MENU

30/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 30/07/2022 às 00h00min

A BANDEIRA DO BRASIL e BEBEL

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
Aprendemos ainda no curso primário, os símbolos nacionais são o elo nacional, o Laço Nacional, o Brasão de Armas, o Hino Nacional Brasileiro e a Bandeira do Brasil, com suas cores verde, amarelo, azul e branco, com sua frase “Ordem e Progresso”.

Aprendemos que o verde representa nossas florestas, o amarelo o nosso ouro, o azul o nosso céu e o branco nosso sentimento pela paz, mas na realidade o significado não é esse.

É oriunda da Bandeira Imperial onde o verde representa a casa Imperial de Bragança de D Pedro, o amarelo a casa Imperial Austríaca de Habsburgo de D Leopoldina, nossa primeira Imperatriz, o círculo azul, com 27 estrelas brancas de cinco pontas substituiu o Brasão de Armas Imperial. Aposição das estrelas refletem o céu visto na capital Rio de Janeiro na noite de 15 de Novembro de 1889 e representam as unidades federativas, cada estrela representando um estado específico e o Distrito Federal.

O Lema “Ordem e Progresso” inspirado no lema do positivismo de Augusto Comte, “O amor por princípio, e a Ordem por base; o progresso por fim”.

Mas porque estou hoje me referindo a Bandeira Nacional e mais especificamente ao Brasil.

A resposta é Bebel Gilberto

Cantora NORTE AMERICANA, nascida em Nova Iorque em março de 1966 com pais brasileiros, João Gilberto e Miúcha, sobrinha materna de Chico Buarque, mora nos USA não sei onde.

Vou transcrever texto que recebi e considerei revestido de muita importância.

Há coisas que realmente não consigo compreender. Não entendo alguns fatos e menos ainda alguns comportamentos.

Existem atitudes que nos ferem profundamente a alma. Que nos dão medo. Aflição. Revolta. Tristeza infinita pelas atitudes de certos brasileiros (ela não é brasileira, mas foi criada em Ipanema). Filhos sem caráter dessa pátria que achincalham com suas atitudes insanas. Seus tristes exemplos. Suas maneiras que, antes de mais nada, os apequenam aos olhos do mundo. Esses são verdadeiros apátridas, e alguns se travestem de artistas.

Artistas...

Enviaram-me um vídeo a pouco, onde, durante um show nos USA, a filha do cantor João Gilberto, recebe de alguém do público a bandeira brasileira, e a seguir ela joga a bandeira no chão, a pisoteia, a arrasta pelo palco com os pés, como se fosse um trapo de limpeza e depois a chuta para o lado.

Estivesse eu, nesse show, iria lá recolher a nossa bandeira e pediria a todos os brasileiros que se retirassem do local onde essa moça medíocre se apresentava. Medíocre na voz, medíocre no talento e medíocre nas atitudes.  

Aliás quem é Bebel Gilberto?

Não sei o que se passa com as pessoas. Desde quando a bandeira de um país perdeu o seu valor como símbolo de uma Pátria? Desde quando nossa Pátria deixou de ser a nossa referência para o mundo? A nossa certeza de pertencimento a um povo, a um país? A Pátria não é o presidente. A Pátria não é uma ideologia política. A Pátria não é um substantivo abstrato.

A Pátria não é a terra de ninguém, e nem que não fosse a terra dessa BEBEL, ela jamais poderia agir como agiu.  

É revoltante!

Creio que algumas pessoas se esqueceram de que a nossa Pátria, são as nossas raízes. Pátria é a nossa língua portuguesa. Pátria são as nossas tradições mais caras. Pátria é esse território inteiro, conquistado duramente por nossos antepassados e que abriga pessoas de todas as partes do mundo que para cá vieram para construir um lar e viver em paz. Pátria é a terra da gente, que a gente ama, onde a gente trabalha, enterra os mortos, educa os filhos, planta, colhe, reza, respeita, protege, e defende com a própria vida.

Gente, o que está havendo com alguns brasileiros? Estão confundindo respeito pela pátria com ideologias passageiras? O ódio nunca foi um bom guia e nem será uma herança construtiva. Que pena dessa moça tão pobre de civilidade. Que vergonha de você Bebel. Que vergonha!

Se Presidente fosse, não permitiria a essa artista frequentasse mais o Brasil. Cassar-lhe-ia o passaporte e se tentasse entrar a prenderia e a voltava do aeroporto.

Quem escreve é uma Sra. chamada Ludmila.
Link
Leia Também »
Comentários »