MENU

03/08/2022 às 00h00min - Atualizada em 03/08/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Em 5 de agosto, sexta-feira, será o
comemorado Dia Nacional da Saúde


Qual a importância do leite para a saúde? Presente em muitas culturas, o leite é um dos alimentos mais completos e versáteis que existem, podendo ser consumido de diversas formas e em praticamente todas as refeições do dia, e sempre associado à boa nutrição.
Um copo cheio de leite de vaca contém vitaminas A e B, que são excelentes para garantir uma boa visão e o aumento da produção de células vermelhas do sangue; carboidratos para nossa vitalidade e energia; potássio para regular as funções nervosas; magnésio para os músculos; fósforo para liberação de energia; e proteínas para a restauração e o crescimento celular. Mariana Etchepare, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e professora do curso de Nutrição da Universidade Positivo, conta que o leite pode proporcionar vários outros benefícios. “O leite de vaca e seus derivados compõem um grupo de alimentos cultural e nutricionalmente importante, tanto por estarem presentes no cotidiano da maioria das pessoas, como por ofertarem quantidades consideráveis de nutrientes necessários ao desenvolvimento do organismo. No Brasil, o hábito alimentar é consumir leite de vaca na primeira refeição do dia, sendo ingerido puro, com café ou acompanhado de frutas, além de ser o ingrediente constituinte de diversas preparações culinárias tradicionais, doces ou salgadas” por serem fontes de proteínas, peptídeos, fósforo e vitaminas A, D, B2, B12, biotina e cálcio, o consumo de leite e derivados colabora para o alcance das recomendações de ingestão diária destes nutrientes e auxilia nos benefícios citados abaixo:

 

Controle de peso

O consumo de leite e derivados como parte de uma dieta completa, variada e equilibrada. está associado à manutenção de um peso corporal saudável e à diminuição do acúmulo de gordura visceral. “É um mito atestar que leite engorda. Pesquisas recentes mostram que pessoas que consomem leite e alimentos lácteos tendem a ser mais magras do que aquelas que não os consomem”, comenta Mariana.
 

Dentes mais fortes

A concentração de cálcio e fósforo presentes no leite e derivados é benéfica para o desenvolvimento e manutenção da saúde dos dentes. A proteína mais abundante do leite, a caseína, protege a superfície do esmalte quando os dentes são expostos a alimentos muito ácidos.
 

Fortalece os ossos

Sendo fonte de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas, que são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos ossos, o consumo adequado de leite desde a infância e na vida adulta pode ajudar a tornar os ossos mais fortes e protegê-los contra doenças como a osteoporose.
 

Consumo

Segundo o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), apesar das altas nos preços do alimento, o consumo não diminuiu. Para o coordenador comercial de lácteos da Unium, Rogerio Wolf, o que acontece é uma forte queda de produção, chegando a 10% no primeiro trimestre, o mercado reagiu a queda da oferta com aumento de preços “Mesmo com o preço mais elevado, o leite é um produto essencial para a alimentação. Qualquer outro alimento que possa substituí-lo vai ser mais caro e pode não atender todas as necessidades nutricionais que o leite atende na dieta alimentar” finaliza. (Central Press)
Você pode ler mais detalhes sobre os benefícios do leite acessando o nosso site: www.conexaoruralbrasil.com.br.

 

Está chegando o dia do grande leilão
da Nelore Água Fria em Xinguara

Tradição, credibilidade, qualidade e respeito ao pecuarista. Assim podemos definir o trabalho dedicado da família Guimarães, que há mais de 25 anos promove grandes leilões no Pará.
Data: Dia 13 de agosto (sábado)
Horário: 10h[* O filtro não suporta esse formato de arquivo
“Haverá pontos de apoio nas seguintes cidades do Pará: Xinguara, Tucumã, Cruzeiro do Sul, Novo Repartimento, Anapu, Parauapebas, Pacajá, Monte Alegre e Altamira. E ainda em Araguaína, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão”, informou o diretor da Nelore Água Fria, João Guimarães Filho.
Ele disse que a expectativa do leilão no dia 13 de agosto é muito boa, devido à experiência na promoção de leilões na região. “A cada leilão promovido a gente ganha mais credibilidade e confiança junto aos pecuaristas do Pará e do Brasil”, destacou.

 

Falta menos de um mês para a XXIV Expotuc 2022

Após dois anos sem ser realizada por causa da pandemia da Covid-19 – em 2020 e 2021 – finalmente o público e os produtores rurais poderão se reencontrar na XXIV Exposição Agropecuária e Comercial de Tucuruí (PA) – EXPOTUC, de 31 de agosto a 4 de setembro de 2022.
A informação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tucuruí, Roberto Barbosa, acrescentando que dia 26 de agosto haverá o tradicional baile para a escolha da Rainha e das Princesas da EXPOTUC, com animação de Daniel do Acordeon, e dia 27 de agosto a grande cavalgada, quando milhares de cavaleiros e amazonas percorrerão as principais ruas das cidades com seus belos animais e suas traias coloridas.
O presidente do SPRT, Roberto Barbosa, destacou que a programação oficial está repleta de novidades. “Serão realizadas muitas palestras, shows, rodeios, exposição de automóveis, máquinas, implementos agrícolas e caminhões e de animais de várias espécies, além de estandes de artigos diversos, praça de alimentação, torneios leiteiros e muito mais e com uma grande expectativa de realização de grandes negócios entre os expositores”.
A grade da programação musical também já foi fechada. Confira no banner.

 

Confira os destaques do Conexão Rural deste fim de semana

Em mais uma reportagem especial sobre o Road Show para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agronegócio, realizado em Mato Grosso de 4 a 7 de julho, você verá detalhes sobre um debate a respeito de “Pecuária Sustentável” e “Crédito de Carbono”.
O Road Show foi uma realização do Sindicato Rural de Cuiabá, com a coordenação do publicitário Vicente Delgado, do portal Agronews, de Cuiabá, e do jornalista Altair Albuquerque, da Texto Comunicação de São Paulo;
Vila Palmares Sul em Parauapebas, no Pará, comemora 28 anos com uma grande cavalgada;
Teremos ainda o comentário do jornalista Antônio Reche, de São Paulo, especialista em agronegócio;
Na parte musical, teremos o talento do cantor Arnaldo César e da cantora Mariana Fagundes.

 

E não esqueça: vem aí mais um grande Megaleilão de
Touros Nelore CFM - pela primeira vez, em Campo Grande-MS

Será dia 18 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi.  Serão ofertados 500 Touros Nelore CFM – os melhores da safra 2020. Todos com CEIP, DEPs assistidas por genômica e exame andrológico.

Frete facilitado. Descontos progressivos e comissões reduzidas

Leiloeira: Central Leilões

Chame a CFM no Whatsapp: (17) 99775-3618

Saiba mais: agrocfm.com.br/megaleilao2022/
Link
Leia Também »
Comentários »