MENU

18/08/2022 às 19h52min - Atualizada em 18/08/2022 às 19h52min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Reunião

No primeiro compromisso como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes se reuniu com os representantes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país. Do Maranhão, participaram a presidente, desembargadora Angela Salazar, e a juíza-auxiliar da presidência, Rosângela Prazeres. No encontro, ele reforçou a união da Justiça Eleitoral para a realização das Eleições 2022 com paz, segurança e transparência. “Estamos absolutamente de portas abertas para todas e todos. O TSE sozinho não faz nada. O TSE atua junto com os Tribunais Regionais Eleitorais e com todos os juízes eleitorais”, disse. Segundo o ministro, é importante que a Justiça Eleitoral tome algumas medidas preventivas em conjunto, e de forma padronizada, antes e, principalmente, no dia da eleição, antecipando alguns procedimentos. Os presidentes dos TREs parabenizaram o ministro Alexandre pelo firme discurso em defesa da democracia e das urnas eletrônicas, realizado na cerimônia de posse, na terça-feira (16). Na reunião, as desembargadoras e os desembargadores apresentaram um breve panorama das principais ações em andamento para a realização das eleições em cada local, com foco nos temas segurança, mesários e combate à desinformação. Na ocasião, a desembargadora Angela Salazar, fez questão de reforçar que a Justiça Eleitoral sempre atuou com retidão e coerência durante esses 90 anos de história. “Toda eleição tem seus desafios, mas a Justiça Eleitoral sempre atuou, e continuará atuando, com coerência e transparência, respeitando a soberania popular”, afirmou.
 

E…

Também foram debatidos durante a reunião a importância do firme combate à desinformação, da articulação com as instâncias locais de segurança, do treinamento das mesárias e dos mesários, e as mudanças na divulgação dos Boletins de Urna (BU).
 

Debate

Ontem aconteceu o primeiro debate entre os candidatos a governador do Maranhão. Foi realizado pela TV Difusora. Não compareceram os candidatos Carlos Brandão (PSB) e Joas Moraes (DC). Presentes Weverton Rocha (PDT), Simplício Araújo (SDD), Edivaldo Holanda Júnior (PSD), Enilton Rodrigues (PSOL), Frankle Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU) e Lahésio Bonfim (PSC). O governador justificou a ausência fazendo críticas à emissora de TV, que segundo ele “não é neutra”. Brandão foi criticado nas redes sociais pela recusa. O segundo debate na Difusora acontecerá no dia 23 de setembro.
 

Lançamento

Na noite de ontem o deputado Rildo Amaral (PP) realizou o lançamento da sua candidatura à reeleição. O evento reuniu um grande número de apoiadores na Maçonaria Lauro Tupinambá Valente – Bairro São José do Egito. Presentes várias lideranças políticas, entre as quais o candidato a deputado federal Clayton Noleto (PSB). 
 

Visita

Nesta sexta-feira, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, estará em São Luís para conhecer o Espaço Caixa Pra Elas. Trata-se de um setor dedicado exclusivamente ao atendimento de mulheres, criado, inicialmente, em 250 agências do país. Para atendê-las, oito mil funcionárias foram capacitadas para dar orientações sobre empreendedorismo, educação financeira e violência doméstica. Na ocasião, o ministro também conversará com beneficiários do Programa Auxílio Brasil. 
 

Ferryboats

A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) apresentou requerimento para aumentar de três para nove o número de senadores titulares da comissão externa que avalia a situação dos ferryboats de São Luís. Ela pede igual número de suplentes. A senadora também pediu que seja respeitada a proporcionalidade partidária da Casa na composição do colegiado. A comissão temporária externa, uma iniciativa do senador Roberto Rocha (PTB), vai verificar in loco a crise do transporte de balsas no Maranhão. O requerimento de Eliziane será votado no Plenário.
Link
Leia Também »
Comentários »