MENU

28/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 28/07/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Apoio

“O Tribunal Superior Eleitoral não está só, porquanto a sociedade não tolera o negacionismo eleitoral”. A afirmação foi feita pelo presidente do TSE, ministro Edson Fachin, durante audiência com integrantes do grupo Prerrogativas, coletivo formado por advogados, juízes, juristas, professores e pesquisadores de várias áreas do Direito, que atua em defesa do Estado Democrático de Direito. Coordenado pelo advogado Marco Aurélio de Carvalho, o grupo manifestou apoio irrestrito à Justiça Eleitoral e ao sistema eletrônico de votação, bem como a convicção plena de que os resultados das eleições expressos pelas urnas eletrônicas são totalmente seguros, verdadeiros e confiáveis. Fachin enalteceu a iniciativa do grupo Prerrogativas, que se junta às mais de 100 manifestações de apoio recebidas pela JE, e deixou um chamamento ao movimento: “Vossas senhorias têm a relevante missão de contribuir para iluminar o tempo do porvir e para obstar que um grande ocaso novamente se abata sobre o Brasil”. O presidente do TSE também ressaltou que a Justiça Eleitoral, amarrada à Constituição Federal e à institucionalidade, não se fascina pelo canto das sereias do autoritarismo, não se abala às ameaças e intimidações e não vai tolerar a violência eleitoral. “A Justiça Eleitoral não medirá esforços para agir, a fim de coibir a violência como arma política e enfrentar a desinformação como prática do caos”, afirmou.
 

Ficha 

Em entrevista à TV Mirante, ontem, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), voltou a afirmar que é ficha limpa. “… Não respondo a nenhum processo e hoje tenho moral e ética para governar o nosso estado”, reafirmou o pré-candidato à reeleição. Também destacou o apoio do MDB. “Eu fiquei muito feliz com a adesão do MDB. Eles entenderam que o melhor projeto para o Maranhão é Carlos Brandão”.
 

PSTU

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) confirmou o nome do professor Hertz Dias para a disputa do Governo do Maranhão. Em 2018 o partido lançou o engenheiro civil e professor universitário Odívio Neto, que obteve apenas 11.409 votos (0,36%), ficando em último lugar. 
 

Desistência

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Roberto Rocha Júnior (PL) anunciou que desistiu da pré-candidatura de deputado federal. Ex-vereador de São Luís, ele alegou motivos que envolvem a atual conjuntura política no estado, em que seu pai, o senador Roberto Rocha (PTB), é pré-candidato à reeleição. Na verdade, Júnior sendo candidato causaria “ciúmes” entre outros candidatos a federal apoiadores de Roberto Rocha, porque certamente iria ser privilegiado na campanha. Daí, teria sido aconselhado pelo pai a desistir da disputa.
 

Buriticupu 

O ex-prefeito Antonio Marcos de Oliveira, o “Primo”, elegeu a esposa Francisca Primo deputada estadual. Ele faleceu aos 70 anos em dezembro de 2020, vítima de câncer. Depois, o ex-prefeito José Gomes Rodrigues, elegeu a esposa Betel Gomes. Agora, o atual prefeito, João Carlos, lançou o pai Chico Malta pré-candidato a deputado estadual. Malta é muito conhecido em Imperatriz, onde já foi candidato a vereador. Agora é aguardar pra ver se João Carlos vai conseguir o feito dos antecessores. 
 

Mudança de regra

Nas eleições de 2 de outubro deste ano, um terço do Senado será renovado. Serão eleitos 27 senadores, em chapas com dois suplentes cada, para defender os interesses dos estados e do Distrito Federal. Mas as regras sobre a suplência não estão pacificadas. Algumas propostas apresentadas no Senado buscam alterar a norma. Uma delas, em análise na Comissão de Constituição e Justiça, veta a indicação de parentes na chapa e reduz o número de suplentes.
Link
Leia Também »
Comentários »