MENU

13/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 13/08/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Prazo

Termina na próxima segunda-feira (15) o prazo para os partidos, as federações e as coligações requererem o registro dos candidatos a presidente e a vice-presidente da República, governador e vice, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual e distrital. O prazo se encerra às 8h para as candidaturas apresentadas pela internet, e às 19h, para a entrega de mídias com a documentação necessária diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – no caso dos candidatos a presidente – ou nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) – nos demais casos. o pedido de registro precisa ser acompanhado da ata da convenção e da respectiva lista de participantes, que deverão ter sido inseridos no sistema CANDex e enviados via internet, ou arquivos digitais gerados pelo sistema entregues à Justiça Eleitoral (JE) pessoalmente em um pen drive até o dia seguinte da realização do evento. O CANDex é um sistema desenvolvido pela JE exclusivamente para o registro de atas de convenções partidárias e de pedidos de registro de candidaturas. Vale lembrar que a legislação eleitoral prevê que, no mínimo, 30% das candidaturas às eleições proporcionais deverão ser preenchidas por mulheres. De acordo com o calendário Eleitoral, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais.
 

Dobradinha 

Em evento realizado na noite de ontem no comitê de campanha em Imperatriz, a candidata a deputada federal Mariana Carvalho (PSC) apresentou o jovem empresário Júnior Vieira (PSC) como seu candidato a deputado estadual. Ele é de São Luís e formado em Ciências da Computação. Já comandou a Secretaria de Segurança Alimentar da prefeitura da capital. 
 

Na região

Nesta quinta-feira, a caravana do governador Carlos Brandão (PSB) esteve em Carolina, Estreito e Porto Franco. Presentes o candidato a vice-governador Felipe Camarão, o candidato a senador Flávio Dino e o candidato a deputado federal Clayton Noleto. Várias lideranças políticas dos três municípios também presentes, entre as quais os prefeitos Dr. Erivelton e Deoclides Macedo, o ex-prefeito Cicin e a candidata a deputada estadual Valéria Macedo. 
 

Em campo

O deputado federal e candidato à reeleição, Josivaldo JP, esteve visitando a cidade de Buriticupu, onde foi recepcionado pela candidata a deputada estadual Professora Marlene e outras lideranças. JP destacou que “para Buriticupu destinei recursos no valor de R$ 1.700,000,00 para as áreas de saúde, educação e abastecimento de água”. 
 

Transparência 

A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) emitiu ordem de serviço determinando que sejam avaliados, dentro do Programa Nacional de Transparência Pública, os portais da transparência ou páginas oficiais de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciários do Estado. Serão avaliados um total de 100 portais de prefeituras maranhenses escolhidas via sorteio, 100 portais de câmaras municipais e seis órgãos da estrutura estadual, sendo eles: Assembleia Legislativa do Estado, Defensoria Pública do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público do Estado e Tribunal de Contas do Estado. O trabalho de exame dos portais já se encontra em andamento, sendo realizado pelos auditores e técnicos do Tribunal. 
 

Números da pandemia

Boletim divulgado na tarde de ontem, sexta-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), registra 18 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. O boletim do dia anterior registrou 64 casos. Todos os leitos de UTI continuam desocupados. E apenas 1 leito clínico está ocupado. Três óbitos foram registrados nas cidades de São Pedro dos Crentes (1), São Raimundo das Mangabeiras (1) e Passagem Franca (1). Desde o início da pandemia já ocorreram 10.965 mortes no estado.
Link
Leia Também »
Comentários »