MENU

27/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 27/07/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Expoama é realizada com sucesso em Marabá

Realizada com sucesso, de 20 a 24 de julho, a 34ª Exposição Agropecuária de Marabá, no sudeste do Pará. A programação oficial da Expoama começou dia 17 de julho, domingo, com uma grande cavalgada, quando dirigentes do Sindicato Rural, autoridades, e cavaleiros e amazonas percorreram as principais ruas da cidade até ao Parque de Exposições José Francisco Diamantino, localizado às margens da BR 155.
Na quarta-feira, dia 20, houve a abertura oficial da Expoama, com a presença de autoridades e dirigentes ruralistas. Na quinta-feira, dia 21, ocorreu a abertura do rodeio, sempre destaque nas feiras agropecuárias. No ritual tradicional de abertura, com a presença do presidente do Sindicato Rural, Ricardo Guimarães, houve execução do Hino Nacional Brasileiro, com a apresentação do experiente berranteiro e comentarista de rodeio, Roberto Grotto, um paulista de Araçatuba (SP), 61 anos, que mora em Imperatriz (MA) há 39 anos e há 40 anos vive no mundo do rodeio.
O vice-presidente do Sindicato Rural de Marabá, Nenê do Manelão também mostrou que toca berrante muito bem. E o garoto Felipe, de apenas 7 anos, também tocou o berrante para a alegria do público presente.
O evento contou ainda com a presença do chefe de gabinete da prefeitura de Marabá, Walmor Costa, dirigentes do sindicato rural, diretores da Companhia de Rodeio Ítalo Toddy, da rainha e das princesas da Expoama, entre outros convidados.
O presidente do Sindicato Rural, Ricardo Guimarães, agradeceu o apoio da diretoria, das autoridades governamentais, dos empresários do município, a presença do público e desejou bom rodeio a todos.
Todos os expositores ouvidos pelo programa Conexão Rural elogiaram a organização da Expoama, os leilões realizados e o público prestigiou todas as noites do rodeio.
No domingo, dia 24 de julho, último dia da Expoama, ocorreu no Tatersal Pedro Miranda de Oliveira, o Leilão de Gado Comercial do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá. Antes do início do leilão, houve doações para o Hospital do Amor, por intermédio do Instituto Esperança e Vida, de Marabá. Em seguida, houve a abertura oficial com a presença dos dirigentes do sindicato rural, autoridades e produtores rurais de vários municípios do Pará.
À noite, houve a final do rodeio e mais uma vez o público prestigiou o evento, inclusive lideranças ruralistas. Depois de muita disputa foram selecionados os cinco melhores peões do rodeio, que teve início na quinta-feira, e o resultado foi divulgado pelo experiente locutor Delcivan Moreno.
Em 5º lugar ficou Fernando Ricardo, do Tocantins; 4º lugar, Dione da Mota, de Itupiranga (PA); 3º colocado, Carlos Vinícius, de Novo Repartimento (PA); o segundo lugar ficou com Gledson Aranha, de Tucuruí (PA), E o primeiro lugar foi conquistado pelo jovem peão Sávio Monteiro, de Itupiranga, também no Pará.

 

Agradecimento

Obrigado presidente do Sindicato Rural de Marabá, Ricardo Guimarães; vice-presidente Nenê do Manelão, e Paulo Ricardo, secretário do Sindicato Rural e coordenador da Expoama, pelo total apoio para que pudéssemos fazer a cobertura desta grande feira agropecuária do sudeste do Pará.
Obrigado meus amigos Zé Mário Ferreira, da Brasil Rural – a Força do Camp; Dona Cláudia, da Disbrava Chevrolet; Seu Roque e o Thiago, da Sinacom – Sinalização e Equipamentos; César Olivi, da Petrolivi – entregamos óleo diesel onde for preciso; Hélio Moreira Júnior, da Colombo Agronegócios; Dr. Luiz Gustavo Garcia, especialista em regularização fundiária e sucessão familiar no campo; Daniel Freire, do grupo Mercúrio Alimentos, de Ananideua (PA); e ao amigo Walmor Costa, chefe de Gabinete da prefeitura municipal de Marabá.

