MENU

09/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 09/08/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Auditoria 

A Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão se reuniu na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) para discutir aspectos da auditoria conjunta na área da Saúde que abrangerá um total de 16 municípios maranhense. Participaram da reunião representantes da CGU-MA, TCU-MA, MPC, MPF, MPMA e TCE, órgãos que construíram o consenso que resultou na aprovação da fiscalização. Durante o encontro, foram abordados aspectos relativos à logística, pessoal envolvido e estratégias que deverão nortear o trabalho. Igarapé Grande e Bela Vista do Maranhão serão os primeiros municípios a terem seus gastos fiscalizados dentro do escopo da auditoria. Na última quarta-feira, o trabalho foi incorporado ao Plano de Ação do Tribunal para este ano, atendendo à deliberação da Rede de Controle, por meio dos órgãos mencionados. Denúncias amplamente divulgadas recentemente em veículos de imprensa nacional apontaram desvios de recursos públicos vinculados à Saúde em vários municípios maranhenses oriundos de verbas específicas para ações e serviços públicos de saúde. O plano de fiscalização terá seu calendário iniciado pelos municípios de Bela Vista do Maranhão e Igarapé Grande, observando aspectos como levantamento da produção ambulatorial (consultas, exames, administração de medicamentos) e dos dados e informações referentes aos contratos da saúde, além da execução orçamentária e financeira das receitas e despesas dos recursos vinculados à saúde nos anos de 2020, 2021 e 2022. A etapa in loco (presencial) ocorrerá no período de 07 a 13 de agosto de 2022, quando a fiscalização terá como foco as contratações, os contratos e a execução orçamentária e financeira referente ao exercício financeiro de 2022. As contratações serão verificadas em função da legalidade, legitimidade, economicidade, aplicações das subvenções e renúncia de receitas, assim como da eficiência, eficácia e efetividade de atos, contratos e fatos administrativos. 
 

Outros 

Os outros 14 municípios a serem fiscalizados nessa etapa são: Afonso Cunha; Bernardo do Mearim, Vitorino Freire, Lima Campos, São Francisco do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Tufilândia, Fernando Falcão, Bom Lugar, Junco do Maranhão, Tuntum, Pedreiras, Caxias e Santa Quitéria do Maranhão.
 

Candidatos 

Terminadas as convenções partidárias para homologação de candidaturas, o Maranhão fechou com  9 postulantes ao cargo de governador. Estão na disputa o Professor Joás (Democracia Cristã-DC), Enilton Rodrigues (PSOL), Carlos Brandão (PSB), Weverton Rocha (PDT), Edivaldo Holanda Jr. (PSD), Lahésio Bonfim (PSC), Hertz Dias (PSTU), Simplício Araújo (Solidariedade) e Frankle Costa (PC).
 

Tocantins

No Estado do Tocantins, são 8 candidatos na disputa: governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), senador Irajá Abreu (PSD), Ronaldo Dimas (PL), Paulo Mourão (PT), Karol Chaves (PSOL), Luciano de Castro (DC), Carmen Hannud (PCO) e Coronel Ricardo (PMB).
 

E...

Para o Senado, são 11 candidatos: Kátia Abreu (PP), Mauro Carlesse (Agir), Dorinha Rezende (UB), Ataídes Oliveira (Pros), Andreia Schmidt (PMB), Guaracy da Silveira (AVANTE) (Avante), Carlos Amastha (PSB), Lazara Merley (DC), Lucia Viana (PSOL), Vilela do PT (PT), e Claudemir Lopes (Patriota).
 

Números da pandemia

Boletim divulgado na tarde de ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) registra 46 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Vale destacar que os dados do final de semana são acumulados e divulgados na segunda-feira. Todos os leitos de UTI continuam desocupados. E apenas 1 leito clínico está ocupado. Foi registrado um óbito em São Luís. Desde o início da pandemia já ocorreram 10.954 mortes no estado.
Link
Leia Também »
Comentários »