MENU

20/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 20/08/2022 às 00h00min

O Aquecimento Global e a nossa saúde

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
Ouvimos todos os dias notícias e assistimos matérias sobre o chamado aquecimento global.

As mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global provocado pelo homem estão alterando os eventos climáticos seja no frio ou no calor.

E esses eventos afetam também a nossa saúde por impactarem o ambiente que inclui a fauna, a flora, a atmosfera, os oceanos, os rios e lagos o meio geoquímico e geofísico.

Proporcionam efeitos nocivos à saúde humana como os problemas respiratórios, os cardiovasculares e, inclusive, o aumento no número de suicídios.  

Para começarmos a entender o termo em inglês, chamados de 4 D´s, damage, distress, disease and death (traduzindo dano, angustia, doença e morte. Mesmo mudanças rápidas e pequenas na temperatura, umidade outros aspectos ambientais podem desencadear eventos extremos, como incêndio florestais, deslizamentos de terra, furacões ou inundações.

Esses fatos levam a uma série de distúrbios em nossa saúde, como aumento do risco de problemas respiratórios como asma alergias, doenças pulmonares crônicas e câncer de pulmão por consequência do aumento do CO2 e do ozônio, pólen, esporos, mofo, partículas finas e substâncias químicas que danificam vias aéreas e pulmões.

O risco de câncer de pele é aumentado pela diminuição da camada de ozônio que permite uma chagada de radiação ultravioleta a terra e além disso os protetores solares tem em sua formula uma substância cancerígena a oxibenzona. A exposição ao excesso de radiação ultravioleta afeta o cristalino e produzir catarata

Outra consequência é o aumento do risco de doenças cardiovasculares e AVC, devido a piora da qualidade do ar e além disso pode disseminar doenças causadas por insetos como a doença de chagas e a doença de Lyme transmitida por carrapatos pela presença de uma bactéria de nome complicado a Borrella Burgdorferi, rara, mas que está aumentando.

Outro fator é a morte por exaustão devido ao calor e insolação devendo evitarmos com atenção nossa exposição ao ar livre nessas condições extremas

As alterações climáticas estão levando a modificação na produção de alimentos, por excesso de uso de novos pesticidas com seleção de novas pragas causando uma dependência em alimentos ultra processados.

A saúde mental e os problemas relacionados ao stress, no calor existe uma tendência as pessoas a brigarem mais levando ao aumento do nível de stress, a ansiedade, levando a solidão e potencializando o suicídio

Todos de Imperatriz lembram que em nosso majestoso Tocantins ao final da tarde estavam presentes, botos, filhotes que pescávamos no flutuante e tinha pacu e muitos outros tipos de peixes.

O aquecimento modificou também a qualidade de água,

Um amigo comum a muitos de nós o Holt, gringo que morava aqui conosco e plantava bananas, Richard Holthauser, veio para o Brasil asou com uma baiana e aqui se estabeleceu. Ele me contava que ao chegar ao Brasil veio a pé de Belém a Imperatriz “na sombra”. Floresta majestosa.

Esteja preparado para os eventos extremos, certifique que sua casa esteja abastecida com suprimentos de emergência e procure descobrir como agir em eventos de diferentes tipos.

Fique atento aos avisos e alertas de desastres, procure atendimento médico imediato se achar necessário, você pode estar bem machucado e não perceber

Olhem para trás e vejam exemplos como Petrópolis e o Sul da Bahia.
Link
Leia Também »
Comentários »