e de universidades, entre outras instituições. O Departamento de Polícia Federal, vinculado ao Ministério da Justiça, é uma das diversas entidades habilitadas pela Resolução TSE nº 23.673/2021 a acompanhar o desenvolvimento e a fiscalizar todos os sistemas utilizados nas eleições do país.
 

Participantes

Participam da inspeção pela Polícia Federal: os delegados Elias Milhomens de Araújo; Ricardo Ruiz Silva e Victor Barbarella Negraes; os peritos Alexandre de Andrade Silva; Auto Tavares da Câmara Júnior; Breno Rangel Borges Marchetti; Fabrício Dantas Bispo; Ivo de Carvalho Peixinho; João Paulo Vieira Almeida; João Vitor de Sá Hauk e Paulo César Hermann Wanner; e os papiloscopistas Erismar Paixão Ribeiro da Silva e Leonardo Costa Rodrigues Alves.
 

Mais um 

Imperatriz será beneficiada com mais um Restaurante Popular pelo governo do estado. A entrega será às 11h de hoje, na Av. Pedro Neiva de Santa, s/n, ao lado da Terra Produtos Agropecuários. Como o governador Carlos Brandão não pode participar de inaugurações devido à eleição, será representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, e o secretário do Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé. O Restaurante Popular serve refeições por apenas R$ 1,00. Imperatriz já tem dois do estado – um na Godofredo Viana e outro no bairro Bonsucesso.
 

E…

Também hoje, às 8h30, será entregue um Restaurante Popular na cidade de Amarante do Maranhão. O estado já tem mais de 120 unidades implantadas pelo governo do estado, compondo a maior rede de segurança alimentar do país.
 

Deferimento 

Até a tarde de ontem a Justiça Eleitoral ainda não havia analisado nenhum pedido de registro de candidatura em relação aos postulantes ao cago de governador do Maranhão. Aparecem no sistema do TSE como “aguardando julgamento”. São nove candidatos: Carlos Brandão (PSB), Edivaldo Holanda Jr. (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Frankle Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Lahesio Bonfim (PSC), Professor Joas Moraes (DC) Simplício Araújo (Solidariedade) e Weverton Rocha (PDT). De acordo com o calendário Eleitoral, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados.
 

Números da pandemia

Boletim divulgado na tarde de ontem, segunda-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), registra 289 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Vale destacar que os dados dos finais de semana são acumulados e divulgados no primeiro dia útil da semana. Todos os leitos de UTI continuam desocupados. Os leitos clínicos também estão desocupados. Um óbito foi registrado na cidade de São José de Ribamar. Já ocorreram 10.980 mortes no estado.
Link
Leia Também »
Comentários »