MENU

16/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 16/07/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Diagnóstico

 As prefeituras maranhenses têm até o dia 30 desse mês para enviar os dados para o Diagnóstico Nacional de Controle Interno dos municípios brasileiros. O diagnóstico é uma iniciativa do Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci, em parceria com o Banco Mundial e apoio da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) com o objetivo de avaliar as estruturas de controle interno dos municípios do país. Para isso, estão sendo coletados dados fornecidos pelos municípios via questionário para, a partir dos resultados encontrados, oferecer um suporte personalizado aos municípios na implementação de unidades e práticas de controle interno efetivas. Até o momento, os municípios maranhenses têm tido uma participação na pesquisa muito abaixo do esperado. “Por essa razão, o TCE está fazendo um alerta, considerando que os municípios serão os principais beneficiados pelas ações decorrentes do diagnóstico, nivelando seus controles internos em um padrão bastante elevado”, destaca o Secretário Geral do TCE, Bruno Almeida. De acordo com o secretário, a expectativa é de que, na reta final do prazo, tanto o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) quanto a Federação dos Municípios Maranhenses (Famem) aumentem seu engajamento na mobilização dos municípios do estado. É importante destacar ainda que a participação na pesquisa não acarreta exposição para o participante. O teor eventualmente negativo das respostas não implica em fiscalização ou gera qualquer ônus para os gestores. Por isso, os promotores da pequisa chamam a atenção para o fato de que quanto mais verdadeiras forem as respostas mais assertivo será o plano de ações que o município receberá para melhoria do seu controle interno. 
 

Opinião

“Os mesmos que preveem a ‘recuperação de Bolsonaro’ desde 2019, sem que isso ocorra, estão prevendo-a novamente por força de benefícios temporários e limitados. Não vejo assim. Creio que ele é irrecuperável e perderá a eleição”. A afirmação é do ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), ao comentar sobre aumento do valor do Auxílio Brasil.
 

Data 

Dia 20 de julho, próxima quarta-feira, começa o prazo para a realização das convenções partidárias, quem as legendas oficializam seus candidatos majoritários e proporcionais às eleições de 2 de outubro. O último dia para convenções será 5 de agosto. No Maranhão, o primeiro partido a realizar será o PSTU, no dia 20. Tem o professor Hertz Dias como pré-candidato ao governo. Dia 27 será a vez do Solidariedade, do pré-candidato Simplício Araújo. Para o dia 29 está prevista a do PDT, do senador Weverton Rocha. Dia 30 haverá três convenções: PSC, PSD e PSB, que tem como pré-candidatos Lahesio Bonfim, Edivaldo Júnior e Carlos Brandão, respectivamente. Falta o PSOL definir a data para oficializar o nome do pré-candidato Enilton Rodrigues.
 

E...

Dia 18, segunda-feira, é a data a partir da qual, até 18 de agosto, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em outra seção ou local de votação da sua circunscrição. Também a partir desta data, até 18 de agosto, o eleitor poderá habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em trânsito, indicando o local em que pretende votar, assim como alterar ou cancelar sua habilitação, caso já o tenha requerido.
 

Novas ameaças 

A comissão criada pelo Senado para investigar as causas do aumento da criminalidade na Região Norte ouviu a antropóloga Beatriz Matos, viúva do indigenista Bruno Araújo, assassinado em junho no Vale do Javari (AM). Ela pediu que a mobilização em torno da morte do marido sirva para cobrar mais segurança na região e lamentou a falta de apoio do governo federal. Segundo Jader Marubo, liderança indígena também presente na audiência, nada foi feito para impedir novas ameaças à indigenistas e funcionários da Funai.
 

 Números da pandemia

Conforme boletim divulgado na tarde de ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), foram registrados 45 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. O boletim do dia anterior registrou 41 casos. Dos 10 leitos de UTI, 4 estão ocupados. Dos 10 leitos clínicos, 3 estão ocupados. Foram registrados no estado quatro óbitos: Pedreiras (1), Balsas (1) e São Luís (2).  
Link
Leia Também »
Comentários »