MENU

30/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 30/07/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

TCU de olho!

 O Tribunal de Contas da União (TCU) vai acompanhar a implementação dos benefícios emergenciais autorizados pela  Emenda Constitucional 123/2022. No total, serão mais de R$ 40 bilhões, distribuídos para os pagamentos de sete benefícios. A fiscalização pretende garantir que a ajuda chegue aos beneficiários, além de prevenir eventuais erros, abusos e fraudes. Na sua atuação, o TCU exigirá a devida transparência, de modo a garantir o efetivo controle social, para que cada cidadão possa ajudar na fiscalização. A auditoria será pautada pela postura cooperativa, pois poderá oferecer avaliações tempestivas, que previnam riscos ao Governo Federal.  O acompanhamento foi anunciado pelo vice-presidente do Tribunal, no exercício da Presidência, ministro Bruno Dantas. “Considerando a larga experiência do TCU na fiscalização de pagamentos de benefícios, é fundamental que este Tribunal garanta à sociedade que o uso desses recursos seja transparente, eficiente e responsável”, explicou Dantas. “Consciente dos desafios para a implementação de medidas emergenciais, a atuação da Corte de Contas deverá ser pautada pela postura cooperativa, sem perder a independência exigida ao TCU enquanto guardião do bom uso de recursos públicos em benefício da sociedade”, complementou o ministro Bruno Dantas. 
 

Federal

Imperatriz tem pelo menos 10 pré-candidatos a deputado federal. Estão na disputa Clayton Noleto (PSB), Mariana Carvalho (PSC), Josivaldo JP (PTB), Ednardo Filgueiras (PT), Zé Pequeno (PDT), Alair Firmiano (MDB), Vânia do MST (PT), Danilo Lima (PROS), Rodrigo Brasmar (PP) e Sargento R. Barros (Podemos). Tem ainda o Pastor Cavalcante (PTB), que embora seja de Açailândia, tem forte atuação política em Imperatriz. 
 

Esperto

O senador Roberto Rocha (PTB) vai jogar em várias posições (ou times) na luta pela sua reeleição. Consta que ele pretende participar das convenções de três pré-candidatos a governador – de Weverton Rocha (PDT), realizada ontem; de Edivaldo Holanda Júnior (PSD), hoje; e de Lahesio Bonfim (PSC), no domingo. Quer, assim, garantir apoio da chamada “Frente Ampla de Oposição” ao grupo liderado pelo ex-governador Flávio Dino (PSB), que tem como pré-candidato o governador Carlos Brandão (PSB).
 

Olha aí!

Em eleição até vaca desconhece bezerro. Pré-candidato a governador pelo Solidariedade, o ex-secretário de Estado da Indústria e Comércio no Governo Dino, Simplício Araújo, não apoiará o ex-governador para o Senado. Durante convenção do seu partido, Simplício disse que “teremos uma chapa pura. Caso contrário, o Solidariedade não apoiará ninguém para o Senado”. 
 

Reforma Tributária

As tentativas de votar a Reforma Tributária (PEC 110/2019) no Senado no primeiro semestre não avançaram. E com a  pauta do segundo semestre comprometida pela corrida eleitoral, em outubro, a votação da Reforma ficará mesmo para 2023. Para Omar Aziz (PSD-AM), o acordo precisa ser firmado pelos novos senadores eleitos em outubro. Já o relator, Roberto Rocha (PTB-MA), teme que o texto continue encontrando resistência por beneficiar especialmente os mais pobres.
 

Números da pandemia

Boletim divulgado na tarde de ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) registra 139 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. O boletim do dia anterior registrou 32 casos. Não há leito de UTI ocupado. E apenas 1 leito clínico está ocupado. Foram registrados óbitos nas cidades de São Luís (1) e Pinheiro (1). Desde o início da pandemia já ocorreram 10.939 mortes.
Link
Leia Também »
Comentários »