MENU

04/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 04/08/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Posse 

No próximo dia 16, terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a menos de dois meses das eleições para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Como vice-presidente, assume o ministro Ricardo Lewandowski. Atualmente a Corte é presidida pelo ministro Edson Fachin. No dia 14 de junho o Plenário do TSE se reuniu em sessão administrativa e elegeu, por meio de voto secreto, os próximos presidente e vice da Corte. Alexandre de Moares é o atual vice-presidente. Após a escolha do seu sucessor, o ministro Fachin disse que a Justiça Eleitoral renovou o pacto com a democracia e com a missão de realizar eleições seguras no Brasil. “A sucessão democrática no exercício dos cargos mais elevados da República, sem percalços e observadas as regras já conhecidas do jogo, seja no âmbito interno da Justiça Eleitoral, seja nas eleições gerais, é o signo inapagável da atuação serena e constante dessa Justiça Eleitoral no âmbito da República”, disse. Fachin desejou tranquilidade e boa sorte no cumprimento da missão aos colegas que o sucederão a partir de 16 de agosto. “A Justiça Eleitoral contará com a temperança e a sabedoria para navegar nessas águas que reclamam, neste momento, firmeza e serenidade”.
 

Maranhão fora

A direção nacional do Progressistas (PP) vetou coligações com o PT em todos os estados. Mas o Maranhão não será afetado, segundo o deputado federal e presidente estadual do PP, André Fufuca. Interfere zero [a decisão nacional na aliança local]. A decisão da nacional do PP só atinge onde o cabeça de chapa for do PT, o que não é o caso do Maranhão”, justificou Fufuca.
 

Nomes 

O PP no Maranhão lançou 19 candidatos a deputado federal. A previsão é de que elegerá apenas um.  Entre os candidatos estão André Fufuca – deputado federal: Allan Garcês – ex-diretor executivo do Ministério da Saúde; Fred Campos – candidato a prefeito de Paço do Lumiar em 2020; Amanda Gentil – filha do prefeito de Caxias; Magno Bacelar – ex-prefeito de Chapadinha; e  Antonildes Medeiros – ex-presidente do CRO/MA. 
 

E...

Para a Assembleia Legislativa, o PP lançou 18 candidatos. Entre eles estão Arnaldo Melo – deputado estadual; Leonardo Sá – deputado estadual; Fábio Braga – deputado estadual; Sérgio Delmiro – ex-secretário de Agricultura; Rildo Amaral – deputado estadual; Rogerio Cafeteira – ex-deputado estadual; Heméterio Weba – ex-deputado estadual; Helena Duailibe – deputada estadual; e Socorro Waquim – deputada estadual. 
 

Benefício 

O Senado e a Câmara promulgaram a Emenda Constitucional 123, que institui o estado de emergência e amplia o pagamento de benefícios sociais. O governo federal vai gastar mais R$ 41,25 bilhões com o pagamento dos benefícios. O pagamento será feito só até dezembro deste ano, dois meses depois das eleições…
 

Olha aí!

Ontem a Justiça do Rio determinou ao governo do Rio de Janeiro que pare de pagar mais de 18 mil pessoas contratadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas do Estado (Ceperj). O pagamento estava sendo feito na “boca do caixa”.  A decisão foi tomada após o Ministério Público do Estado ajuizar uma Ação Civil Pública (ACP) com pedido de tutela de urgência. “A realização de saques ‘na boca do caixa’ que, no agregado, representem o levantamento de quase R$ 226,5 milhões de reais em espécie implica em um volume incomensurável de dinheiro oriundo dos cofres públicos circulando ‘por fora’ do sistema financeiro, cuja efetiva destinação será impossível de verificar”, diz a petição inicial do MPRJ. O caso ficou conhecido como “cargos secretos”.
Link
Leia Também »
Comentários »