 

Jorge e Mateus

O destaque musical da Expoama ficou por conta da dupla goiana Jorge e Mateus, que concedeu entrevista ao Conexão Rural; o cantor Léo Magalhães, e a cantora Luiza Martins, que fazia dupla com o cantor de Imperatriz, Maurílio, que morreu recentemente.
 

Conexão Rural

Além da Expoama de Marabá, o Conexão Rural do próximo fim de semana (TV Progresso Web) traz ainda o seguinte destaque:
Jornalistas e influenciadores digitais do agronegócio conhecem em Mato Grosso o programa de melhoramento de carcaça da fazenda experimental da FAMATO e uma fazenda que tem como destaque a pecuária de leite com genética girolando, do experiente pecuarista Getúlio Vilela, de 85 anos, um mineiro que mora em Mato Grosso desde 1984.

 

Road Show

O Road Show para Jornalistas e Influenciadores Digitais foi realizado de 4 a 7 de julho, em Mato Grosso, numa promoção do portal Agronews de Cuiabá, do publicitário Vicente Delegado, em parceria com a Texto Comunicação, de São Paulo, do jornalista Altair Albuquerque, com o patrocínio do Sindicato Rural de Cuiabá.
No dia 5 de julho, terça-feira, os jornalistas do agro visitaram o Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Verde. Eles foram recepcionados pelo presidente do sindicato, Alexandre Schenkel, pelo vice-presidente, Rodrigo Minuzzi e pelo prefeito do município, Alexandre Lopes.
Os dirigentes ruralistas destacaram a força do município no agronegócio e em seguida os jornalistas percorreram o Parque de Exposições, onde estava sendo realizada a Feira Agropecuária da cidade.

 

NEPI

O grupo de comunicadores do agronegócio conheceu o trabalho do Núcleo de Estudos em Pecuária Intensiva-Nepi, que adota tecnologias aplicadas para intensificar a pecuária de corte em Mato Grosso.
O Nepi, vinculado ao curso de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop, tem por objetivo a realização de pesquisas e atividades que contribuam com a intensificação da pecuária de corte.
Visando buscar soluções relevantes para uma pecuária intensiva de alta eficiência, o Nepi mantém uma parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso- FEMATO.
Entre os objetivos estão: planejar e executar pesquisas científicas; organizar atividades de extensão, realizar palestras, organizar cursos de capacitação e proporcionar treinamento técnico.
A coordenação do Nepi é do professor-doutor Eduardo Moraes e da professora e doutora Kamila Andreatta, especialistas em Nutrição e Produção de Bovinos de Corte.

 

Grupo Cinco Estrelas

Os jornalistas conheceram também o trabalho desenvolvido de semiconfinamento e pastagem desenvolvido pelo experiente pecuarista Getúlio Vilela, 85 anos, do Grupo Cinco Estrelas Agropecuária em Santo Antônio do Leverger, na região metropolitana de Cuiabá. Seu Getúlio, que chegou a Mato Grosso em 1984, e é considerado o Rei do Gado Leiteiro, com as principais doadoras da raça gir leiteira e girolando, fortalecendo cada vez mais a cadeia leiteira de Mato Grosso e do Brasil.
Na Aprosoja Mato Grosso, os jornalistas ouviram explicações do presidente da entidade, Fernando Cadore, sobre a produção do grão no estado. Ele disse que “Mato Grosso produz 40 milhões de toneladas de soja e tem hoje 12 milhões de hectares plantados”.
Na oportunidade, foi apresentado um vídeo sobre o Projeto Soja Legal.
Os jornalistas e influenciadores digitais do Agronegócio visitaram ainda a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso e foram recebidos pelo presidente da entidade Gustavo Oliveira.
Ele falou sobre a potência econômica de Mato Grosso e sobre a contribuição da indústria mato-grossense para um crescimento sustentável. Houve explicações econômicas também de dirigentes da FIEMT sobre a produção industrial de Mato Grosso com foco na sustentabilidade.

 
SOCIAL

Parabéns, dona Iraídes

Ontem, dia 26 de julho, minha mãe, Iraídes Lima Rodrigues, que mora em Imperatriz, fez aniversário. Ela completou 95 anos de idade com saúde, graças à Deus. Que ela tenha muitos e muitos anos de vida e felicidade.



 
Link
Leia Também »
Comentários »