MENU

23/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 23/07/2022 às 00h00min

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE - IMPORTÂNCIA

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
Um paciente de cor negra com cerca de 60 anos tem um AVC ou AVE, acidente vascular cerebral ou encefálico, e com isso tem várias complicações que resultarão em sequelas e deficiências físicas, paralisia de membros, sem conseguir falar, sem conseguir deglutir sem conseguir se locomover etc. Isso ocorreu devido a vários fatores e principalmente pela hipertensão arterial.
 
Mas, vejamos, esse paciente teve a ocorrência dessa situação por quê?
Vário fator, primeiro tem um paciente já ficando idoso, da raça negra, que tem alta incidência de hipertensão arterial, provavelmente pode estar acima do peso ideal, devido à dieta inadequada, com certeza hipercalórica, com excesso de sal, etc. deveria estar tomando seu anti-hipertensivo e não o fez.

E por que isso? Devido à ausência da ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. (APS).
 
Esse senhor, se estivesse sendo monitorado pela APS, estaria com orientação dietética, monitorado suas condições de saúde para ficar próximo do ideal e simplesmente, tomando uma medicação anti-hipertensiva que custa centavos de Real, evitando esse quadro. Com esse AVC ficará em UTI e aí entrar na assistência previdenciária, afetar sua família por diminuição dos seus ganhos salariais para sua manutenção e de sua família e gerar uma enormidade de gastos.
 
Perceberam a importância de um cuidado básico? Vigiar o cidadão para evitar que chegue a esse ponto. Muito mais barato para a sociedade quando se vir sob a ótica dos custos o acontecido.
 
A APS é o primeiro nível de contato com o sistema responsável por levar cuidados de saúde o mais próximo possível dos lugares onde as pessoas vivem e trabalham, é uma forma de organizar o atendimento de saúde de forma a atender a maior parte das necessidades da população de uma forma regionalizada continua e sistematizada.
 
Isso é feito integrando ações preventivas e curativas no atendimento a indivíduos e comunidades.
 
Desde 1978 através da Declaração de Alma-Ata os cuidados de primária de saúde são objeto de atenção especial da Organização Mundial de Saúde como cuidados básicos essenciais e socialmente aceitáveis e cientificamente bem colocados.
 
Funciona como um filtro organizando o fluxo dos serviços de saúde dos mais simples, como vacinação, aos mais complexos.
 
Atributos básicos da atenção primária 
  1. Atenção ao Primeiro contato que deve ser percebido como facilmente acessível no tocante a sua localização geográfica e horários de funcionamento.
  2. A continuidade do atendimento deve haver uma fonte regular de atenção e a manutenção de um vínculo permanente com o serviço.
  3. Integralidade do serviço que lidem com sinais, e sintomas diagnósticos, mesmo que depois sejam direcionados a outros níveis de atenção.
  4. Organizar, coordenar e integrar os tipos de atendimentos que podem ser feitos por profissionais de outras áreas ou terceirizados com pouco diálogo entre si.
 
Equipe Mínima
 
A equipe de profissionais deve ser multiprofissional e interdisciplinar, sua composição mínima envolve um médico com formação em medicina da família e comunidade ou em clínica médica com experiência em APS, enfermeiro com formação em saúde da família ou generalista e um profissional de saúde de nível superior, no caso de incluir procedimentos, mais uma enfermeira de formação superior na área.
Outros profissionais são agregados ao time básico como psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outras que se fizerem necessárias.
 
Tudo depende da área e das condições de saúde abrangidas pela APS, por exemplo, incluindo a saúde bucal.​   
 
O município de Imperatriz tem atualmente 65 equipes de APS sendo uma na penitenciária.
 
A APS é o futuro do atendimento melhor a nossa população.

 
Link
Leia Também »
Comentários »