MENU

26/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 26/07/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Disponível

Com o início das convenções partidárias a partir do dia 20 de julho e dos pedidos de registro de candidatas e candidatos, o DivulgaCandContas, sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições de 2022, já está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Acesse o endereço divulgacandcontas.tse.jus.br. A ferramenta apresenta informações detalhadas sobre candidatas e candidatos que pediram registro à JE e sobre as contas eleitorais. Qualquer pessoa pode acessar o sistema pela aba eleitor e eleições, localizada na barra superior da página do TSE, clicando, em seguida, em Eleições 2022 e DivulgaCandContas.   No sistema, é possível consultar as candidaturas por município e cargo, acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro, bem como todos os dados e bens declarados à Justiça Eleitoral. Até as 10h57 desta segunda-feira (25), o DivulgaCandContas 2022 dispunha de informações sobre oito pedidos de registro de candidatura, sendo um pedido de candidato a senador, cinco de deputados federais e dois referentes a suplentes. O sistema é abastecido de acordo com a oficialização do registro de candidaturas para o pleito marcado para 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno).
 

Convenções

Pelo calendário das Eleições 2022, as convenções partidárias podem ser realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto, no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha de candidatas e candidatos nas convenções, o prazo máximo para os partidos políticos, as federações e as coligações solicitarem o registro de candidaturas à Justiça Eleitoral é dia 15 de agosto. 
 

Endereço 

- “Brandão é um governador correto, foi um vice-governador leal. E a lealdade é uma característica fundamental para uma pessoa, porque gente que trai, gente que mente, vocês podem ter certeza, porque se traiu um hoje, vai trair outro amanhã, vai trair outro depois de amanhã e vai ser assim sempre”. Ex-governador Flávio Dino (PSB), mandando uma indireta aos senadores Weverton Rocha (PDT) e Roberto Rocha (PTB).
 

Nomes 

O MDB, que realizou na quinta-feira (21) a sua convenção, oficializou 19 candidatos a deputado federal e 29 para estadual. Entre os escolhidos para a Câmara Federal estão Roseana Sarney, Lobão Filho, Victor Mendes, Hildo Rocha, João Marcelo e Alair Firmiano. O partido tem a pretensão de eleger 4 federais e seis estaduais. Para a Assembleia Legislativa, entre os nomes há Roberto Costa, Coronel Schnneyder, Cicin, Manoel Ribeiro, Márcio Coutinho, Soliney Silva e Ricardo Arruda. Não há nenhum de Imperatriz.
 

Lei

Em agosto, na volta do recesso parlamentar, o Congresso Nacional deve analisar o veto do presidente Jair Bolsonaro à norma que revogou a Lei de Segurança Nacional e definiu crimes contra o Estado Democrático de Direito. Os trechos mais polêmicos tratam da divulgação de fake news e da repressão de movimentos pacíficos. O então líder do Congresso, o senador licenciado Eduardo Gomes (PL-TO), explicou que a votação, prevista para julho, foi adiada por acordo entre as lideranças partidárias.
 

Números da pandemia

Conforme boletim divulgado na tarde de ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), foram registrados 31 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. O boletim anterior registrou 45 casos e 1 óbito. Dos 10 leitos de UTI, apenas 1 está ocupado. E 2 leitos clínicos estão ocupados. O boletim de ontem registra um óbito na cidade de Joselândia. Desde o início da pandemia já ocorreram 10.930 mortes.
Link
Leia Também »
Comentários »