MENU

15/07/2022 às 22h56min - Atualizada em 15/07/2022 às 22h56min

AS AMÍGDALAS – PARA QUE SERVEM

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

  
Todo mundo, aliás, quase todo mundo já teve que enfrentar o suplício de um Benzetacyl devido a uma inflamação na garganta, a chamada amigdalite.

Além de nos obrigar a tomar o Benzetacyl doloroso e inesquecível, você pode perguntar ao paciente com 90 anos de idade que tenha tomado uma única injeção, e ele irá se recordar dizendo “aquela que dói?”.

O que são mesmo as amígdalas, para que servem e existem?

Primeiro, o nome amígdala é a nomenclatura antiga, hoje são chamadas de tonsilas palatinas, existem outras estruturas chamadas de tonsilas, a faríngea que é a adenoides e as tonsilas linguais. Todas fazem parte do nosso sistema de defesa.

As amígdalas são tecidos, linfoides que produzem as células de defesa, os linfócitos. Pela constante exposição a vírus e bactérias, funcionando como uma barreira de defesa, elas podem ficar doentes, inflamadas, resultando em dor, desconforto, dificuldade de engolir e febre.

A principal doença das amígdalas é sua inflamação, a amigdalite, que pode ser bacteriana, viral ou crônica.

A amigdalite bacteriana é a mais comum com dor dificuldade de engolir e pus nas amígdalas facilmente visíveis, o tratamento é através de antibióticos adequados, a viral é semelhante à bacteriana, mas geralmente seguida a uma gripe ou resfriado, sendo observado à ausência de secreção purulenta, somente o inchaço da garganta e dor.  A crônica são episódios constantes e repetidos de inflamação amigdaliana em curto espaço de tempo, pode ser necessário a cirurgia.

O cáseo amigdaliano!
Muitas pessoas relatam a presença de uma bolinha esbranquiçada e muito “mal-cheirosa”, são responsáveis por inflamações repetidas e mau hálito. Devido ao acúmulo de resíduos nas amígdalas, também a rinite, sinusite e a má higiene oral.

E como limpar a as amígdalas?
Geralmente é possível fazer com gargarejo de água morna e sal, uma colher de sopa em um copo de água, (nadir Figueiredo – copo de boteco) duas a três vezes ao dia. Pode-se usar o enxaguante oral, mas sem álcool, pois este causa ressecamento de mucosas. Não engolir a água do gargarejo e o enxaguante. Em poucas semanas estará livre do mau hálito.

E devem-se retirar as amígdalas?
É uma cirurgia comum principalmente no segmento pediátrico, geralmente associada à retirada de adenoides. Lembrando que essas estruturas estão estrategicamente em posição na laringe e boca para a defesa de nosso organismo as infecções bacterianas e viral.

Existem relatos que a cirurgia se associa a um risco quase triplicado de doenças do trato respiratório superior incluindo asma, gripe pneumonia e enfisema. (DPOC).

Outros especialistas criticam essa conclusão, pois será resultado de uma única região.

Que a principal indicação da cirurgia em crianças seria a obstrução nasal e a apneia obstrutiva do sono o que interfere diretamente na qualidade de vida, crescimento pondero-estatural e craniofacial, melhorando em conjunto a atividade escolar, da atividade cardiovascular e da qualidade de vida. Melhora associada de outros quadros respiratórios como a asma.

Enfim relatam que no somatório existe melhora da qualidade de vida.

Existem outras doenças ameaçadoras oriundas das amígdalas, como a febre reumática que pode fazer lesão cardíaca, com necessidade de cirurgia corretiva de defeito valvular, e o câncer das amígdalas.

O câncer das amígdalas tem como fatores principais de risco o fumo (mascar e usar como cigarros), a me conservação de dentes, o HPV (papiloma vírus) e o HIV (AIDS).

Tumores devastadores e de difícil controle
Bem, conhecer as doenças das amígdalas e ver a necessidade da cirurgia corretamente com médico especializado no problema, não é só para se ver livre do doloroso Benzetacyl, é para nosso bem-estar geral e aumento do tempo de vida.
Link
Leia Também »
Comentários »